Outubro é o mês da apologia ao turismo cinematográfico no Centro de Portugal.

Um dos fatores de extrema importância numa produção cinematográfica, é ter os décors certos que satisfaçam as necessidades e exigências do produtor/realizador. Se percebermos que por detrás de cada filme, de cada anúncio, de cada imagem, está o local onde o mesmo foi rodado, facilmente entendemos como este fator assume especial importância para este tipo de indústria.

O Centro de Portugal satisfaz todas essas necessidades e exigências, não só porque Portugal é um país seguro, com um clima ameno e uma excelente exposição solar, mas também, porque a Região Centro dispõe de uma boa rede viária e ferroviária, de excelentes infraestruturas logísticas e fatores endógenos únicos a nível paisagístico, cultural, arquitetónico, históricos e turísticos, de forma abundante e diversificada que a permitem colocar, a médio, longo prazo, como uma região de excelência à escala mundial para produções cinematográficas e audiovisuais. Para saber mais, consulte o site da Centro de Portugal Film Commission.

Mas o Centro de Portugal é também palco perfeito para os grandes festivais de cinema.

Conheçam aqui algumas sugestões:

»»» ART&TUR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TURISMO (VISEU)
Estando na sua 13.ª edição, realiza-se pela terceira vez consecutiva no Centro de Portugal, na cidade de Viseu (depois de Leiria e Torres Vedras). Este é um evento ímpar no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema, com um prestígio e notoriedade que crescem de ano para ano. 
Saiba mais em https://tourfilm-festival.com.


»»» CINE ECO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL DA SERRA DA ESTRELA (SEIA)
O único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. 
Saiba mais em https://www.cineeco.pt.


»»» AVANCA FILM FESTIVAL (ESTARREJA)
Uma competição internacional de filmes, mas também um espaço de workshops criativos, conferências, exposições e debates. Os filmes produzidos nos workshops receberam mais de 50 prémios em competições internacionais de festivais de todo o mundo. Em cada ano, em julho e em Avanca, juntam-se entre 15 a 20.000 espectadores de cerca de 40 países dos 5 continentes. Um espaço de encontro com os filmes e os seus autores.
Saiba mais em: http://www.avanca.com

»»» CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS (COIMBRA)
Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal, pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica – através da realização de secções competitivas, secções paralelas, retrospectivas cinematográficas e ações pedagógicas e de formação profissional no plano teórico-prático. Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite: a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.
Saiba mais em: https://www.caminhos.info


»»» NATIONAL GEOGRAPHIC EXODUS AVEIRO (AVEIRO)
O Festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem e Aventura assume-se como  “um festival que inspira as pessoas a moverem-se pela liberdade”. Nomes sonantes internacionais respondem vivamente à chamada com testemunhos reais das suas viagens e aventuras, numa partilha de conhecimentos e projetos.
Saiba mais em: https://www.exodusaveirofest.com


»»» CURT’ARRUDA –FESTIVAL DE CINEMA DE ARRUDA DOS VINHOS
Centrado nas curtas-metragens, o Curt’Arruda promove a produção nacional e estrangeira sob o tema da «Ruralidade».
Homenageia o património e os valores rurais do nosso país, mas a proximidade de Arruda dos Vinhos a Lisboa, e o recente mas próspero desenvolvimento, fazem desta terra uma ponte entre o que é rural e o urbano, por isso, é considerado «O Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal».
Saiba mais em https://www.curtarruda.pt


No território do Centro de Portugal, todos os realizadores podem descobrir inspiração para as cenas mais memoráveis dos seus filmes! Os seus 100 municípios dispõem de cenários diversificados, ideais para receber as rodagens de qualquer produção cinematográfica ou televisiva.
Aqui, encontram-se paisagens naturais deslumbrantes que resultam na perfeição em filmes de ação ou aventura… Monumentos e locais históricos, adequados para os filmes de época ou de suspense… Aldeias e cidades, para os romances… e até grutas e dinossauros, que lembram filmes de terror e ficção científica!

Faça “o seu filme” no Centro de Portugal! Com uma produção assim, nada falha!
Aqui trabalha-se, o resto é paisagem. No Centro de Portugal, a Vida é Agora!