Páscoa Feliz no Centro de Portugal!

. COVILHÃ

TRADIÇÕES PASCAIS NA COVILHÃ
Sendo a Páscoa um tempo de partilha, renovação e esperança, em todo o concelho da Covilhã há tradições seculares que marcam esta época.
As ancestrais procissões quaresmais organizadas pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, desde inícios do século XVII, são as que maior peso e importância têm para a população.
Destaca-se a Procissão do Senhor dos Passos, que se realizará dia 17 de março, pelas 15h00, e a Procissão do Enterro do Senhor, que se realizará na Sexta Feira Santa (29 de março), pelas 21h00.
No dia 23 de março, pelas 18h00, terá lugar a Missa de Ramos na Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.
Já no dia 28, Quinta Feira Santa, pelas 21h30, acontecerão os Cantos da Quaresma: a Encomendação das Almas (Grande Roda – Associação Cultural e Desportiva e Atividades de Lazer) e o Canto dos Martírios (Associação Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio).

Exposições
O Museu de Arte Sacra com traça arquitetónica do inicio do séc. XX representa a tradição portuguesa da época.
Com uma área de exposição de 850mé possível encontrar coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espolio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. De salientar ainda, na exposição, peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.
Entre os dias 17 de fevereiro e 31 de março, período da Quaresma, o Museu de Arte Sacra da Covilhã recebe Santiago Belacqua, com uma exposição intitulada “…e o Seu Reino não terá fim”.
O artista apresenta óleos sobre tela, de grandes dimensões, e execuções sobre gesso. Entre os temas escolhidos sobressaem as representações de Nossa Senhora da Piedade amparando o Filho morto.
Santiago Belacqua tornou-se conhecido por, em 2013, ter sido convidado a criar duas peças para o Papa Francisco. As peças foram entregues e a obra ganhou uma outra dimensão, sendo o único artista português convidado a expor no Vaticano. Colaborou e realizou muitas exposições em Portugal e no estrangeiro. Atualmente é o comissário da Bienal de Lisboa- Arte Cristã.
“O Santo da minha aldeia” – No mês em que assinala a festa litúrgica de São José de Nazaré, pai adotivo de Jesus, o Museu apresenta um conjunto proveniente da Igreja Paroquial de Unhais da Serra, contendo as belas imagens de São José ensinando o oficio de carpintaria a Jesus e Maria, costurando ao mesmo tempo que observa enternecido toda a cena.
Este conjunto, em madeira policromada repleto de coloquialidade e movimento caracteriza-se pela representação de uma cena dominada pelo informalismo onde sobressai a harmonia íntima de uma relação familiar. Os valores do trabalho e da educação encontram-se ali igualmente presentes através do ensino do ofício do carpinteiro.

SAIBA MAIS...

. FORNOS DE ALGODRES

SEMANA SANTA EM FORNOS DE ALGODRES
No concelho de Fornos de Algodres a tradição Pascal abre as suas portas com o Domingo de Lázaro (domingo antecedente ao Domingo de Ramos) em que se realiza a Procissão do Senhor dos Passos.
No domingo de Ramos realiza-se a bênção dos Ramos antes da Eucaristia e segue-se em procissão para a igreja. Os ramos, depois de abençoados, são dispostos em forma de cruz e colocados nas fazendas ou casas como forma de proteção das trovoadas.
A Semana Santa começa na quinta-feira Santa à noite, em que se recria na igreja o Lava-pés.
Na sexta-feira Santa (feriado) realiza-se na igreja a cerimónia do enterro do Senhor, seguida de procissão e neste dia realiza-se o jejum de carne.
No domingo de Páscoa realiza-se a procissão e a Eucaristia da ressurreição de Jesus e no período da tarde segue-se a visita Pascal.

SAIBA MAIS…

. FUNDÃO

TRADIÇÕES DA QUARESMA NO FUNDÃO
 Até 31 de março o Município do Fundão promove as tradições da Quaresma e a Semana Santa com a Quadragésima – Tradições da Quaresma, um dos mais importantes eventos culturais do concelho, que reúne diversas linguagens artísticas ao calendário religioso que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Quadragésima é um ciclo de turismo religioso, dedicado às artes, à música e às tradições do sagrado. Este evento fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território, tanto nas formas populares (festas, procissões e representações sacras), como nas formas mais eruditas (dramas litúrgicos, sermões medievais, antigas orações).
E não se esqueça! O Fundão convida a passeios deslumbrantes De visitas guiadas virtuais a iniciativas presenciais ao ar livre, não faltam atividades para celebrar as cerejeiras em flor.

SAIBA MAIS…

. GUARDA

De 16 a 30 de março
Encomendação das Almas, Teatro Religioso e Percurso das Alminhas são destaques da Semana Santa na Guarda

Cultura e Religião são destaque na Semana Santa da Guarda. O Município volta a promover, entre 16 a 30 de março, em parceria com várias entidades, a Semana Santa – Cultura e Fé com atividades na cidade, mas também por várias localidades do concelho como Pêra do Moço, Pousade, Vale de Estrela, Benespera, Famalicão da Serra, Gonçalo, Carvalhal Meão, Vila Fernando ou Castanheira. Um evento religioso que assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por várias atividades num momento de exaltação do património material e imaterial que carateriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa.
De 22 a 30 de março, Pousade recebe a Residência Artística orientada por Sofia Portugal, com o Coro Teatro Religioso.
No dia 23 de março, sábado, a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) promove, com o apoio do Município da Guarda, o Percurso das Alminhas. A atividade inicia-se às 9h00 na Menoita, e conta com uma visita ao património local e identificação de alminhas sendo o percurso acompanhado pela AJTG, pela Junta de Freguesia e pelo arqueólogo, Tiago Ramos. A iniciativa termina na Menoita com Jogos Tradicionais seguidos de almoço, e ás 14h00 de uma Oficina de execução de ramos (Véspera de Domingo de Ramos). Este percurso circular, de cerca de 10 km, passará por várias localidades da Freguesia de Pêra do Moço: Menoita, Rapoula, Pêra do Moço e Verdugal.
As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas AQUI.

Ainda nesse dia, na Catedral da Guarda, às 16h00, o Conservatório de Música de São José realiza o Concerto de Páscoa. E às 21h00, em Pêra do Moço cumpre-se o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas. Um rito do período quaresmal que leva um grupo de pessoas à rua durante a noite, normalmente num lugar de elevação, para fazerem orações pelas almas dos que já partiram. A iniciativa contará com a participação dos Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares “A Mensagem”, Marmeleiro e Castanheira. Estes Grupos, tem participado nos últimos anos em várias manifestações populares de caráter religioso com o intuito de preservar e vivenciar tradições do sagrado. Também em Pêra do Moço, na igreja Matriz da freguesia, realiza-se às 22h30 o Concerto de Páscoa, pelo grupo italiano “D’Altro Canto Duo”. O grupo é composto por Elida Bellon e Giulia Prete e o único instrumento é a voz. As cantoras aliam o canto e a dança na tradição popular.
No Domingo de Ramos, 24 de março, às 17h00, o duo italiano volta a atuar na Igreja de S. Miguel, na Guarda.
Já dia 27 de março, a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto de Páscoa, “Monte das Oliveiras”, por Cardo Roxo. Um ensemble dirigido por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, que apresentam o quarto disco inteiramente dedicado à música religiosa tradicional portuguesa.
Na noite de sábado de aleluia, 30 março, às 21h30, Pousade recebe o Teatro Religioso “Eis, Pôncio Pilatos!”. O espetáculo terá a direção artística de Daniel Rocha e é uma representação de índole comunitária que pretende respeitar a tradição centenária de teatro religioso e popular de Pousade, e é um coprodução do Grupo Desportivo e Cultural Pousadense e o Teatro Municipal da Guarda.

O programa da Semana Santa Cultura e fé engloba também as iniciativas religiosas que decorrem no concelho. De 16 a 29 março (ver programa completo em anexo) decorrerá em várias localidades do concelho e na cidade a Via Sacra. Iniciativa que recria o trajeto de Cristo até ao Calvário. E no dia 23 de março na Freguesia da Ramela, às 14h30, realiza-se a Festa de Nossa Senhora da Teixeira, em Aldeia Nova.
A Sé da Guarda recebe, durante o dia 28 de março, quinta-feira santa, a Missa Crismal e Bênção dos Óleos, às 10h30 e Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Lava-pés, às 19h00. Ainda nesse dia, pelas 21h00, decorrerá uma Visita e Adoração na Igreja de São Vicente, Sé da Guarda, Igreja da Misericórdia e Igreja de São Miguel.
Na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, a Sé da Guarda será palco para a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração à Cruz, pelas 17h00. E à noite, pelas 21h30, terá lugar na Igreja da Misericórdia, o Enterro do Senhor.

O programa de celebração religiosa termina no Sábado de Aleluia, dia 30 de março, na Sé, e em S. Miguel, na Guarda, com a Vigília Pascal, às 21h30.

A iniciativa Semana Santa, Cultura e Fé é promovida pelo Município da Guarda em parceria com a Diocese da Guarda e com a Santa Casa da Misericórdia.

Consulte o programa AQUI.

SAIBA MAIS…

TRADIÇÕES RELIGIOSAS DA PÁSCOA NA GUARDA
As cerimónias religiosas de Páscoa iniciam-se com a Procissão do Enterro do Senhor, uma das tradições seculares com maior impacto para a comunidade cristã. Trata-se de uma procissão noturna realizada anualmente em muitas freguesias, na Sexta-Feira Santa. A procissão é organizada pelas entidades religiosas locais, que neste dia se vestem de luto e recriam a Paixão e Morte de Cristo.
Nos Passos, existentes no centro da cidade da Guarda, exibem imagens que pretendem recriar cada uma das estações da Via Sacra. A contrastar com este pesar, no Domingo de Páscoa celebra-se a Ressurreição de Cristo

RITUAIS: ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS
A Encomendação das Almas é uma celebração associada ao culto dos mortos, e que em tempos se fazia na maioria das aldeias beirãs. No concelho há algumas associações e grupos de cantares que tentam preservar este culto, cuja sua origem se perde no tempo.
Desafiados pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara da Guarda, pequenos grupos de pessoas de algumas aldeias do concelho recuperaram este ritual que estava em risco de se perder.
Em tempo de Quaresma, cada ano numa aldeia diferente, faz-se silêncio para escutar as rezas a aqueles que já partiram. Homens e mulheres com vestes negras e olhares carregados percorrem as ruas das aldeias entoando versos que, a distintas vozes e em ritmo afinado, a que se misturam um tom triste e sinistro, dão vida às sonoridades de uma melodia que aprenderam com os antepassados.
Depois do percurso pelas ruas das aldeias, o grupo posiciona-se num lugar estratégico e agrupado num pequeno círculo para finalizar este ritual de Quaresma.

. GOUVEIA

Gouveia cumpre mais um ano a tradição e promove, no dia 16 de março21h00 horas, na Igreja de Lagarinhos, mais um Encontro de Cantadores de Almas.
O Cantar das Almas ou Encomendação das Almas é uma tradição cristãpraticada durante a Quaresma por um grupo de pessoas, normalmente vestidas de negro, que percorrem as ruas das freguesias já em hora tardia.
Este ano, o Encontro de Cantadores de Almas conta com a participação dos grupos de FolgosinhoS. RomãoLoriga e Vila Cova à Coelheira.

SAIBA MAIS…

. PINHEL

SEMANA SANTA EM PINHEL

Em Pinhel são muitas as Tradições e Manifestações de Fé associadas à Quaresma e à Páscoa

. A Quaresma, em latim, quadragesima dies (quadragésimo dia), é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado, entre outras, pela Igreja Católica. Associado a este período surgem múltiplas vivências, tradições e manifestações de fé, diferentes consoante a região, os concelhos e até mesmo diferentes de aldeia para aldeia, no mesmo concelho. (…)
. O Cantar o Terço (comum a várias aldeias, durante o período da Quaresma)
. A Amentação ou Encomendação das Almas (comum a várias aldeias, durante o período da Quaresma, habitualmente cantado nos pontos mais altos das aldeias, pedindo proteção para as almas dos entes queridos)
. A Função em Honra do Senhor dos Passos (apenas na localidade de Atalaia, com destaque para a Procissão do Senhor dos Passos, domingo de Ramos)
. As Alvíssaras (comum a várias aldeias, com destaque para o Lamegal, cantado no sábado de Aleluia, por volta da meia noite, a anunciar a ressurreição de Cristo)
. A Visita Pascal (comum a várias aldeias, com destaque para Alverca da Beira, dia de Páscoa ou segunda-feira de Páscoa)
. A Encenação da Via-Sacra (Sexta-feira Santa, ruas de Pinhel e centro histórico – resulta de uma parceria entre a Paróquia de Pinhel e o Município de Pinhel)

Sexta-feira Santa | 29 de março | 21h30
Da Via-Sacra à Via-Lucis
A Tua morte, a minha VidaEncenação da morte e enterro do Senhor

No âmbito da Semana Santa e das celebrações Pascais, a Cidade Falcão volta a ser palco da Encenação da Morte e Enterro do Senhor, uma iniciativa organizada pela Paróquia de Pinhel, com o apoio do Município de Pinhel. Vai ser na noite de Sexta-feira Santa, dia 29 de março, com início pelas 21h30.

A encenação deste ano, que tem início junto às Torres do Castelo e vai percorrer algumas ruas da zona histórica até chegar ao largo da Igreja de S. Luís, pretende representar não só a Morte, como também o Enterro do Senhor.
O texto e a cenografia, da autoria do Pe. Jorge Castela, Pároco de Pinhel, partindo de passagens bíblicas, tencionam colocar em cena as diversas reações que, supostamente, houve perante a morte de Jesus, fazendo uma reflexão/meditação com personagens como Maria, mãe de Jesus, os apóstolos, José de Arimateia e as mulheres, as autoridades civis, religiosas e militares do tempo.
A organização conta ainda com a participação de algumas instituições e artistas da comunidade.
Espera-se que possa ser um momento privilegiado de meditação e oração, bem como o preservar de uma manifestação de Tradição e Cultura que tem passado de geração em geração e que se mantém bem viva no concelho de Pinhel.

Organização: Paróquia de Pinhel | Apoio: Município de Pinhel

SAIBA MAIS….

. SABUGAL

ENCENAÇÃO DA VIDA E PAIXÃO DE CRISTO (Realização do evento em 2024 e respetivas datas a aguardar confirmação)
A encenação da Vida e Paixão de Cristo’, que decorre em Vilar Maior, no dia 7 de abril, Sexta-Feira Santa, a partir das 21 horas. A representação cénica da Vida e da Paixão de Cristo, que terá uma duração aproximada de três horas, conta com a participação de voluntários da comunidade, nos papéis de atores e de figurantes, e realiza-se pelas ruas de Vilar Maior, num percurso que inicia junto à Capela de São Sebastião e culmina na envolvente do Castelo.
Esta iniciativa é promovida pela Associação Muralhas de Vilar Maior, com o apoio do Município do Sabugal e da União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos, em estreita colaboração com a comunidade local.

Descarregue “As tradições da Quaresma no concelho do Sabugal”, Por Armando Matos


. SEIA

TRADIÇÕES PASCAIS NO CONCELHO DE SEIA

Em Loriga
Amenta das Almas – Na Vila de Loriga durante o período da Quaresma nas noites de sábado para domingo, por volta das 2 horas da madrugada, faz-se a Amenta das Almas.
Seis corajosos homens enfrentam a escuridão e os mistérios da noite e encontram-se no adro da igreja, é aí que cada um ocupa a sua posição em cinco “pontos” da Vila. No centro fica a torre da Igreja onde está o último homem formando-se, assim, uma estrela. O som que ecoa pelas ruas da Vila é memorável. 

SAIBA MAIS…

. TRANCOSO

“A QUEIMA DO JUDAS” EM TRANCOSO (Realização do evento em 2024 e respetivas datas a aguardar confirmação)
Como já é tradição, o Município de Trancoso realiza “A Queima do Judas” no Campo da Feira em Trancoso.

SAIBA MAIS…

Boa Páscoa no Centro de Portugal!

* Artigo em atualização. Aconselha-se a confirmação dos eventos acima enunciados.
Agradecemos todos os contributos para: comunicacao@turismodocentro.pt