Brindemos à vida, à saúde e à esperança.

Convidamo-lo a saborear um bom vinho sem sair de casa.

O Centro de Portugal é reconhecido como região de referência na produção de vinhos, espumantes e aguardentes – incluindo a aguardente com o selo DOC da Lourinhã, conhecida à escala internacional.

Propomos-lhe um roteiro virtual pelas cinco Regiões Vitivinícolas do Centro de Portugal, com início na Rota da Bairrada, seguindo até à região do Dão. Daqui partimos para a Rota dos Vinhos da Beira Interior, em direção à Região do Tejo e terminamos o nosso percurso na Região de Lisboa.

No Centro de Portugal, o setor vitivinícola tem vindo a mostrar a sua resiliência e a capacidade de adaptação para superar a atual conjuntura, continuando a produzir vinhos de elevada qualidade. Para manter o distanciamento social, as Caves e Adegas investiram no formato digital e no e-commerce de forma a proporcionar experiências vínicas aos visitantes. 

São essas as experiências que lhe damos a conhecer neste roteiro. Numa viagem pelas regiões vinícolas demarcadas do Centro de Portugal. Cada qual com a sua identidade. Cada vinho expressa características diferenciadoras, mas, sempre mantendo o estilo e o perfil que terão justificado a demarcação da região. O prazer de degustar um espumante, um branco ou um tinto, na Bairrada, no Dão, na Beira Interior, na Região de Lisboa ou na Região do Tejo, é sinónimo de alegria e bem-estar.

Desafiamo-lo a conhecer Vinhas, Caves, Adegas, Quintas e antigas Casas Senhoriais do século XVIII que, além do vinho, produzem queijo, azeite ou mel. Projetos que agregam vilas, proporcionando visitas a jardins de inspiração francesa que nos transportam a viagens imaginárias pelo Centro de Portugal.

E… já a pensar no desconfinamento, junte-se à  equipa do Centro de Portugal e faça um roteiro taylor made inspirado nas nossas sugestões. Aqui vai encontrar excelentes ideias de roteiros onde pode associar o enoturismo à aprendizagem de como degustar vinhos. As propostas das quintas e adegas do Centro de Portugal dão-lhe a conhecer as características singulares do vinho, passando pelas etapas de produção e reserva do vinho – a forma como foi guardada a garrafa, a saúde da rolha e a temperatura do espaço – até aprender como harmonizar vinhos com a comida.

Venha daí!

Venha conhecer a Rota dos Vinhos da Bairrada

A tradição vitivinícola da Bairrada é ancestral e os espumantes que aqui se produzem há 130 anos são a bandeira desta região. A Influência marítima, amplitude térmica e colinas suaves, até às montanhas de fronteira com o Dão, marcam a produção de vinhos e espumantes desta região. O destaque vai para os espumantes, vinhos tintos, brancos e rosados, frescos e com acidez, mas a casta rainha é a Baga. Os vinhos com Denominação de Origem Bairrada abrangem os concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, Águeda e Aveiro, Cantanhede, Coimbra e Vagos.

Venha explorar as adegas e as caves da Bairrada

Rota da Bairrada
Adega Campolargo
Adega de Cantanhede
Adega Rama
Aliança Vinhos de Portugal
Caves Messias
Caves Primavera
Caves São Domingos
Caves São João
Luis Pato
Prior Lucas vinho
Quinta das Bágeiras
Quinta do Encontro

Propostas de Roteiros

Adega Rama
Pedro Guilherme Andrade

Entre outras… 

Convidamo-lo a degustar os vinhos emblemáticos da Região do Dão

“Olhar, cheirar, provar e esperar. A descoberta de um vinho faz-se por etapas, retirando calmamente de cada momento os sinais e as sensações que estão na sua essência. Da rudeza dos solos graníticos à sensibilidade de quem selecionou os lotes, tudo se revela e se descobre numa prova.

A região demarcada do Dão foi a segunda região demarcada de vinhos do país (1908) e a primeira de vinhos não licorosos. Conhecida como a Borgonha Portuguesa, é a casa do Touriga Nacional. Os vinhos com Denominação de Origem Dão e DO Lafões abrangem as sub-regiões de Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim.

Explore as sugestões abaixo…

Paço dos Cunhas de Santar  
Adega da Quinta da Teixuga
Chão de São Francisco
Casa da Ínsua

Casa da Passarella
Quinta da Fata
Quinta do Medronheiro
Quinta dos Cedros
Quinta Madre de Água
Santar Vila Jardim
Soito Wines

Entre outras… 

Parta à descoberta da Rota dos Vinhos da Beira Interior

Os vinhos com Denominação de Origem Beira Interior abrangem as sub-regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel. A personalidade destes vinhos é fortemente marcada pelo relevo, com a altitude das vinhas a variar entre os 400 e os 750 metros, e pelo clima, dando origem a brancos frescos e aromáticos, e a tintos complexos.

Recentemente, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior inaugurou a sua loja online. Através do site Vinhos da Beira Interior, os vinhos da região chegam a todo o país. Este projeto insere-se na estratégia Rota dos Vinhos da Beira Interior, que agrega produtores locais, entidades parceiras e ainda os municípios da Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Oleiros, Trancoso, Vila Velha de Ródão e Pinhel. 

Vinhos de Belmonte
Adega 23
Adega Cooperativa de Pinhel
Adega Cooperativa do Fundão
Casas Altas – Quinta do Vale Ruivo
Casas do Côro
Cooperativa Agrícola Beira Serra
Lúcia e Américo Ferraz vinhos – Wine & Family
Rui Roboredo Madeira Vinhos
Quinta de São Tiago
Quinta dos Termos

Entre outras… 

Venha connosco descobrir os vinhos da Região do Tejo

É o Tejo que dá nome a esta região vitivinícola. É o rio, que atravessa esta região, que ajuda a definir o estilo, o perfil e a identidade dos Vinhos do Tejo, cuja casta rainha é a Fernão Pires. No Centro de Portugal, os vinhos com Denominação de Origem Tejo abrangem os concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação, Tomar, Torres Novas, Alcanena, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere.

Venha conhecer as garrafeiras ou ponto de venda de Vinhos do Tejo, que fazem entregas diretamente em casa.

Casa Agrícola Solar dos Loendros
Casal da Coelheira
Encosta da Sobral
Herdade dos Templários
Quinta Casal das Freiras
Quinta do Côro

Entre outras… 

Venha saborear as melhores colheitas dos vinhos da Região de Lisboa

É nesta região que nasce uma das mais famosas bebidas espirituosas nacionais, símbolo da Lourinhã, e uma das três únicas regiões demarcadas de aguardente vínica do mundo, ao lado das francesas Cognac e Armagnac.

A Aguardente Vínica com o selo DOC Lourinhã envelhece no escuro das caves em barricas de carvalho francês e português e chega ao mercado em séries. Pode ser adquirida em edições comemorativas, como as da Batalha do Vimeiro ou do Foral da Lourinhã.

Na Região de Lisboa as vinhas remontam à antiguidade e são conhecidos vestígios da produção de vinho desde os tempos dos Fenícios, Gregos e Romanos. No séc. XII, a Ordem de Cister, em Alcobaça, teve um papel determinante na viticultura na região de Alcobaça. Ainda hoje, o método medieval cisterciense é replicado na produção de alguns vinhos.

Aqui, além da aguardente, produzem-se brancos frescos, tintos concentrados e com longevidade, e ainda licorosos e espumantes. No território coincidente com o Centro de Portugal encontramos os vinhos com Denominação de Origem de Alenquer, Arruda, Lourinhã, Torres Vedras, Óbidos e Encostas d’Aire, que inclui a sub-região de Alcobaça e Ourém. 

Venha explorar as Adegas, Quintas e Cooperativas da região do Oeste

Adega Cooperativa da Lourinhã
Adega Mãe
Casa Agrícola Nicolau
Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa
Casa Santos Lima
Casa Romana Vini
Quinta da Almiara
Quinta da Boa Esperança
Quinta da Chocapalha

Quinta do Convento 
Quinta do Gradil
Quinta do Montalto
Quinta do Monte d’Oiro
Quinta do Rol
Quinta do Sanguinhal

Quinta dos Capuchos
Quinta de São Sebastião
Vale Zias
Museu do Vinho Alenquer

Entre outras… 

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)