Ria de Aveiro, um misto de experiências…

PASSADIÇOS DE AVEIRO

Como Chegar?

A pé ou de bicicleta, pode conhecer a Ria de Aveiro de uma forma única. Os passadiços de Aveiro fazem parte de um projeto mais vasto: a Via Ecológica Ciclável. Numa paisagem lagunar, poderá aproveitar para fazer exercício físico e observar a fauna e a flora. O troço de Aveiro inicia-se no final do Canal de S. Roque (sob a ponte da A25) e percorre uma extensão de 7,25 km (dos quais 2,8 km em passadiços), sempre ao longo da ria, através de passadiços de madeira sobrelevados, ou de caminhos em saibro, permitindo o contacto privilegiado com esta zona da ria, que se encontrava inacessível à população.

PASSADIÇOS DO GRESSO – Sanfins, Sever do Vouga

Como Chegar?

Nas proximidades de Sanfins, Sever do Vouga, encontramos os Passadiços do Rio Gresso, com cerca de 1500m de comprimento. Uma caminhada acompanhada pelo rio Gresso e entre a verdejante paisagem, pelas quedas de água e o bucólico cenário ao longo das margens do rio. Uma máquina fotográfica é imprescindível tendo em conta a biodoversidade que encontramos ao longo do percurso como a variedade incrível de diferentes cogumelos e plantas.

PASSADIÇO DA BARRINHA DE ESMORIZ

Como chegar?

Situada entre os concelhos de Espinho e Ovar, a Barrinha de Esmoriz é uma rara lagoa costeira de média dimensão, única no seu género ao longo da costa norte de Portugal. Atualmente pode passear por ela através do recentemente inaugurado Passadiço e poder apreciar não apenas a sua vegetação mas também as inúmeras aves que constituem o grupo faunístico mais representativo da Barrinha.

PASSADIÇOS DA PRAIA DA TORREIRA

Como Chegar?

Com cerca de 300m já pode passear ao largo da praia da Torreira, uma zona piscatória em Murtosa. Este é um asseio onde a tranquilidade e a serenidade abundam. Venha conhecer este passadiço com uma vista incrível sobre o oceano atlântico.

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)