Páscoa Feliz no Centro de Portugal!

. CASTELO BRANCO

Tradições Pascais no concelho de Castelo Branco
As celebrações da Páscoa são vividas de forma muito intensa no concelho de Castelo Branco. Exemplo disso é o conjunto de procissões que decorrem ao longo desta época festiva.
Consulte o Programa completo AQUI.

  • Castelo Branco: Romaria Senhora de Mércoles de 13 a 16 de abril – PADROEIRA DE CASTELO BRANCO

    Castelo Branco – Procissões da Quarema:
  • 24 março Domingo de Ramos:

– Bênção dos Ramos 9h45
– Eucaristia Dominical de Ramos, Igreja da Graça 10h00

  • 29 março Sexta Feira Santa

– Procissão do Enterro 21h00

Alcains

  • Festa em Honra de Santa Apolónia – 17, 18 e 19 de maio

Louriçal do Campo

  • Via Sacra – Terças, Sextas e Domingos até à Páscoa – 17h30
  • Mês de São José nos restantes dias – 17h30
  • Domingo – 17/03 Missa 12h00
  • Domingo de Ramos – 24/03 Bênção dos Ramos; Procissão da Capela para a Igreja com Senhor dos Passos; Eucaristia 11h30
  • Quinta feira – 28/03 Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor: Eucaristia; Procissão com o Senhor dos Passos para a Capela
  • Domingo – 31/03 Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor: Eucaristia; Procissão da Ressurreição 11h45

Lousa

  • Terço Cantado pelas Ruas – 16 março – 21h00
  • Paixão de Cristo – 12 março – 22h00
  • Encomendação das Almas – 22 março – 22h00
  • Martírios de Cristo – 28 março – 22h00

Monforte da Beira

  • Todas as Sextas-feiras da quaresma – encomendação das almas
  • Domingo de Passos
  • Domingo de Ramos
  • Quinta-feira Santa Procissão do Encontro
  • 29/03 Sexta-feira Santa Procissão do Enterro do Senhor
  • Vigília pascal
  • 31/03 Domingo Páscoa ressurreição do Senhor
  • Todos os domingos de quaresma via sacra

Concerto da Páscoa na Sé Concatedral de Castelo Branco

MERCADINHO DE PÁSCOA | 28 a 31 MAR
A Câmara Municipal de Castelo Branco volta a realizar o seu fantástico Mercadinho da Páscoa.
Esta iniciativa decorre na Praça 25 de Abril, de 28 a 31 de março.
Conta com a presença de produtores do concelho, vendedores de Bolos de Festa (Bolos de Páscoa), vendedores de produtos com chocolates, amêndoas e doces.

Consulte o Programa completo AQUI.

. IDANHA-A-NOVA

Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova
Em Idanha-a-Nova, o Sábado de Aleluia é vivido com euforia por um mar de gente. Um cortejo festivo que percorre as ruas da Vila ao som de inúmeros apitos e de um ou outro chocalho. Finda a missa e cantadas as alvíssaras ao ritmo do adufe, a noite culmina com a população reunida no adro da Igreja, onde o Pároco distribui amêndoas por uma imensa moldura humana.

O Município de Idanha-a-Nova edita todos os anos a agenda Mistérios da Páscoa em Idanha, uma publicação que calendariza o conjunto de tradições quaresmais e pascais que acontecem neste concelho. São cerca de 280 expressões de religiosidade popular associadas ao ciclo da Páscoa, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

Sábado de Aleluia (Ressurreição)
Toda a população junta-se na Igreja com apitos. Segue-se a chamada caminhada “ruidosa pela vila”, as mulheres tocam os seus adufes e cantam à Senhora do Almortão (que se realiza semanas depois) para depois se juntarem nos arredores da casa do pároco. Este, cumprindo a tradição, atira amêndoas da janela a todos os presentes.
A devoção à Senhora do Almortão é assinalada documentalmente desde o século XIII. É vivida pela população com muita intensidade e muita emoção. A capela terá sido construída depois de ser encontrada uma imagem de Nossa Senhora no meio de murtas. A parte da manhã consiste na missa dominical na Ermida seguida da tradicional procissão. Após as cerimónias, acontece o almoço é o espaço de convívio profano entre famílias e amigos que se reúnem para comer a merenda. Os romeiros cantam quadras à Senhora, entre as quais as que traduzem o sentimento de libertação do domínio espanhol.

Romaria da Nossa Senhora do Almortão
15 dias depois da Páscoa
Ermida da Senhora do Almortão
Esta é uma das maiores manifestações religiosas da raia e é a mais antiga romaria da Beira Baixa. Além de acontecer na 3ª segunda-feira após a Páscoa, também tem lugar no feriado de 15 de agosto.

Idanha-a-Nova na Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa 2024
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa organiza o Concurso de Fotografia Instagram da Semana Santa, para que os concorrentes possam mostrar, a partir de um prisma fotográfico, os detalhes, tradições e experiências únicas desta celebração nos vários concelhos que fazem parte desta celebração europeia. Rede.

SAIBA MAIS…

Concurso_Fotografia_Semana-Santa

. OLEIROS

Descubra em Oleiros um património religioso de exceção, passado de geração em geração. A vila veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e fé. Indescritíveis tradições seculares que não deixam ninguém indiferente, com procissões de rara beleza, ao anoitecer, na Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa.
No Domingo de Páscoa, perto do meio-dia, poderá assistir à Missa e à Procissão da Ressurreição do Senhor. Tome parte na mais pura tradição oleirense e assista a momentos apaixonantes e arrebatadores.

Um espólio religioso ímpar espera por si. É o caso da Rota do Religioso ou do Percurso das Capelas, na Aldeia do Xisto de Álvaro. O conjunto escultórico do Senhor Morto e das Santas Mulheres por si só merecem uma visita. A Natureza está no seu esplendor e as montanhas apalachianas de Oleiros veem os seus mantos colorir-se nos mais sublimes tons pascais. Inspire-se e venha desvendar um território único e emocionante com o Trilho Internacional dos Apalaches, monumentos geológicos, instalações de arte urbana, a autêntica gastronomia beirã e intervenções artísticas na paisagem que remetem para a descoberta do Tibete, em 1624, pelo Padre António de Andrade, natural de Oleiros.

Oleiros Paixão de Cristo

. PENAMACOR

Romaria de Nossa Senhora do Incenso 
A Romaria de Nossa Senhora do Incenso, em Penamacor, realiza-se anualmente na segunda-feira de Páscoa. Esta celebração constitui-se como feriado municipal da Vila de Penamacor, acorrendo a eles diversos peregrinos vindos de vários pontos do país. Numa perspetiva de prestar culto à devoção a Nossa Senhora é identificada como a maior romaria da Vila de Penamacor, sendo um dos principais símbolos identitários da comunidade penamacorense dentro do ciclo festivo religioso.
O  santuário localiza-se a cerca de 2 km da vila de Penamacor, a poente, junto à estrada Fundão/Covilhã.


. PROENÇA-A-NOVA

Tradições Pascais
O tempo da Quaresma e a solenidade da Páscoa são vividos de forma intensa no concelho de Proença-a-Nova. Associada ao culto dos mortos, a Encomendação das Almas, é uma celebração realizada no período da Quaresma, tradicionalmente a altas horas da noite e em pontos altos das aldeias. Dizem os habitantes da aldeia de Cunqueiros “aqui os cânticos tristes são ouvidos mas sem que quem canta seja visto. Pelo meio de preces, a intenção desta cerimónia, é aliviar as penas às almas que estão no Purgatório, conseguindo que alcancem o descanso. A utilização de roupa negra significava o luto pelos mortos e o “preceito” do tempo quaresmal”.
As aldeias de Galisteu e de Chão do Galego também realizam ainda hoje

. VILA DE REI

Paróquia de Vila de Rei convida população para celebração da Páscoa
A Paróquia de Vila de Rei encontra-se a celebrar a Semana Santa e a Páscoa, convidando toda a população do Concelho a juntar-se às diversas iniciativas que decorrem nos próximos dias.
No dia 24 de março, celebrou-se o ‘Domingo de Ramos’, com a bênção de ramos na Igreja de Nossa Senhora da Guia e procissão para a Igreja matriz de Vila de Rei, antes da eucaristia. Na Fundada, decorreu também a bênção de ramos no Cruzeiro, seguindo-se a eucaristia.
Na próxima quinta-feira, celebra-se a ‘Eucaristia comemorativa da Ceia do Senhor’, às 17h00 em Fundada e às 19h00 em Vila de Rei.Na sexta-feira, 29 de março, decorre às 15h00 a ‘Celebração da Paixão do Senhor’, em Vila de Rei, e, pelas 17h00, uma Via Sacra pelas ruas e a ‘Celebração da Paixão do Senhor’ em Fundada.
No dia seguinte, sábado santo, decorre a Solene Vigia Pascal e canto das Aleluias, pelas 21h00, em Vila de Rei.
As celebrações da Páscoa terminam no domingo, Dia de Páscoa da Ressurreição, com a Eucaristia Solene da Páscoa, às 09h00 em Vila de Rei, e a Procissão da Ressurreição e Eucaristia Solene em Fundada, pelas 11h00.
A Paróquia de Vila de Rei sugere ainda que a população possa colocar diferentes objetos nas janelas, portas ou varandas, mostrando o apoio e a alegria desta data festiva.
Assim, na Quinta-feira Santa, é sugerida a colocação de flores. Na Sexta-feira Santa sugere-se a colocação de um crucifixo, cruz de madeira ou pano roxo. Por fim, no Domingo de Páscoa – “Alegria da Ressurreição”, é proposta a colocação de uma colcha, pano branco, fita branca e flores.

SAIBA MAIS…

* Artigo em atualização. Aconselha-se a confirmação dos eventos acima enunciados.
Agradecemos todos os contributos para: comunicacao@turismodocentro.pt