Praias Oceânicas

O aroma salgado a mar, a sensação da areia nos pés e o sol a iluminar todo o azul no horizonte – no Centro de Portugal, o verão também é sinónimo de praia.

Ao longo de todo o litoral do País, a costa de Portugal cobre-se de areia dourada que é lavada todos os dias pelo mar fresco do Oceano Atlântico. Mas aqui, a praia não é só para tomar uns banhos de sol. Amantes de desportos aquáticos, ciclismo e natureza encontrarão inúmeros motivos para passar uns dias nas praias oceânicas do Centro de Portugal.

Sol, Aventura e Muito Mais

Gosta de aliar os seus dias de sol à prática de desporto? Nas suas próximas férias, escolha uma das praias animadas do Centro de Portugal.

Surfistas podem encontrar o seu maior desafio nas ondas gigantes da Praia do Norte de Nazaré. E os menos experientes podem dar os primeiros passos na Praia de Peniche, palco dos mais prestigiados surfistas do mundo.

Na Praia da Torreira, entre a Ria de Aveiro e o mar, pode escolher entre praticar surf nas ondas agitadas do mar ou passear de bicicleta pela ciclovia ao longo da praia. Já na Praia de São Martinho do Porto, em forma de concha perfeita, o que não lhe falta são motivos para entrar na água! Aqui, pode praticar o seu desporto aquático preferido como a canoagem ou vela. Os amantes de windsurf podem ainda procurar o mar calmo e ventos fortes do norte da Praia de Buarcos, onde as condições para a prática este desporto são imbatíveis.

Mas se o que procura é relaxar num cenário idílico, o que não lhe falta são praias com paisagens únicas no Centro de Portugal. A Praia da Costa Nova é conhecida pelo seu arco-íris de casas típicas coloridas às riscas brancas, vermelhas, amarelas, azuis à beira de um areal fino e acolhedor.

Já a Praia São Pedro de Moel é uma das mais charmosas praias do litoral português. E a Praia de Mira já é mais conhecida pelos seus palheiros típicos de madeira edificados pelos pescadores da zona no início do século XX.

Para uns dias passados ao ritmo da natureza, porque não viajar até ao coração da reserva natural das dunas de São Jacinto e sentir a serenidade das suas dunas à beira-mar na Praia de São Jacinto? Já a Praia da Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, é o destino ideal para um refúgio romântico longe da confusão citadina. Mais a sul, a Praia Osso da Baleia, perto de Pombal, esconde-se por entre dunas encantadas que criam um ambiente de perfeita comunhão com a natureza.

Sejam praticantes de desporto, amantes da natureza ou simplesmente apreciadores de praia, a costa do Centro de Portugal atrai veranistas de todo o País.

Do que é que está à espera? No Centro de Portugal, as praias são o seu melhor refúgio dos dias quentes de verão.