No início deste ano convidamo-lo a novas resoluções. Nada melhor do que garantir no seu calendário destinos tranquilos e saudáveis, longe das multidões, pela costa ou encostas, com sapatilhas ou calçado confortável sempre à mão. Que é como quem diz… nos pés!

As Termas continuam com uma utilidade e uma contemporaneidade inquestionáveis. Ir às termas é mais do que parece. É cuidar de si e do seu bem-estar! Nos spas, inseridos em ambientes relaxantes, uma simples massagem ou o uso de óleos essenciais, são mecanismos que o poderão ajudar a combater a correria do dia a dia.
A prática de atividade física mantém a mente ativa, e é o aliado perfeito para repor toda a energia necessária para o recomeço do novo ano.

Para aliviar o stress e manter a boa forma deixamos-lhe aqui algumas sugestões, no Centro de Portugal, ao som de mais uma banda sonora, escolhida especialmente para si…

Ainda que temporariamente encerradas devido à Covid-19, as Termas do Centro de Portugal são o ponto de partida para este roteiro, quando houver segurança para tal…

Em plena Serra do Caramulo, nas Termas de Sangemil, comece por conhecer as suas origens, a sua história milenar. Inseridas num ambiente rural, encontram-se rodeadas por paisagens idílicas, entre montes e serras, onde rios e ribeiras as atravessam com as suas águas transparentes e cintilantes.

É aqui que encontra o ar mais puro da Europa! Já imaginou? Também é aqui que poderá andar, correr ou pedalar pela Ecopista do Dão, a maior do país!

Perto, descobrimos o Poço Azul e o Poço Negro cujas águas cristalinas da cascata e lagoas se encontram envoltas por terrenos graníticos. Dizem que são refúgios em construção há milhares de anos e que estão em permanente evolução. Uma coisa é certa: oferecem-nos água fresca da ribeira e o encanto selvagem de piscinas naturais.

Para quem gosta de experiênciar a natureza e exercitar o corpo num formato mais aventureiro, tem ao seu dispor na região, atividades várias tal como a escalada, o rappel e o arborismo.

Usufrua depois de todas as potencialidades da região e conheça a Ria de Aveiro, um ecossistema único em Portugal.

Únicas são também as Salinas de Aveiro, que o convidam a um banho salgado nas suas águas enriquecidas de propriedades nutritivas. Pode ainda optar por um banho nas suas lamas de argila ou simplesmente desfrutar de uma massagem ou Spa. Irrecusável, não?

Entre Ovar e Mira, escolha um dos percursos pedestres do projeto NaturRia e entre pedaladas ou caminhadas tranquilas, admire flamingos e garças brancas, pratique kitesurf ou desfrute apenas do silêncio de praias isoladas com cheiro a iodo.

Conheça também o projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade do Município de Estarreja: a BioRia, uma fabulosa rede de percursos pedestres e cicláveis.

Inseridas num complexo turístico que engloba o Parque da Curia, o Hotel das Termas, Spa & Golf e o Campo de Golf, as Termas da Curia são uma referência internacional de relaxamento, saúde e bem-estar. Para além do charme que as caracteriza, pela sua arquitetura Belle Époque, oferecem inúmeros serviços e tratamentos para toda a família.


Respire o ar puro da natureza. Respire o centro!

No coração da Serra do Bussaco, num misto de frondosos verdes e ambiente de utopia e histórias de encantar, as Termas do Luso são o local perfeito para abraçar vigor, paz e serenidade.

Entre por uma das 11 portas da Mata Nacional do Bussaco que convidam a descobrir um património natural e cultural, através de uma inebriante viagem no tempo. Aqui, caminhos plenos de misticismo promovem o equilíbrio do corpo, da mente e da alma, e convidam à contemplação de diversas aves raras e exóticas, e inúmeras espécies botânicas, por trilhos absolutamente mágicos. Percorra o Vale dos Fetos e refresque-se nas inúmeras fontes que vai encontrando pelo caminho.


Numa região abraçada pelo Mondego, que tal um pouco de adrenalina?

Ainda na Região de Coimbra, este é um dos percursos mais fantásticos do país. A descida do rio Mondego em kayak, com grau de dificuldade fácil, faz-se durante cerca de três horas e 18 ou 25 km. As paisagens? São surpreendentes e ficarão para sempre na sua memória!

No final, reponha as suas energias com um almoço regional e desfrute do resto do dia numa praia fluvial, onde atividades para todos os gostos não vão faltar.

E porque falamos em adrenalina, não nos podemos esquecer que é no Centro de Portugal que se destacam as maiores provas de ciclismo do país. Sim, leu bem! É nos Granfondos da Serra da Estrela, da Lousã, os mais afamados do país, e de Coimbra, Aveiro e Torres Vedras que os amantes desta modalidade testam o seu nível de endurance e põem à prova os seus limites competitivos. Uns pelo orgulho de finalizarem uma das mais prestigiadas provas nacionais, outros, para melhorar os seus recordes pessoais.
Este é um tema que merece grande e maior destaque, mas por agora esteja atento aos sites destas provas que, dadas as medidas de segurança adotadas, correrão certamente na perfeição!

No Litoral, pedale ou caminhe junto ao mar.

Siga pela Estrada Atlântica que atravessa o Pinhal de Leiria pela costa, num total de 62 quilómetros, entre a Praia do Osso da Baleia, reconhecida pela sua qualidade ambiental, e o Sítio da Nazaré que dispensa apresentações. Pelo caminho passe por várias praias, através de passadiços de madeira ou pela ciclovia que permite a circulação de bicicletas, trotinetas, patins e skates. Mesmo que não consiga ver imediatamente o mar, conseguirá ouvir o som das ondas a rebentar e sentir a brisa marítima a roçar-lhe docemente o rosto.

O Oeste, plantado à beira-mar, é um destino privilegiado para a saúde e o bem estar, onde se encontram as Termas da Piedade, localizadas no Your Hotel & Spa, local de refúgio e tranquilidade, com Spa e a valência das águas centenárias da Piedade.

De Torres Vedras a Santa Cruz, pela costa, até à Praia da Consolação, Cabo Carvoeiro em Peniche à Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho são diversos os passadiços que pode percorrer. Sentir-se-à rejuvenescido!

Há cenários de cortar a respiração. Este é um deles!

Num cenário montanhoso ímpar, as Termas da Ladeira de Envendos, em pleno Médio Tejo, proporcionam no seu espaço secular, um conjunto de práticas termais que lhe permite expandir a sua qualidade de vida. A sua riqueza hidromineral é reconhecida além fronteiras.

Ali, bem perto, localiza-se uma das mais afamadas Estações Náuticas do Centro de Portugal, a Barragem de Castelo do Bode, onde uma vasta oferta turística e de atividades de animação de qualidade, esperam por si.

Donas de uma beleza única e transversal, as Termas do Centro de Portugal têm a vantagem de aliar as propriedades únicas das suas águas à natureza da sua envolvência.

Em Castelo Branco, as Termas de Monfortinho inserem-se num paraíso natural, onde a natureza se apresenta no seu estado mais puro. Para além de um lugar tranquilo onde poderá repousar descansadamente, é ainda aqui, pelas águas terapêuticas da Fonte Santa, que irá recuperar energias, através de um leque de tratamentos à sua disposição.

É ainda na Beira Baixa que o convidamos a conhecer o importante património natural do Parque Natural do Tejo Internacional, e a percorrer os Passadiços do Orvalho e a Cascata Fraga de Água Alta, no concelho de Oleiros. Os passadiços estão inseridos na GeoRota do Orvalho e sugerem várias rotas à descoberta de um território com paisagens de uma beleza inigualável.

Encontre o cenário ideal para passar uns dias em perfeita comunhão com a natureza e descobrir propriedades terapêuticas de termas relaxantes. 

A Serra da Estrela apresenta características geológicas que proporcionam propriedades medicinais singulares. O Aquadome é o primeiro Mountain SPA do país e, um dos maiores da Europa como conceito integrado 100% wellness, permitindo aliar a saúde à prevenção e ao bem-estar. Fisicamente ligado ao H2otel, disponibiliza em exclusivo serviços integrados de Medical SPA, também com atividades outdoor, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.


Para além das vilas termais, aproveite para conhecer aldeias que mais parecem saídas de contos de fadas.

A pé ou de bicicleta, passeie por entre caminhos de cortar a respiração e descubra toda uma diversidade de lugares incríveis. Faça um troço da Grande Rota das Aldeias Históricas. São 12 à sua escolha: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Alivie o stress e mantenha a boa forma ao som da nossa playlist.
Para um programa à sua medida, consulte a listagem dos Agentes de Animação Turística da região.

Mantenha o espírito.
O Centro de Portugal continua aqui, à sua espera.