CENTRO SUSTENTÁVEL

O projeto Centro Sustentável tem como objetivo primordial a redução dos efeitos negativos da atividade turística e atuar, preventivamente, para os evitar. Obedece aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular:

  • A valorização das pessoas
  • O uso eficiente dos recursos
  • E o desenvolvimento socioeconómico.

A Agenda 2030 é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, e são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo.

A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.


Uma das ações estratégicas deste projeto é o Diagnóstico de Sustentabilidade, que pretende aferir qual o estado atual do destino Centro de Portugal, face aos requisitos estabelecidos pelo Global Sustainable Tourism Criteria (GSTC) para os Destinos.

Os resultados e conclusões desse diagnóstico permitirão assumir a Sustentabilidade como o Plano de Ação Estratégico do Turismo no Centro de Portugal.


Espera-se também que o projeto Centro Sustentável contribua, de forma evidente, para o objetivo patente na Estratégia de Turismo 2027, de posicionar a região como destino turístico de excelência, através da promoção e valorização turística do património natural e cultural.

// SISTEMA GLOBAL

Metodologia da Certificação Biosphere Destination

A Turismo Centro de Portugal assinou com o Biosphere Responsible Tourism Institute (ITR), no dia 22 de julho de 2021, a Carta de Compromisso, dando nota a todas os stakeholders regionais deste primeiro passo rumo à Sustentabilidade. A partir desse momento, iniciou-se o processo de diagnóstico, que possibilitará uma análise detalhada do ponto de partida do território, e a sua implicação quanto à definição das ações de melhoria a ser desenvolvidas. Assim que as ações forem implementadas no Destino, a sua performance será avaliada através de uma auditoria externa, que determinará a emissão da Certificação, baseada na contribuição do turismo e dos esforços de sustentabilidade.

// ACÇÕES

  • Diagnóstico de Sustentabilidade e Plano de Ação
  • Plataforma da Agenda da Sustentabilidade para Empresas
  • Manifesto do Turismo Sustentável por CIM
  • Manual de Requisitos Sustentáveis para Empresas de Animação Turística
  • Consome Local: Tanto sabor…mesmo aqui ao lado
  • Conselho Escolar para a Sustentabilidade da Região Centro
  • Pessoas no Centro
  • A igualdade está no Centro
  • Programa de Combate ao Desperdício Alimentar na Região Centro
  • Guia de Requisitos de Sustentabilidade para a Restauração
  • Programa de eliminação do plástico


// OBJECTIVOS


O projeto Centro Sustentável pretende:
– Diagnosticar e contribuir para o conhecimento do território em termos de sustentabilidade;
– Alinhar e consolidar o posicionamento do Centro de Portugal como Destino Sustentável;
– Estimular o sentimento de pertença das comunidades ao território;
– Promover a disseminação de boas práticas de sustentabilidade na oferta turística e outros agentes com ligação indireta ao setor;
– Valorizar e utilizar eficientemente os recursos;
– Estimular o trabalho suportado em plataformas de entendimento (rede);
– Criar respostas de capacitação de agentes (públicos e privados) nos três vetores da sustentabilidade: económica, sociocultural e ambiental;
– Valorizar a autenticidade da oferta regional e da realidade das vivências e experiências dos habitantes e dos turistas.

Através das diversas atividades previstas no Centro Sustentável, a Turismo Centro de Portugal espera consolidar a transformação deste mosaico multifacetado num Destino de Excelência, cuja singularidade e autenticidade dos seus recursos representa a maior alavanca para um processo de desenvolvimento integrado e sustentado, assente na Qualificação, na Excelência, e na Sustentabilidade da oferta turística, em que os residentes, empresas e tecido associativo locais são assumidos elementos-chave.

// DESTINATÁRIOS

  • Comunidades Intermunicipais e Municípios;
  • Empresas do setor do turismo da Região Centro (empresas de alojamento, restauração e animação turística, os agentes de viagens, operadores);
  • Estabelecimentos de Ensino;
  • Produtores locais;
  • Residentes.

// STAKEHOLDERS

  • CCDR-C;
  • ICNF;
  • Direção Regional de Cultura do Centro;
  • Dioceses;
  • GAL;
  • Redes colaborativas;
  • Associações setoriais, empresariais e de comerciantes.

Manual de Requisitos Sustentáveis para Empresas

Consome Local I Tanto sabor…mesmo aqui ao lado

O “Tanto Sabor… mesmo aqui ao lado!” teve como objetivo estender as boas práticas de sustentabilidade a toda a região. Este projeto contemplou a realização de 8 sessões, por cada uma das sub-regiões do Centro de Portugal, conduzidas pela Chef Carolina Oliveira que, a partir do Polo Gastronómico do Centro, deu a conhecer um pouco mais sobre os produtos endógenos específicos de cada uma das sub-regiões do Centro de Portugal, assim como, dicas sobre como retirar deles um maior proveito. Sempre com o objetivo maior de valorizar o que está mais perto, reduzindo a pegada de carbono, e contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental, económica e social. Esta iniciativa foi dirigida aos empresários/as do setor do turismo ou de outros sectores, escolas, associações e residentes.

Manifesto Turismo Sustentável

A Turismo Centro de Portugal assume a missão de contribuir ativamente para que o Destino Centro de Portugal seja cada vez mais sustentável, tanto em termos sociais, como económicos e ambientais. Para isso, contamos com o apoio e colaboração empenhada de todos os atores do território. Neste processo estamos a fazer a diferença, envolvendo desde o início as Comunidades Intermunicipais, o que gera mais complementaridades, cria sinergias, permite mais coesão política e social.

A nossa Região tem assimetrias, mas a consciência delas é uma oportunidade para fazermos diferente, para assumirmos o compromisso e o objetivo comum de termos o Centro mais sustentável.


Este programa só funcionará se agarrarmos esta agenda de trabalho em conjunto – só assim o esforço e tempo valerão verdadeiramente a pena. Queremos que todos e todas acreditem, queremos dar a oportunidade de se testarem novos modelos que possam trazer resultados diferentes. Para isso, a participação dos agentes públicos, mas também dos agentes privados e associativos, é essencial. Todos e todas serão chamados a colaborar, e todos e todas devem assumir a responsabilidade de contribuir ativamente para o desígnio da sustentabilidade. Este é o pressuposto incontornável.
A sustentabilidade será um valor intrínseco e o princípio norteador da estratégia para o Turismo no Centro de Portugal no horizonte 23-30.
Deste modo, tal como até aqui, e noutros desafios, a Turismo do Centro conta com todos os seus stakeholders, como parceiros ativos e interessados. Cada um, cada
uma à sua escala, terá a oportunidade de dar um contributo para que o Centro de Portugal continue a ser um exemplo inter-pares no que respeita ao posicionamento
face aos importantes desafios da agenda da sustentabilidade.
Façamos a nossa parte, façamos do Centro um estimulante destino para viver, atrativo para trabalhar e excelente para visitar – fica o nosso contributo para que o
nosso país continue também a ser um dos melhores Destinos do Mundo.
Convidamos todos e todas que partilham desta identidade a juntarem-se a nós, num movimento que implica um encontro de visões e formas de sentir o território,
viabilizando uma ação coletiva que possa gerar mais impacto na garantia da sustentabilidade para a região Centro de Portugal

Plano de Ação para o Sustentabilidade no Turismo Centro para o horizonte temporal 23-30

O Plano de Ação para o Sustentabilidade no Turismo Centro para o horizonte temporal 23-30 está alinhado com as principais orientações internacionais e nacionais e que procura apoiar a visão da Turismo Centro. Permitirá a todo o Território reforçar as suas boas práticas de sustentabilidade na gestão do Destino Turístico, gerar eficiência coletiva na gestão de pessoas e recursos e alinhar com as principais orientações internacionais e nacionais. Prevê a interação entre as dimensões visitantes, indústria, comunidade e cultura e o seu impacto coletivo sobre os recursos naturais, devidamente acompanhamentos por um modelo de governança integrador, atento, mas nem por isso menos ágil. Este instrumento estratégico pode assumir-se como uma oportunidade para a Região para conduzir mudanças catalisadoras. Atualmente, o turismo continua a manter a sua posição como uma das principais indústrias da Região.

O plano considera por isso as tendências emergentes e as oportunidades de desenvolvimento para todo o território Centro de Portugal, face à situação inicial identificada no diagnóstico de sustentabilidade. A Biosphere Portugal acredita que este documento estratégico pode maximizar o potencial do turismo para apoiar o desenvolvimento económico-social regional e assumir-se como um desbloqueador do potencial turístico de alguns pontos do Destino Centro. O objetivo de investir e desenvolver a proposta de sustentabilidade procura também impulsionar o desenvolvimento rural, através do turismo.

Assim, este Plano de Ação estabelece uma estrutura de programas que pode conduzir ao apoio a comunidades mais sustentáveis, ao fomento de um emprego de mais qualidade e empresas mais resilientes, à maximização do potencial do turismo rural, de natureza e lazer, ao fomento da cultura e a criatividade e à melhoria das infraestruturas e conectividade regional.

Acima de tudo, o Plano de Ação para o Sustentabilidade no Turismo Centro 23-30 afirma a SUSTENTABILIDADE COMO A ESTRATÉGIA!

Ações de Sensibilização sobre o Desperdício Alimentar

Ação de Sensibilização sobre o Desperdício Alimentar

Um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. Só em Portugal, todos os anos, deitamos para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, em média cada português desperdiça 132 quilos de comida por ano e as famílias desperdiçam 324 mil toneladas/ano. Estes dados são da Comissão Europeia.

Ação de Sensibilização sobre a Eliminação do Plástico nas Empresas

Sabia que se nada mudar, em 2025 o mar terá uma tonelada de plástico por cada três toneladas de peixe e em 2050 os oceanos podem mesmo vir a ter mais plástico do que peixe?

Guia de Boas Práticas Sustentáveis para Turistas

A Turismo Centro de Portugal dá-lhe as boas vindas ao coração do nosso país. A nossa região oferece experiências diversas, tendo como pano de fundo algumas das paisagens e cenários mais bonitos e emblemáticos de Portugal e, ao mesmo tempo, mais sensíveis.
Este guia oferece-lhe várias pistas para explorar a nossa região de forma mais sustentável.
Convidamo-lo/a a deixar-se envolver, desfrutar, descontrair, conhecer, conversar e conviver – viver o Centro de Portugal, de forma responsável!

Empresas Biosphere do Centro de Portugal

Conheça quais os destinos que já se encontram certificados no Centro de Portugal, assim como, quais as empresas alinhadas com a sustentabilidade. São já mais mais de 300 ofertas!