Associado às tradições académicas, o Fado de Coimbra é a música que marca o ritmo e o coração da cidade e a sua interpretação é um acontecimento solene.
Com propostas diferenciadoras, mas onde a tradição se mantém, fomos descobrir os míticos lugares onde pode ouvir Fado de Coimbra.
Símbolo maior da tradição académica em Portugal, a Universidade de Coimbra foi o estandarte da candidatura da cidade a Património Mundial da Humanidade, classificação que obteve em 2013. Mas esta distinção vai muito além da Universidade e abrange 32 edifícios divididos pela Alta da Cidade e a Rua da Sofia.
A HISTORIA DO FADO DE COIMBRA
Foi neste cenário de cidade monumento, habitada por estudantes, que nasceu o Fado de Coimbra – género musical cujos poemas invocam a saudade por uma mulher, pela cidade e pela Academia – mas foi o aclamado Augusto Hilário, autor do Fado Hilário que imortalizou, para sempre, o Fado de Coimbra.
Numa visita a Coimbra, são muitos os locais históricos onde pode ouvir a Fado de Coimbra com propostas gastronómica, à luz de velas, onde não vai ficar indiferente à carta de vinhos.

A Universidade de Coimbra é Património Mundial da Humanidade desde 2013 mas foi fundada em 1290 por D. Dinis, o Rei Lavrador que também era poeta. É a mais antiga universidade de língua portuguesa do mundo e faz parte de um grupo de quinze universidades já existentes na Europa, no final do século XIII. Durante três séculos itinerou entre Coimbra e Lisboa mas foi no reinado de D. João III, que se muda definitivamente para Coimbra instalando-se no atual Paço das Escolas em 1537.

“Coimbra dos doutores
Pra nós os teus cantores
A Fonte dos Amores és tu…”
Associado à boémia Coimbrã, diz a história que a tradição dos estudantes a cantar nas ruas de Coimbra é conhecida desde o século XVI.

Ao contrário do Fado de Lisboa, que era tradicionalmente interpretado por uma classe pouco favorecida, no Fado de Coimbra o erudito e o popular partilhavam músicas, histórias e vivências. Por essa razão, o fado de Coimbra é definido como um fado de serenata, um fado de rua, com letras e músicas não apenas de natureza popular mas também de carácter douto como testemunham os poemas, dos mais ilustres poetas que passaram pela Academia de Coimbra e tanto inspiraram letras de músicas.
Difundida e imortalizada pelas mãos de Artur Paredes e Carlos Paredes, a Guitarra Portuguesa de Coimbra – que deu origem a inúmeras teses – imprimiu uma identidade ao fado e à Canção de Coimbra. Em forma de lágrima, dizem os músicos que “ é afinada num tom abaixo” .

Com o passar dos anos, o Fado de Coimbra deu origem ao Canto e à Canção de Coimbra que, orgulhosamente, os estudantes e a cidade vão recriando sempre com profundo respeito pela essência da música, da letra e do traje.
Mantendo a tradição e com espirito académico, a cidade oferece magníficos locais para assistir a espetáculos de Guitarra de Coimbra, Fado e até Serenatas.
// ÀCAPELLA – Centro Cultural
A Casa de Fados – Centro Cultural ÀCapella está situada na antiga judiaria de Coimbra. No século IV, foi uma capela dedicada a Nossa Senhora da Vitória tendo sido construída exatamente no local da ancestral Sinagoga Medieval. Em 2004, o excelente trabalho intervenção arquitetónica valeu-lhe o Prémio de Arquitetura Diogo Castilho.
Veterana do Fado de Coimbra, oferece ao visitante uma agradável esplanada, serviço de bar e de tapas e wi-fi gratuito. Diariamente, às 21h30 recebe um espetáculo/serenata de Fado, Canção e Guitarra de Coimbra.
Rua Corpo de Deus
Largo da Vitória
3000-122 Coimbra

// Fado ao Centro
O Fado ao Centro define-se como “um projeto cultural que nasceu em Coimbra em 2010 e que resulta da enorme paixão que três músicos, antigos estudantes da Universidade de Coimbra, têm pelo Fado de Coimbra, pela cidade, pelas suas tradições, cultura e património”.
Situada no centro histórico da cidade, a Casa Fado ao Centro está aberta ao público todos os dias do ano, sem exceção. Recebe todos os que queiram conhecer, recordar e apreciar as genuínas vivências e tradições académicas em volta do Fado de Coimbra.
Os espetáculos decorrem às 18h00. Aconselha-se a reserva antecipada, pois normalmente é difícil conseguir lugar no próprio dia.
Rua do Quebra Costas, 7
3000-340 Coimbra

// Café Santa Cruz
É um dos mais emblemáticos Cafés de Portugal e um espaço de enorme simbologia na cidade de Coimbra. Localizado na Praça 8 de maio, na baixa de Coimbra, o Café-Restaurante abriu ao público em 1923 a mantém a traça manuelina original. Espaço de divulgação da cultura, aqui onde as conversas e as tertúlias são um ritual, podemos assistir à apresentação de livros e de revistas, à projeção de documentários e música ao vivo.
Largo da Praça 8 de Maio
3000 Coimbra

// Diligência Bar
Localizado na baixa da cidade, o Diligência Bar é uma referência em Coimbra, desde 1972. Símbolo maior no campo da cultura musical da cidade, este espaço já recebeu as mais importantes figuras da música nacional como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho, Carlos Lira, entre tantos outros. Recentemente reconhecido como “estabelecimento de interesse histórico e cultural”, o bar oferece um cardápio de petiscos, bons vinhos e música ao vivo, de segunda a sábado das 18h00 às 2h00.

Rua Nova, 30
3000 – 297 Coimbra
// Quebra o Galho – Casa de Fado
É uma Tasca Portuguesa com ambiente tipicamente português, genuíno e contemporâneo. Aqui, encontra uma carta de vinhos portugueses selecionados, de qualidade superior. A seleção de queijos e enchidos também é do melhor que se faz na região e em Portugal.
Com um elenco de jovens promissores fadistas residentes, as Noites de Fado decorrem de 1 de abril a 15 de novembro, todos os dias, exceto aos sábados. A reserva é obrigatória.
Rua do Quebra Costas, 12
3000 Coimbra

Coimbra, Tanto Património, Tanta Tradição!
Artigo em atualização (comunicacao@turismodocentro.pt)