O Turismo Centro de Portugal estreia uma nova rubrica, a que deu o nome de “Inspira-te”.

O objetivo é divulgar exemplos de resiliência e inovação no Centro de Portugal, características tão necessárias em tempos de pandemia e crise!

Começamos com a Quinta da Bacelada – Equestrian Tourism, Events, Hunting & Fishing, uma empresa de Turismo em Espaço Rural localizada na pacata aldeia do Rabaçal, concelho de Mêda.
A Quinta da Bacelada dispõe de uma casa senhorial do século XVII e de uma propriedade agrícola de 34 hectares, o que permite uma perfeita comunhão de um ambiente cheio de tradições e a natureza. As experiências de que pode usufruir aqui são variadas, desde o alojamento à prática equestre ou a passeios pedestres e de bicicleta.
Por ser uma empresa que aposta na sustentabilidade dos recursos e do ambiente, está certificada em turismo sustentável pela Biosphere.
É uma empresa “All One With Nature”.

Deixe-se inspirar pelo António Eurico e por toda a equipa da Quinta da Bacelada!



Continuamos com a Casa das Jardas é um espaço de turismo rural localizado perto de duas Aldeias Históricas de Portugal, Monsanto e Idanha-a-Velha.
Este empreendimento foi a concretização do sonho de criar um lugar mágico para celebrar a vida com amigos e família. A Herdade das Jardas permanece na família desde o século XIX e o legado de cuidar com toda a hospitalidade e amor quem os visita permanece intocado.
Nesta Casa pode desfrutar da tranquilidade da vida no campo, da pureza das paisagens da campina raiana e da hospitalidade das pessoas da Beira Baixa.

Deixe-se inspirar pela Mariana Menezes e por toda a equipa da Casa das Jardas!
+ Facebook Casa das Jardas


Seguimos para o concelho de Góis, mais precisamente para Vila Nova do Ceira, localidade atravessada por dois importantes cursos de água: o rio Ceira e o rio Sotão.
Adquirida pela família atual em 2004 e batizada de “A Casa do Sotam”, adotando o nome do rio que atravessa a localidade – Rio Sotam -, ou o apelido invertido da família “Matos”, a casa foi recentemente restaurada, mantendo a traça original e adaptada de forma a obter todas as comodidades e conforto necessários a um alojamento inesquecível e único para quem a visita.
A casa do Sotam ou, atualmente, “Sotam Country House”, apresenta-se no seu conjunto como um espaço que combina a rusticidade de uma casa de campo com a funcionalidade e o conforto de uma casa moderna, integrada num ambiente calmo e acompanhada por deslumbrantes vistas das montanhas que a rodeiam.

Deixe-se inspirar pelo João Matos e por toda a equipa da Sotam Country House!
+ Facebook


Estamos agora na Quintinha da Eira é um Turismo Rural – Casa de Campo, localizada em Charruada – Torres Novas, perto de Tomar e Fátima.
Aqui, consegue reviver práticas, valores e tradições culturais, ao mesmo tempo que pratica atividades que são o encanto dos mais pequenos e graúdos. Procurada por grupos de amigos e famílias, a casa tem todas as condições para poder preparar as suas refeições num ambiente familiar. Um dos encantos da Quintinha da Eira é a beleza da natureza que a rodeia – assim como um pequeno-almoço de realeza!
Deixe-se inspirar pela Susana Pouseiro e por toda a equipa da Quintinha da Eira!




Sem parar, seguimos agora até à Vougaldeias, um empreendimento turístico em Couto de Esteves, Sever do Vouga, com certificação Biosphere – que garante o equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Com duas casas, a Casa da Tulha e as Casas da Seara, aqui poderá disfrutar de momentos únicos de tranquilidade e harmonia com a natureza, enquanto descobre os encantos da região.
Deixe-se inspirar pela Patrícia Cardoso e por toda a equipa da Vougaldeias!
+ Facebook


E já estamos nos territórios do Grande Vale do Côa!
A Rewilding Portugal é uma associação privada sem fins lucrativos que se dedica à proteção da natureza nos territórios do Grande Vale do Côa.
A promoção e o apoio ao desenvolvimento do turismo de natureza e conservação é uma das apostas da Rewilding Portugal. Para isso, a associação criou recentemente uma rede de negócios, a “Rede Côa Selvagem”, que promove sinergias entre os membros, facilita a criação de pacotes turísticos e promove a região do Grande Vale do Côa.
Deixe-se inspirar pelo Pedro Prata e por toda a equipa da Rewilding Portugal!
+ Facebook




Mergulhamos agora no concelho da Marinha Grande!

A Murillo’s Surf & Bodyboard Academy está sediada em São Pedro de Moel, uma bela e mística praia rodeada por uma floresta de pinheiros-reais, com praias selvagens e desertas e dezenas de ondas solitárias à espera de quem queira experimentar a atividade do surf.

A academia surgiu por iniciativa de Murillo Bastos André. Surfista desde os 11 anos, tornou-se um instrutor certificado da modalidade e fundou a sua própria academia em 2006.

Apanhe esta onda e deixe-se inspirar pelo Murillo Bastos André e por toda a equipa da Murillo’s Academy!
+ Facebook


Convidamo-lo agora a conhecer um pouco melhor a história da região de Alcobaça, bem como toda a riqueza da cultura cisterciense através da arquitetura, decoração e design do Real Abadia Congress & Spa Hotel que se inspirou na tranquilidade, luminosidade e criatividade que caracterizam os Monges de Alcobaça.

Os serviços, também eles temáticos, recuperam as tradições, práticas e engenhos desta ordem religiosa, pautando-se pelo elevado padrão qualitativo.

Também os espaços físicos e os ambientes do hotel foram meticulosamente pensados atendendo às necessidades individuais quer dos hóspedes quer das empresas, com garantias de resposta para pessoas com deficiência.

O espaço natural exterior carateriza-se por uma imensidão verdejante serpenteada por percursos repletos de espécies arbóreas autóctones. Desta pequena encruzilhada destaca-se a horta biológica, o pomar ou o jardim de cheiros, para além de um espaço Zen.

Deixe-se inspirar pela Rita Leão e por toda a equipa do Real Abadia Congress & Spa Hotel!
+ Facebook



Seguimos para a Serra da Lousã, mais precisamente para a Aldeia do Xisto do Talasnal, onde Joaquim Lourenço criou a empresa e marca “Talasnal Montanhas de Amor”.

O projeto inclui sete casas do xisto recuperadas para turismo rural e uma taberna para experiências gastronómicas. Joaquim Lourenço aproveitou a fase de pandemia para fazer novos investimentos na aldeia e em breve estarão disponíveis mais cinco casas.

Passar alguns dias no “Talasnal Montanhas de Amor” é uma experiência única. Rodeada pela magnífica Serra da Lousã, inserida no meio da natureza, a Aldeia do Xisto do Talasnal é sinónimo de tranquilidade e de beleza em estado puro.

Deixe-se inspirar pelo Joaquim Lourenço e por toda a equipa do “Talasnal Montanhas de Amor”!
+ Facebook



A rubrica “Inspira-te” tem o objetivo de divulgar exemplos de resiliência e inovação no Centro de Portugal, características tão necessárias em tempos de pandemia e crise!


É proprietário de um empreendimento turístico? É profissional da área da restauração, agente de viagens ou agente de animação turística? Caso queira partilhar o seu testemunho, envie-nos o seu vídeo para: comunicacao@turismodocentro.pt. Teremos todo o gosto em analisá-lo para eventual e posterior partilha no site e redes sociais do Turismo Centro de Portugal!