Ovos Moles de Aveiro

Em Aveiro, não resista a provar um dos doces mais típicos da região, os ovos moles. Com origem nos antigos conventos femininos da região, a receita dos Ovos Moles de Aveiro transpôs o convento, atravessou gerações e chegou até aos nossos dias.

 

De confeção simples, cujos ingredientes são a água, açúcar e gema de ovo cru, os ovos moles são ainda hoje confecionados de forma tradicional.

Sabor intenso e doce

Além do seu sabor intenso e doce, bem como da sua tonalidade entre o amarelo e o laranja, o que torna estes doces verdadeiramente únicos é a sua textura e, posteriormente, a forma em que são servidos, ou melhor, a forma como são dispostos. Envolvidos em hóstia com forma de conchas, buzios e peixes, homenageiam a tradição marítima de Aveiro.

 

Os Ovos Moles de Aveiro foram o primeiro produto de pastelaria em Portugal a receber a denominação IGP – Indicação Geográfica Protegida, tendo sido incluídos pela União Europeia na lista de produtos a serem distinguidos por tal título. Esta certificação, de resto, atesta a qualidade desta sobremesa, por ser confecionada de acordo com a receita original, com métodos tradicionais, que salvaguardam o conhecimento perpetuado por várias gerações.

Assim, na sua visita a Aveiro, deixe-se levar por esta doce tentação, saboreando esta especialidade numa das várias pastelarias da cidade.

 

Aproveite ainda para saber mais sobre a sua história, e inclusive aprenda a fazê-la, visitando a Oficina do Doce, uma das principais atrações de Aveiro.