A pedalar, venha connosco conhecer as melhores vias cicláveis do Centro de Portugal!

Uma das coisas que mais nos fascina é partilhar a diversidade da oferta no Centro de Portugal.

Com adaptações específicas às diferentes geografias deste vasto território, e a pensar num futuro mais sustentável, convidamo-lo, no período pós-pandemia, a descobrir um conjunto de rotas e infraestruturas cicláveis, com forte vocação turística. Quer de âmbito histórico e cultural, quer de natureza desportiva e de lazer, os circuitos cicláveis constituem um importante ativo para a valorização do Centro de Portugal.

Desafiamo-lo a conhecer, na cidade e no campo, percursos que acompanham rios. Linhas férreas desativadas, convertidas em pistas de cicloturismo. Redes de vias cicláveis e pedestres, com diversas opções de trajeto, que ligam o litoral ao interior. Rotas ao longo do Atlântico, que interligam concelhos e integram a Rede Europeia de Ciclovias conhecida por Rota da Costa Atlântica.

Numa vertente mais aventureira, convidamo-lo a percorrer trilhos de BTT nas vertentes de cross country, downhill e enduro. E num contexto de competição, propomos-lhe uma visita virtual ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, orientado para atletas de alta performance.

Vai encontrar lugares que o vão marcar para sempre!

/// Descubra os Circuitos Cicláveis nas cidades do Centro de Portugal 

O planeamento das cidades, ao longo dos últimos anos, tem vindo a permitir a inclusão das bicicletas nas deslocações para o trabalho e, simultaneamente, tem vindo a motivar a prática desportiva e a fruição dos espaços verdes, fomentando o crescimento de cidades mais sustentáveis. 

De bicicleta, a pé, a correr, de skate, ou com outro equipamento amigo do ambiente, venha explorar as cidades cicláveis no Centro de Portugal:

Ciclovia de Anadia
Ciclovia de Aveiro

Ciclovia da Murtosa
Ciclovia Ovar

Ciclovia de Viseu
Ciclovia de Coimbra
Ciclovia Mondego
Ciclovia de Cantanhede

Ciclovia da Figueira da Foz
Ciclovia da Mealhada

Ciclovia de Castelo Branco
Percurso Polis em Leiria
Percursos de Pedrógão Grande
Ciclovia de Abrantes
Ciclovia Parque da Cidade – Ourém
Ciclovia do Entroncamento

Ciclovias de Alcobaça
Ciclovia de Torres Vedras
Ciclovias de Caldas da Rainha
Ciclovia de Óbidos
Entre outras… 

/// Explore as Vilas e Aldeias de Bicicleta

No campo, explorando caminhos rurais, ou nos parques naturais, atravessando túneis e pontes, as ofertas são muitas. Inaugurada em 2011, a Ecopista do Dão foi construída no lugar da linha férrea do Dão. Ao longo do percurso, que une as cidades de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, podemos apreciar a paisagem natural da Região de Lafões.

Em Porto de Mós, o antigo caminho de ferro, principal meio de transporte do carvão das minas da Bezerra para a Central Termelétrica de Porto de Mós, foi transformado na Ecopista Ramal do Lena. Encontra-se agora remodelado, tornando-se numa moderna ecopista que permite realizar caminhadas, a pé ou de bicicleta.

O Município de Sever do Vouga implementou, igualmente, no antigo troço da linha ferroviária do Vouga, a Ecopista do Vouga. Trata-se de um circuito que acompanha o rio ao longo de 12 quilómetros. Num cenário único, este percurso atravessa cinco túneis e uma ponte centenária, desde a Foz do Rio Mau, ao Apeadeiro de Cedrim e a montante do Rio Vouga. No antigo edifício da estação de Paradela funciona um Eco Café, o serviço de aluguer de bicicletas e outras valências de apoio ao turismo ativo e ao turismo de natureza.

Situado precisamente no centro geodésico de Portugal continental, o Município de Vila de Rei possui uma pequena Ciclovia integrada numa área florestal e agrícola.

Ecovia da Ortiga – Fátima
Entre outras… 


/// Percorra as Rotas cicláveis ao longo da Costa

Encontram-se ao longo da orla costeira e oferecem como cenário o Atlântico azul, o som das gaivotas e  a rebentação das ondas contra as falésias. Para peões, ciclistas ou simplesmente andar de patins.

A Ciclovia da Estrada Atlântica começa na Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, e estende-se ao longo de 70 quilómetros, atravessando os concelhos de Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Nazaré e Caldas da Rainha. A Mata Nacional do Urso, Praia do Pedrógão, Praia de Vieira e Salir do Porto são alguns dos locais que integram esta que é uma das maiores ciclopistas de Portugal. De salientar que esta via integra a Rede Europeia de Ciclovias Rota da Costa Atlântica.

Inaugurada no ano 2000, a Ciclovia de Mira está implantada numa zona de lagos, ribeiros e caniçais. Inclui diversas pontes de madeira e passadiços em estacaria com acesso direto ao areal da praia.

Mais para cima, na Ria de Aveiro, o Projeto Bioria, pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, requalificou zonas ambientalmente degradadas e permitiu a criação de uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto direto com a Natureza.

E há muitas mais ofertas…

NaturRia – Murtosa Ciclável
Entre outros…

/// Aventure-se nas Grandes Rotas que atravessam Serras e Montanhas

Venha à descoberta da Grande Rota Pedestre das Aldeias Históricas de Portugal [GR22], que  liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal por etapas, num percurso circular de cerca de 600 quilómetros e  possui o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuído pela European Ramblers Association. Trata-se de uma certificação que destaca os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionando ao utilizador, a qualidade do seu traçado, e a sua riqueza cultural e natural.

A Grande Rota do Vale do Côa [GR45], composta por 222 quilómetros de trilho, liga a nascente à foz do Côa e pode ser percorrido nos dois sentidos. A Reserva Natural da Serra da Malcata, o Castelo do Sabugal, a Reserva da Faia Brava, e o Parque Arqueológico do Vale do Côa são apenas alguns dos destaques desta Rota que alia a natureza ao património. No nordeste de Portugal, o Rio Côa atravessa os concelhos de Sabugal, de Almeida, de Pinhel, de Figueira de Castelo Rodrigo e de Vila Nova de Foz Côa. Unidos pelo vale deste rio, os cinco concelhos dão corpo a um território único, na sua riqueza histórica, arqueológica, cultural e natural, que vale a pena descobrir. Apesar da sua exigência, percorrer a Grande Rota do Vale do Côa em BTT é um desafio! 

Ao longo de 370 Km, a Grande Rota do Zêzere [GR33] acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo.

A Ciclovia de Seia é um percurso urbano com cerca de 1 quilómetro que liga a rotunda da entrada Norte da cidade à Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia. Durante o passeio passará perto do rio Seia com vista para a encosta da Serra da Estrela. 

A Ciclovia de Almeida – Fortaleza é um percurso cíclico, com mais de 3 quilómetros, que envolve todo o perímetro da Fortaleza de Almeida.

Os Percursos “Doze Meses Doze Serras” propõem-lhe utilizar apenas mobilidade elétrica ou transportes públicos para o levar até ao sopé, para depois fazer toda a ascensão da montanha, em bicicleta.

Entre outros…

/// Venha explorar os Trilhos de BTT integrados nas Aldeias do Xisto

Nas Aldeias do Xisto, encontramos uma grande diversidade de percursos de BTT que se diferenciam pela extensão e pelo grau de dificuldade. Venha daí à descoberta…

O Centro de BTT de Gondramaz oferece 4 trilhos de downhill e freeride, devidamente marcados com sinalização específica, num total de 23 quilómetros; 

O Centro de BTT da Ferraria de São João, com altitudes entre os 800 e 900 metros, desce vertiginosamente em direção à aldeia de Alge e atravessa a aldeia de Campelo, onde existe um restaurante no viveiro de trutas; 

O Centro de BTT do Casal/Pampilhosa da Serra começa no Centro de BTT pela ciclovia seguindo a margem da barragem de Santa Luzia em direção a Unhais-o-Velho;

Centro de BTT da Gardunha. De fácil acesso a todos, este percurso tem 13,5 quilómetros de extensão e 165 metros de desnível, tendo início e fim na aldeia de Joanes, a sensivelmente 1,5 quilómetros do Parque de Campismo do Fundão, existindo estacionamento em ambas as localizações; 

O percurso do Centro de BTT da Serra do Açor segue, na fase inicial, as ruas de Coja, a Ponte Romana e Parque do Vale e prossegue ao longo do vale do Rio Alva, em direção à ponte entre o Barril de Alva e a Vila Cova de Alva;

O Centro de BTT de Sarzedas é o percurso mais fácil do centro acessível a todos os praticantes da modalidade;

O Centro de BTT da Praia Fluvial da Fróia consiste num percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Passa na Aldeia da Pena Falcão, Alvito da Beira, Cerejeira, Casal da Ribeira, Carregais, Chão do Galego, Giesteiras Cimeiras, Figueira, Vale de Urso, Proença-a-Nova, Amoreira, Casalinho, Atalaia, Pucariço, Porteleiros, Pedreira, Fróia e termina em Oliveiras; 

O Centro de BTT da Tábua é um circuito com 94,5 quilómetros com duração de nove horas e meia e com um grau de dificuldade classificado como muito difícil.

Entre outros…

/// Traga a sua bicicleta e venha conhecer outros Centros de BTT do Centro de Portugal

O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso foi o primeiro Centro de BTT do país homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Aqui, poderá desfrutar gratuitamente de uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados, com mais de 300 quilómetros, divididos em quatro níveis de dificuldade que percorrem os Concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria. Este Centro é dotado de área informativa, espaço destinado a lavagens e a pequenas reparações de bicicletas, incluindo balneários e instalações sanitárias.

O concelho de Mortágua tem um património natural com características únicas, que permite a realização da prática desportiva de todo-o-terreno, como por exemplo o BTT. Os sinuosos caminhos de terra batida e os obstáculos naturais existentes fazem as delícias dos mais aventureiros.

O Águeda Bike Park foi inaugurado a 4 de agosto de 2017, sendo o primeiro Bike Park de Portugal que engloba um conjunto de pistas de diferentes níveis, com o selo de aprovação da International Mountain Bicycling Association – Europe (IMBA Europe).

E muitos mais:
Águeda Bike Park
Centro de BTT de Miranda do Corvo

Centro de Estágio Trail Running e BTT de Vila Nova
Centro de BTT de Manteigas
Centro de BTT da Serra da Gardunha
Ciclovias de Alvaiázere
Centro de BTT de Alcanena

Entre outros… 


/// Venha Conhecer Centros de Alto Rendimento

Embalados pelos trilhos de aventura, propomos-lhe uma visita virtual ao Centro de Alto Rendimento de Anadia. Trata-se de um projeto de sucesso, de dimensão nacional, que desde 2009 assegura o apoio e suporte à deteção, formação, desenvolvimento e preparação de atletas e demais agentes desportivos ligados à alta competição, com valências especializadas e orientadas para a investigação, a qualificação e o progresso dos processos e métodos ligados ao alto rendimento desportivo, segundo padrões de nível internacional.

Fontes:
CYCLIN’PORTUGAL
CICLOVIA
INATURE

Ande de bicicleta como um campeão ao som da nossa playlist, pelo Centro de Portugal!

Mantenha o Espírito.
O Centro de Portugal continua aqui, à sua espera!

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)