“Povos e indivíduos só têm o passado à sua disposição. É com eles que imaginam o futuro.”

EDUARDO LOURENÇO

rosto de Eduardo Lourenço






Considerado um dos mais importantes pensadores da cultura portuguesa contemporânea, Eduardo Lourenço foi dos intelectuais portugueses mais consagrado internacionalmente. Nasceu em 1923, em São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida no Distrito da Guarda, em pleno Centro de Portugal.

O seu percurso académico começou na Universidade de Coimbra onde estudou Filologia Românica e Filosofia, passou em Coimbra, França e Alemanha. Filósofo, Ensaísta, Escritor e Professor Universitário, a sua obra abrange temáticas tão diversas como a cultura, literatura, filosofia, psicanálise e história.

A sua escrita, que é uma reflexão sobre Portugal e a sua identidade, analisa o papel da cultura na construção do ser humano, refletindo sobre a relação entre Portugal e a Europa. Entre as suas principais obras estão “O Labirinto da Saudade” publicado em 1978 e o “Tempo e Poesia” publicado no ano 2000. Ao longo da sua carreira, Eduardo Lourenço recebeu diversos prémios e distinções sendo considerado um dos mais importantes intelectuais portugueses do século XX.

No âmbito do Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, que teve inicio a 23 de maio de 2023 e se prolongará até 23 de maio de 2024, estão previstos um conjunto de atividades como Conferências, Colóquios, Seminários, Exposições, Edições, Roteiros entre muitos outros eventos.


Roteiro Lourenciano – Uma volta pela Guarda com Eduardo Lourenço

A ligação de Eduardo Lourenço à Guarda começa na infância e juventude mas continua na idade adulta. Foi, exatamente, em 1999, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, que o autor na qualidade de orador, propôs a ideia da criação do Centro de Estudos Ibéricos. Hoje, no âmbito do programa de visitas guiadas promovido pelo Museu da Guarda turistas e visitantes são convidados a descobrir os lugares da cidades que pertencem às memórias e vivências de Eduardo Lourenço.

PODCAST “AQUI ENTRE NÓS…O CENTRO DE PORTUGAL”

Eduardo Lourenço_Centro Estudos Ibéricos

Saiba mais …


Roteiro Vergiliano – A Guarda escrita por Vergílio Ferreira

O Roteiro Virgiliano é um percurso temático urbano que tem como tema central o universo literário de Vergílio Ferreira e simultaneamente o ambiente em que se insere.
Parta à descoberta do centro histórico da Guarda e fique a conhecer os numerosos tesouros patrimoniais da cidade que o autor imortalizou na sua obra.

Visitas:
museu.guarda@mun-guarda.pt

Saiba mais …


Roteiro Giliano – Lugares de Augusto Gil na Guarda

O roteiro Giliano é um convite à descoberta do universo de Augusto Gil, poeta que dedicou grande parte da sua obra à cidade da Guarda.
Segundo as palavras do poeta, que valorizava a identidade da Beira interior, a cidade era uma “aldeia sertaneja” edificada “neste degrau da Estrela”.
Fiel depositário do espólio do escritor, desde 1954, o Museu da Guarda desenhou o Roteiro Giliano com o objetivo de dar a conhecer a vida do escritor que dedicou grande parte da sua obra à cidade da Guarda.

Visitas:
museu.guarda@mun-guarda.pt

Saiba mais …


Artigo em atualização!