Da beleza das paisagens envolventes, às propriedades terapêuticas das águas minerais, passando aos programas wellness, o Centro de Portugal é um convite a uma viagem de sensações, aromas, e bem-estar.

Descubra os melhores locais para revitalizar o corpo e a mente, com aguas termais que vão ao encontro das suas necessidades.

De tradição milenar, as qualidades terapêuticas das águas termais eram já conhecidas pelas antigas civilizações enquanto elemento de cura física e psicológico. Diz a história que o estudo da água, como agente terapêutico, teve início no ano 2 400 a. c.

Na Odisseia, de Homero, Ulisses já fazia referência às vantagens dos banhos termais. Mas foi Hipócritas – médico da Grécia Antiga e que ficou reconhecido como “pai” da medicina moderna – que notabilizou a hidroterapia como um método terapêutico da maior relevância, cerca de 500 a.c.

Na antiga Roma, as termas públicas faziam parte integrante das cidades do Império aliando a componente curativa ao lazer e bem-estar. Os Romanos davam particular importância ao cenário onde as termas eram construídas e os banhos públicos, como eram designados, já incluíam piscinas, banhos, estufas e salas de massagens.

Balneário Romano – São Pedro do Sul

De acordo com a história, graças à realeza o termalismo voltou a ter um novo incremento no século XIX onde as termas funcionavam como espaço de lazer e encontro social. Mais recentemente, no século XX, e com as devidas adaptações, nasce o turismo de saúde e bem-estar que se assume como importante fator de desenvolvimento local das regiões.

Nas Termas do Centro de Portugal as melhores sugestões de termas com a informação completa sobre a origem e as características das águas e as indicações terapêuticas. Encontra, igualmente, uma a oferta de SPAs termais com propostas que vão desde massagens relaxantes, banhos subaquáticos até oferta de programas de beleza.

Aliviar o stress e manter a boa forma

Para descansar e renovar energias as Termas continuam com uma utilidade e uma contemporaneidade inquestionáveis. Ir às termas é mais do que parece. É cuidar de si e do seu bem-estar! Nos spas, inseridos em ambientes relaxantes, uma simples massagem ou o uso de óleos essenciais, são mecanismos que o poderão ajudar a combater a correria do dia-a-dia, a aliviar o stress e manter a boa forma.

A pensar nos feriados de junho, as Termas de São Pedro do Sul, convidam a momentos de bem-estar e lazer. Encontram-se num local privilegiado pela natureza. Rodeada pela Serra da Arada, pelo Monte de S. Macário e pela Serra da Freita oferecem uma beleza natural só superada pelo e o ar puro existente. Abertas durante todo o ano, fazem parte da oferta desta unidade, dois balneários termais – o clássico Balneário Rainha D. Amélia e o amplo Balneário D. Afonso Henriques, ambos modernamente equipados e com uma equipa técnica qualificada.

O balneário D. Afonso Henriques, recentemente requalificado, é destinado à fisioterapia e ao termalismo de saúde, que exigem uma estadia mínima de 14 a 21 dias. Já o balneário Rainha D. Amélia, para além dos tratamentos clássicos, contempla também programas na área do bem-estar, que podem ser experimentados num único fim de semana.

Continue esta fantástica viagem nas Termas de Sangemil, junto a uma verdadeira arca de tesouros naturais que lhe oferece o ar mais puro da Europa. 

Mas nas Termas da Região de Viseu Dão Lafões há muito mais para conhecer!

Ainda e muito mais…

No concelho de Idanha-a-Nova as Termas de Monfortinho revelam-se aos seus olhos como um lugar quase perfeito. Idealizado para ser um refúgio de bem-estar, repouso e tranquilidade, estas termas estão envolvidas num cenário moldado pela Serra de Penha da Garcia e o Rio Erges. Os programas e tratamentos termais à sua disposição beneficiam das ancestrais virtudes terapêuticas das águas da Fonte Santa que o ajudarão a recuperar o equilíbrio físico e psíquico.

Nas Termas do Luso, sinta o poder da água! As suas instalações diferenciadoras, rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Buçaco com a sua arborização secular e a oferta hoteleira acolhedora, permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre corpo, mente e alma

E na Curia? O Hotel da Curia e as suas termas permitem momentos de repouso e de lazer, bem como longos e saudáveis passeios ao ar livre, em contacto com a natureza.

No concelho de Alcobaça, as Termas da Piedade, situam-se no Your Hotel e Spa Alcobaça, uma unidade hoteleira localizada nas imediações da cidade histórica de Alcobaça. É um local de refúgio e tranquilidade, agora com Spa com valência Termal através das águas Centenárias da Piedade.

A Rede Termas Centro total integra 20 estâncias termais no Centro de Portugal: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.

Quer saber mais sobre outras Termas do Centro de Portugal? São tantas!
Venha descobri-las connosco!

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)