Foto: PoeirasGlass

No Centro de Portugal, as mãos de operários contam estórias que o transportam para o mundo da indústria viva e do património industrial do País.

Aqui, as fábricas narram a nossa história e tornam-se museus vivos onde poderá conhecer o processo produtivo, distinto na tradição e na modernidade, bem como a ligação e os antecedentes históricos que estas atividades económicas guardam na memória das comunidades locais.

Museus Vivos

Desde as fábricas reais da Serra da Estrela até ao Museu do Vidro na Marinha Grande, são vários os empreendedores nacionais que o convidam a visitar as suas instalações e assistir a todo o processo produtivo de peças de autor.

No Oeste, onde a refinada arte da cerâmica reina, o difícil será escolher por onde começar!

Inspirada na paixão pela cerâmica, a António Rosa Ceramics, em Alcobaça, proporciona uma visita marcada pela tradição da manufatura concelhia, mas também pelo design avançado assumidamente português.

Na Região de Leiria, conheça um legado histórico incalculável através de visitas a unidades fabris do setor do vidro automático e de laboratório. Na Marinha Grande pode ainda visitar o Museu do Vidro, a Crisal e a Normax.



No PoeirasGlass – Estúdio do Vidro deixe-se encantar pelo processo do vidro soprado manualmente pelo Mestre Poeiras. É possível aprender todo o processo, desde o sopro, à técnica do Fusing ou maçarico.

Nos moldes e plásticos, a Moldoeste, a Planimolde e a Plimat, apresentam produtos para as diversas áreas da indústria, desde a construção civil à área farmacêutica.

Na Maceira, concelho de Leiria, o Museu do Cimento da Fábrica Maceira-Liz tem todo um espólio de maquinaria ativo merecedor de visita. O Museu narra a história de uma empresa revolucionária na região, e na comunidade onde se insere, e que se mantém até aos nossos dias.

O MIAT – Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, em Mira de Aire, concelho de Porto de Mós, homenageia os empresários e os operários que trabalharam na indústria têxtil desde 1920 até à atualidade. O seu acervo é inestimável para a compreensão e valorização do ciclo da lã, sendo possível aos visitantes tomar conhecimento de todo o processo de transformação da lã desde a tosquia, lavagem, cardação, fiação, tinturaria e tecelagem.

Em breve, teremos as empresas que desenham e criam os mais belos exemplares de moda e têxtil, para vestir ou decorar. Até lá, espreite a CHIcoração e surpreenda-se com o amor que é colocado em cada peça.

Na região do Médio Tejo, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar, testemunha a produção de energia (hidráulica e elétrica), apresentando a história da eletrificação de Tomar.


Já no Núcleo Museológico da Fundição Tomarense os equipamentos, ferramentas e utensílios, que marcam as atividades realizadas nas oficinas de fundição, serralharia e rebarbagem, preservam e salvaguardam a memória da sua importância na comunidade local.

No Tramagal, concelho de Abrantes, o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira conta a história da importância de Eduardo Duarte Ferreira na vila. O símbolo da borboleta encontra-se recriado em documentos e peças patentes, ao longo dos tempos áureos da fábrica. Crê-se, romanticamente, que a história do MDF pode ser explicada como a metamorfose da borboleta. E há que saber responder à afirmação ‘O Nosso Bem Mais Precioso’.

Ainda no Médio Tejo, mais propriamente no Entroncamento, é de visita obrigatória uma visita prolongada ao Museu Nacional Ferroviário.

Instalado no antigo Complexo Ferroviário desta cidade, o espaço assume como missão a preservação, divulgação e promoção do Património Ferroviário Nacional.

Com uma área de 4,5 hectares (cerca de seis campos de futebol) e  19 linhas ferroviárias, este espaço transmite a força histórica e memória através dos seus edifícios históricos, das suas máquinas, dos seus sons, cores e cheiros.

O Museu destaca-se pelos seus edifícios, como o antigo Armazém de Víveres, onde os ferroviários faziam as suas compras; a Rotunda de Locomotivas, construída no local do edifício original demolido na década de 1970; e as Antigas Oficinas do Vapor, onde se realizava a manutenção de locomotivas e carruagens e que funcionou durante mais de 100 anos, até 2010.

Um pouco mais a Norte, na cidade montanhosa da Covilhã, antigas fábricas ganham uma nova vida acolhendo designers e artistas que criam os seus produtos em instalações renovadas e modernas. A antiga Fábrica António Estrela/Júlio Afonso, hoje New Hand Lab, transforma-se em laboratório criativo que acolhe as mais inovadoras iniciativas de criadores locais.

E as fábricas reais da Serra da Estrela dão lugar ao Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, onde poderá conhecer a história antiga desta tradição regional. Um dos pontos de passagem obrigatória da Rota da Lã – Translana.

Ainda na Serra da Estrela, em Manteigas, a Burel Factory é um verdadeiro caso de sucesso na arte de trabalhar a lã da ovelha bordaleira.

Tal como a Ecolã Portugal!

Sabia que em Manteigas há um hotel onde pode descobrir a história da tecelagem da lã e os segredos do burel?

Em Seia, o Museu Natural da Eletricidade proporciona uma viagem na história da eletricidade, dando a conhecer o desenvolvimento tecnológico e industrial na produção de energia elétrica durante o século XX.

Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar
Museu Natural da Eletricidade – Seia

Na região Dão Lafões, mais concretamente em Viseu, a indústria extrativa possui apontamento no Museu do Quartzo.

Em Várzea de Calde, concelho de Viseu, o Museu do Linho salvaguarda e preserva a tradição do linho e da lavoura tradicional.

Continuando em direção ao atlântico, em Ílhavo, parta à descoberta do Museu e Fábrica Vista Alegre. O Museu dedica-se a promover a salvaguarda e interpretação do património industrial da fábrica e ainda o percurso histórico da sua comunidade operária. Na fábrica coloque as mãos na massa, modele e pinte uma peça. No final do percurso, leve-a para casa. Ficará como memória de uma visita inesquecível.

Em Estarreja, a futura Fábrica da História transportará na sua essência o que é diferenciador, eternizando e imaterializando, desta forma, a história de Estarreja e da cultura do arroz.

Na Região de Coimbra, em Cantanhede, o Museu da Pedra preserva e divulga um importante acervo de antigas obras de arte elaboradas em pedra de Ançã.


Museu da Pedra – Cantanhede

ZX Spectrum diz-lhe alguma coisa? O primeiro computador de muitos e toda uma memória de jogos está patente no Museu que lhe dá nome.

Museu LOAD ZX Spectrum

Na Praia da Tocha, a arte xávega encontra-se bem documentada ao nível histórico, sociocultural e etnográfico, no CIAX – Centro de Interpretação da Arte Xávega.

Em Coimbra, delicie-se com uma cerveja artesanal Praxis. Aproveite e conheça o processo produtivo das Cervejas de Coimbra e o espólio do Museu.

Faça o download deste roteiro e comece já hoje a programar as suas visitas!

Uma viagem pela indústria viva e património industrial do Centro de Portugal é uma viagem pela História onde cada espaço guarda segredos de uma arte, de uma região, de um povo.

Ouça a conversa de Sónia Oliveira, Técnica Superior do Turismo Centro de Portugal, com a Sónia Justo da “Viagens pelo Mundo”, para ficar a conhecer este produto turístico tão versátil e interessante.

Leia também o artigo do Filipe Morato Gomes, blogger de viagens, Presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

“Sou fascinado por artesãos e artes tradicionais, mas não tanto pelo Turismo Industrial puro e duro, aquele que implica visitar fábricas enormes e maquinaria pesada. Gosto de pessoas e do que conseguem fazer com as suas mãos.
Foi por isso com algum ceticismo que aceitei fazer um roteiro pelo património industrial do Centro de Portugal, porque imaginava muitas máquinas e betão mas pouca gente a trabalhar. Felizmente, enganei-me; e esta viagem foi uma bela surpresa.”
e continue aqui…

E veja ainda o que a imprensa diz do Turismo Industrial no Centro de Portugal

. Jornal de Abrantes | 01 maio 2022
Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira integra rede nacional de Turismo Industrial

. Jornal da Marinha Grande | 28 abril 2022
Marinha Grande “comprometida” com Turismo Industrial

. Mirante Online | 23 abril 2022
Municípios e museus do Médio Tejo integram Rede de Turismo Industrial

. In FashionNetwork Portugal Online | 22 abril 2022
Ecolã e Burel na rota do turismo industrial

. In Cidade de Tomar | 22 abril 2022
Tomar na Rede do Turismo Industrial da região Centro de Portugal

. In Mirante (O) – Economia | 21 abril 2022
Municípios e museus do Médio Tejo integram Rede de Turismo Industrial

. In T Jornal Online | 21 abril 2022
Ecolã e Burel na rota do turismo industrial

. In Jornal da Bairrada | 21 abril 2022
Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial do Centro de Portugal

. In Jornal da Bairrada Online | 21 abril 2022
Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial

. In Campeão das Províncias | 21 abril 2022
Município integra rede de parceiros do turismo industrial

. Notícias de Gouveia | 20 abril 2022
Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. Diário do Faial – Incentivo | 18 abril 2022
Turismo Centro de Portugal integra rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Agricultura e Mar Actual Online | 18 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresenta recursos de Turismo Industrial na região

. In Agricultura e Mar Actual Online | 17 abril 2022
Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial da Região Centro

. In Cova da Beira Online | 17 abril 2022
ROTA INTEGRA ANTIGAS FÁBRICAS DA COVILHÃ E MANTEIGAS

. In Comunidades Lusófonas Online | 17 abril 2022
Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Bom Dia Online | 15 abril 2022
Sabe o que é o turismo industrial?

. In Gazeta Rural | 15 abril 2022
Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Região de Leiria | 14 abril 2022
Região entra nos roteiros do turismo industrial

. In MetroNews Online | 14 abril 2022
O Município da Marinha Grande com compromisso para o Turismo Industrial

. In Interior Online | 14 abril 2022
Antigas fábricas de Manteigas e Covilhã na rota do turismo industrial

. In Jornal A Guarda Online | 14 abril 2022
Declaração de Compromisso tem em vista a futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. In Rádio Hertz Online | 14 abril 2022
Está formalizada a aposta no Turismo Industrial no Centro de Portugal

. In Despertar | 14 abril 2022
TCP constitui rede de parceiros

. In Região de Cister | 14 abril 2022
Município e empresas integram futura rede de turismo Industrial

. Jornal da Marinha Grande | 14 abril 2022
Vidro ´Made In´ Marinha Grande marca evento nacional

. A Guarda | 14 abril 2022
Declaração de Compromisso tem em vista a futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. In O Interior | 13 abril 2022
Antigas fábricas de Manteiga e Covilhã na rota do turismo industrial

. In Jornal da Mealhada Online| 13 abril 2022
Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial do Centro de Portugal

Cantanhede é um dos municípios subscritores da declaração de compromisso de constituição da rede de parceiros do Turismo Industrial do Centro de Portugal, cuja formalização decorreu ontem, 12 de abril, numa sessão realizada no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

. In Mundial FM Online | 13 abril 2022
Cantanhede integra rede de parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal

. In Publituris Online | 13 abril 2022
Turismo Centro dá pontapé de saída na futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. In Rádio Clube da Covilhã Online | 13 abril 2022
New Hand Lab integra Rede Nacional de Turismo Industrial

. In Beira.pt Online | 13 abril 2022
Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Cidade de Tomar Online | 13 abril 2022
Tomar na Rede do Turismo Industrial da região Centro de Portugal

. In Correio do Ribatejo Online | 13 abril 2022
Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Jornal de Abrantes Online | 13 abril 2022
Criada rede nacional de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Tinta Fresca Online | 13 abril 2022
Futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial arrancou no Entroncamento

. In Vida Imobiliária Online | 13 abril 2022
Turismo Centro de Portugal aposta no turismo industrial

. In Diário de Aveiro | 13 abril 2022
Região formaliza rede de parceiros para o Turismo Industrial

. In Diário de Coimbra | 13 abril 2022
Rede de parceiros procura dinamizar Turismo Industrial

. In Magazine Serrano Online | 13 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In Antena Livre Online | 13 abril 2022
Turismo: Criada rede nacional de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Notícias do Centro Online | 13 abril 2022
Pedro Machado diz que o Turismo Industrial é um produto fundamental para a região


. In Observador Online | 13 abril 2022

. In A Notícia.pt Online | 12 abril 2022
Turismo Industrial na região Centro de Portugal dá um importante passo

. In BeiraNews Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In Comércio e Notícias Online | 12 abril 2022
Porto de Mós integra futura rede portuguesa de turismo industrial

. In Dinheiro Vivo Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Gazeta Rural Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In MaisBeiras Informação Online | 12 abril 2022

. In Notícias do Centro Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In Notícias de Coimbra Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In Notícias de Coimbra Online | 12 abril 2022

. In Rádio Cister Online | 12 abril 2022
Futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial contará com Porto de Mós

. In Sapo Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

. In Tinta Fresca Online | 12 abril 2022
Porto de Mós vai integrar a futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. In TNEWS Online | 12 abril 2022
Turismo Centro de Portugal apresentou recursos de Turismo Industrial na região

. In Turisver Online | 12 abril 2022
Constituída rede de Turismo Industrial na região Centro

. In Viseu now Online | 12 abril 2022
Rede de parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal formalmente constituída

. In Renascença Online | 11 abril 2022
Turismo industrial é nova aposta do Turismo de Portugal

. In Diário As Beiras | 11 abril 2022
Destinos de Turismo Industrial no Centro

. In Médio Tejo Online | 10 abril 2022
Entroncamento | Centro de Portugal lança Rede Portuguesa do Turismo Industrial

. In MaisBeiras Informação Online | 09 abril 2022
Apresentação dos destinos de Turismo Industrial no Centro de Portugal e assinatura da Declaração de Compromisso 9 Abril, 2022

. In Rádio Hertz Online | 09 abril 2022
ENTRONCAMENTO – Apresentação dos destinos de Turismo Industrial no Centro de Portugal e assinatura da Declaração de Compromisso

. In Ferreira do Zêzere Online | 08 abril 2022
Apresentação dos destinos de Turismo Industrial no Centro de Portugal e assinatura da Declaração de Compromisso

. In Tinta Fresca Online | 08 abril 2022
Semana Nacional do Turismo Industrial arranca hoje na Marinha Grande

. In Templário Online | 08 abril 2022
Tomar vai integrar Rede de Turismo Industrial

. In Médio Tejo Online | 06 abril 2022
Entroncamento | Museu Ferroviário integra iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”

. In Rádio Hertz Online | 05 abril 2022
Museu Nacional Ferroviário integra iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial!”

. Voz do Algarve online | 02 abril 2022
Museu Nacional Ferroviário integra iniciativa À Descoberta do Turismo Industrial! de 8 a 14 de abril