O lado mais verde e puro das Serras e Matas do Centro de Portugal


Visitar o centro de Portugal é sinónimo de entrar numa zona de sonho verdejante, que nos transporta para o que de melhor a natureza nos oferece. As florestas, matas e serras proporcionam ao visitante a entrada num mundo onde tudo é verde, calmo e bonito. O centro de Portugal é a região portuguesa onde poderá descobrir algumas das florestas e matas mais extensas e importantes do país.

Exemplos como o Pinhal de Leiria, zonas que casam na perfeição a história com a natureza como é o caso da Serra de Sicó ou ainda a mata do Buçaco, uma das matas com mais variedade de espécies naturais da Europa, são algumas das paragens obrigatórias para quem quer entrar num mundo à parte e encantador.

O sonho mágico da mata do Buçaco

A mata do Buçaco é delimitada na maior parte da sua extensão por muros construídos pela ordem dos Carmelitas Descalços. Esta área protegida guarda nela uma serenidade comparável com muito poucos outros lugares. Esta história e legado com mais de 350 anos combina na perfeição com a variedade e diversidade de espécies naturais presentes na mata do Buçaco. Nos seus mais de 100 hectares, poderá deixar-se levar pela beleza de uma maiores concentrações de árvores e arbustos.

Para além de uma viagem à beleza vegetal e animal, poderá também deixar-se encantar com os lagos aí presentes – sobretudo na zona de Vale dos Fetos – que ajudam a desenhar um cenário de sonho.

Pinhal do Rei: a representação da história de Portugal

É na zona centro que podemos visitar o chamado Pinhal do Rei ou Pinhal de Leiria. Este pinhal que foi durante largos anos uma das florestas mais importantes e vastas do país, é a justificação para que o rei D.Dinis (1261-1325) seja apelidado na história de Portugal como “Rei Lavrador”, visto que foi um dos maiores impulsionadores da florestação deste pinhal.

Hoje, apesar de ter sofrido com a devastação e incêndios, o Pinhal de Leiria continua a ter muita importância para o país, sendo uma zona livre de passeio no qual é possível observar diversas espécies de aves. A ribeira de Moel passa pelo pinhal, o que faz com que seja um local muito procurado para piqueniques e atividades de lazer.

Consuma sem moderação a magia da Natureza da zona centro

Durante a sua viagem ao centro de Portugal e ao coração da natureza, não deixe de aproveitar para visitar também as terras de Sicó e a Serra do Caramulo. Nas terras de Sicó poderá viajar entre a história do Império Romano e vislumbrar paisagens lindíssimas que conjugam na perfeição os rios Nabão e Soure com o verde da natureza.

A Serra do Caramulo é uma das regiões mais puras e com o ar mais limpo de Portugal, então aproveite para absorver, a cada passo dado, o melhor que a natureza portuguesa tem para lhe oferecer. Cascatas, cursos de água e paisagens de cortar a respiração, esta serra vai reconciliar o seu eu com o lado mais profundo e gratificante da natureza.

Não resista a este convite e embrenhe-se nas maravilhas naturais do Centro de Portugal.