Páscoa Feliz no Centro de Portugal!


* Artigo em atualização. Aconselha-se a confirmação dos eventos abaixo enunciados.

. ABRANTES

Em Abrantes, as celebrações pascais têm início no dia 17 de março, domingo, com a realização da procissão dos Senhor dos Passos. As cerimónias prosseguem, na sexta-feira dia 22, com a Via Sacra, continuam durante a Semana Santa e terminam no Domingo de Páscoa.

SAIBA MAIS

. ALCANENA

As tradições pascais no concelho de Alcanena
O tempo Pascal é um período de reflexão e renovação de tudo o que compõe nossa vida. A palavra significa “passagem” e para as comunidades cristãs este momento é vivido de forma intensa. No concelho de Alcanena os vários momentos do calendário pascal repetem-se todos os anos, como por exemplo a habitual oferta, por parte dos padrinhos, das amêndoas aos seus afilhados.
O Compasso Pascal acontece em todas as freguesias do concelho, com a vista do pároco para a bênção das casas e para o beijar da cruz pelas famílias. Habitualmente a mesa está posta com os doces e são colocadas flores ou colchas nas janelas e varandas. No dia de Páscoa, é habitual servir- se o cabrito assado no forno.

SAIBA MAIS

Covão do Coelho Alcanena


. MAÇÃO

Celebração Pascal
As Celebrações Pascais em Mação são um convite à descoberta da cultura, do património e da gastronomia deste concelho. Uma das principais celebrações é a recriação dos Passos do Senhor e do Tríduo Pascal que transportam para as ruas de Mação, os últimos dias na Terra e a ressurreição de Cristo. A Procissão do Senhor dos Passos, o desfile de quadros representativos das figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus é um dos momentos mais tocantes das celebrações.

SAIBA MAIS


. OURÉM

Via Sacra ao Vivo na Vila Medieval de Ourém
A Vila Medieval de Ourém acolhe um dos eventos mais emblemáticos do Município de Ourém, a Via Sacra ao Vivo, Sexta-feira Santa, dia 29 de março. Esta recriação histórica, que conta com cerca de 100 atores e figurantes, é reconhecida como das melhores encenações bíblicas a nível nacional trazendo todos os anos milhares de pessoas até à Vila Medieval de Ourém. Toda a programação, promovida pelo município, durante a Semana Santa congrega eventos de cariz religioso e cultural.

SAIBA MAIS

Encenada desde 1999, a Via Sacra ao Vivo na Vila Medieval de Ourém tem organização do Município de Ourém, Paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias e Junta de Freguesia de Nª Sra. das Misericórdias e conta com as participações da Sociedade Filarmónica Ouriense, Bombeiros Voluntários de Ourém, Forças de Segurança Pública, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias. 


. SARDOAL

Semana Santa e Páscoa no Sardoal
A celebração da Páscoa no Sardoal é muito importante para a comunidade local e as tradições e celebrações alusivas à Paixão de Cristo multiplicam-se por todo o concelho. Uma das principais tradições são as Capelas e Igrejas decoradas com tapetes à base de pétalas de flores naturais e a realização de cinco procissões: A Procissão dos Passos do Senhor; a Procissão dos Ramos; a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus); a Procissão do Enterro do Senhor e a Procissão da Ressurreição.

SAIBA MAIS


Procissão dos Passos do Senhor Domingo, 17 de março – 16h00 | Recriando os Passos do Senhor até ao Calvário, a procissão sai da Igreja Matriz e percorre as ruas da Vila – onde as janelas e as varandas ostentam faixas roxas – até ao Pelourinho, local onde se realiza o Sermão do Encontro, que culmina com o Encontro simbólico das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe. A Procissão prossegue com as duas imagens a caminho do Convento de Santa Maria da Caridade, onde é proferido o Sermão do Calvário.

Bênção e Procissão dos RamosDomingo, 24 de março – 9h00 | Precedida da bênção ritual, a Procissão dos Ramos sai da Capela do Espírito Santo para a Igreja Matriz relembrando a entrada festiva de Jesus em Jerusalém. Através desta manifestação, pretende-se alcançar o reconhecimento e a consolidação de Jesus de Nazaré enquanto Messias enviado por Deus, numa afirmação pública e solene.


Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus) – Quinta-feira, 28 de março – 21h30 | Realizada à luz das velas, archotes e candeias, Nesta emblemática Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão de Cristo. Os painéis originais podem ser vistos na Igreja da Misericórdia, uma vez que, por motivos de preservação, integram a Procissão réplicas destas obras.



Procissão do Enterro do SenhorSexta-feira, 29 de março – 19h00 | Esta Procissão sai da Igreja Matriz em cortejo fúnebre, percorrendo as ruas da Vila, em direção à Igreja de Santa Maria da Caridade. De regresso à Igreja Matriz, é neste Templo que se realizam as Cerimónias do Enterro do Senhor.
Na procissão participam a Irmandade da Vera Cruz ou dos Santos Passos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.


Procissão da RessurreiçãoDomingo de Páscoa, 31 de março – 9h30 | A alegria pelo triunfo de Cristo Ressuscitado é retratada nesta Procissão. As ruas da Vila por onde a Procissão passa ficam repletas de flores e verduras e nas janelas das casas são colocadas as colchas coloridas, criando um ambiente solene, mas de Festa e Alegria.


Tapetes de Flores Naturais adornam os Templos – Refletindo o empenho da comunidade que trabalha e se envolve nesta atividade durante a Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte. As Igrejas e Capelas, não apenas da Vila, mas também das aldeias do Concelho, estão decoradas com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época. Os tapetes de flores são feitos na quarta-feira, prolongando-se pela noite dentro, envolvendo toda a comunidade. Trata-se de uma tradição que se julga ser única no país, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX. Os tradicionais tapetes de flores são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo milhares de visitantes.

VENHA CONHECER AS 10 TRADIÇÕES E EVENTOS DE PÁSCOA NO SARDOAL


. Tomar

Semana Santa em Tomar

Quinta-feira Santa: 28 de março
19h00: Ceia do Senhor -Ig. de São João Baptista

Sexta-feira Santa: 29 de março
10h00: Laudes – Ig. de Santa Maria do Olival
15h00: Paixão do Senhor – Ig. de São João Baptista
21h00: Procissão do Enterro do Senhor – Ig. de N. Senhora da Graça para Ig. de
Santa Maria do Olival

Sábado Santo: 30 de março
10h00: Laudes – Ig. de Santa Maria do Olival
22h00: Solene Vigília Pascal – Ig. de São João Baptista

Domingo de Páscoa: 31 de março
09h00: Eucaristia – Ig. de Santa Maria do Olival
10h30: Eucaristia – Ig. de São João Baptista
18h30: Eucaristia – Ig. de Santa Maria do Oliva

SAIBA MAIS

Semana Santa - Tomar
Semana Santa – Tomar

. TORRES NOVAS

33ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito & Feira de Março – Feira de São Gregório
De 22 a 31 de março o Município de Torres Novas, em colaboração com restaurantes do concelho, promove a 33ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde o cabrito assado no forno com batatas e grelos ao cabrito na púcara, passando pelo ensopado de cabrito, cabrito no vinho e cabrito à padeiro, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais da região, nomeadamente, os frutos secos de Torres Novas. Ainda neste mês, de 8 a 24 de março, decorre a Feira de Março – Feira de São Gregório.

SAIBA MAIS


Artigo em atualização. Agradecemos todos os contributos para: comunicacao@turismodocentro.pt)