Certificada como Destino Turístico Starlight, as Aldeias de Xisto, no Centro de Portugal, conquistam mais uma etapa no segmento do turismo astronómico com a inauguração Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, na Pampilhosa da Serra. Um projeto diferenciador que cruza o turismo com a ciência, a pedagogia e a astronomia.

As 27 Aldeias de Xisto do Centro de Portugal têm um novo ativo que vem reforçar a notoriedade deste território e que está localizado, exatamente, no concelho da Pampilhosa da Serra, na Aldeia de Xisto de Fajão. Trata-se do Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão e que irá destacar, ainda mais, o estatuto das Aldeias do Xisto como um destino único no mundo para a observação e proteção do céu escuro: “Aldeias de Xisto-Destino Turístico Starlight”.

 

Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starligh

Geoscope promove o conhecimento multidisciplinar

Integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, o Geoscope de Fajão destaca-se como parte da natureza envolvente. Paralelamente, é um fator de atração turística, assim como um local privilegiado para evidenciar a relação entre o cosmos e o planeta terra.

. O QUIOSQUE – Centro da Aldeia

É um espaço de receção e acolhimento que integra conteúdos teóricos e práticos, com modelos e realidade virtual e atividades lúdico-pedagógicas. No Quiosque pode ainda consultar o calendário de eventos e observações do céu escuro, com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas, sempre sob reserva e inscrição prévia junto de operadores turísticos certificados.

. O DOME – Topo da Aldeia

O ponto de observação, situado no topo da aldeia, é uma estrutura semi-esférica em aço, uma Dome, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Um lugar de observação e conhecimento sensorial, inspirada na ideia original do cientista e arquiteto americano Richard Buckminster Fuller, este projeto foi reinterpretado pelo designer João Nunes e desenhado pelo arquiteto José Leite.

Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight

Programa de Observação:

. Canoagem Noturna – Viagem à Luz das Estrelas

Com cerca de 2km e 1h de duração, este Passeio Noturno em Canoa na Barragem de Santa Luzia é um programa de iniciação à canoagem ideal para trazer a família e os amigos e descobrir o céu escuro de Pampilhosa da Serra.

. Passeio Noturno – Viagem à Luz das Estrelas

Longe das grandes cidades, sem poluição luminosa, a Pampilhosa da Serra oferece um dos melhores locais do país para a observação do céu noturno.
Este programa leva-o a deslumbrar-se com o brilho do céu noturno numa observação conduzida pelo guia Samuel Batista, permitindo-lhe identificar constelações, planetas e galáxias. Esta experiência completa-se com uma sessão fotográfica à luz das estrelas.

Geoscope - Aldeia de Xisto de Fajão - Pampilhosa da Serra
Geoscope – Aldeia de Xisto de Fajão – Pampilhosa da Serra

SAIBA COMO VISITAR O GEOSCOPE DE FAJÃO

HORÁRIO DO QUIOSQUE
. Quarta e Quinta-Feira – 16h00 / 22h00
. Sexta e Sábado – 16h00 / 00h00
. Domingo – 14h00/18h00
Morada: Rua César Vicente da Silva, 3320 Fajão
Pampilhosa da Serra

CONTACTOS ADXTUR:
E-mail: turismo@aldeiasdoxisto.pt
Telf: (+351) 275 037 393/ Tlm: (+351) 960 101 873
Website: https://starlight.aldeiasdoxisto.pt/pt/

Geoscope - Fajão - Pampilhosa da Serra
Geoscope – Fajão – Pampilhosa da Serra

CALENDÁRIO DE EVENTOS

6 de julho – Astrofotografia com Miguel Marques:
Sessão teórica e de edição online e sessão prática no geoscope.
Preço: 80€ por pessoa.
Link para inscrições

Dia 10 e 11 de Agosto: Astrofotografia com Miguel Marques
Sessão teórica (sábado à tarde) e edição (domingo de manhã) em sala por cima do Quiosque, em Fajão. Sessão prática no Geoscope
Preço: 80€ por pessoa.

Dia 11 de Agosto: Observação de Perseiadas e da lua com o astrónomo José Matos
Informações – Mail: info@aldeiasdoxisto.pt

NOTA IMPORTANTE: Os equipamentos de observação só poderão ser utilizados em visitas e observações organizadas e não estão disponíveis para o público em geral.

Este Verão também não pode perder …

XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto

Geoscope - Aldeia de Xisto de Fajão - Pampilhosa da Serra
Geoscope – Aldeia de Xisto de Fajão – Pampilhosa da Serra

Este projeto, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto – em parceria com o Município de Pampilhosa da Serra, é uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight. 

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com 20 municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais das regiões de Coimbra, Leiria, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, além do Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto .

Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight

O Geoscope de Fajão representa um novo capítulo no território das Aldeias do Xisto, centrado no usufruto e proteção do céu noturno, promovendo oportunidades económicas e sociais e salvaguardando o património local. Para os entusiastas da astronomia e da natureza, este é um destino imperdível, onde se pode desfrutar de um espetáculo incrível ao longo de todo o ano. 

Mas, no Centro de Portugal encontra ainda outros locais para ver as estrelas …

Geoscope - Aldeia de Xisto de Fajão - Pampilhosa da Serra
Geoscope – Aldeia de Xisto de Fajão – Pampilhosa da Serra

Artigo em atualização. Agradecemos todos os contributos para: comunicacao@turismodocentro.pt