O  verão desperta a vontade de viajar, fazer as malas, partir e viver experiências diferentes. Se está de férias, esta é a altura certa para quebrar a rotina. Esqueça o sofá, a televisão e o ar condicionado. Entre no carro, desça os vidros, deixe entrar a brisa da espontaneidade e faça-se à estrada. Desenhe um círculo no mapa à volta do Centro de Portugal. Porque não percorrer as nossas costa cheias de mar e sol? Ou explorar as nossas montanhas? Ou usufruir da tranquilidade bucólica do nosso campo? Uma tarde relaxante numa praia fluvial paradisíaca ou um dia divertido num parque aquático? Seja onde for e com quem for (sozinho, um casal, um grupos de amigos ou umas férias em família com as crianças) a diversidade do Centro de Portugal garante-lhe uma viagem memorável.

 PRAIAS OCEÂNICAS

Comece na praia da Costa Nova, em Ílhavo. Uma praia de areal branco e extenso, com muitas ondas. Se quiser um mar mais tranquilo, pode fazer uma caminhada até à Praia da Barra, onde muitas vezes a maré parece mediterrânica. Ainda na Costa Nova, pode visitar as famosas casas pintadas com riscas coloridas, antigos abrigos de pescadores transformados em pitorescas casas de férias.

Em Mira (Coimbra), encontrará uma praia cheia de tradições, onde poderá, inclusivamente, assistir a uma técnica centenária de pesca, a arte-xávega. Os barcos, apelidados de “meia-lua”, deixam uma rede cónica no mar que depois é puxada para o areal por dois tratores (antigamente eram usados bois) e pelos veraneantes, caso queiram ajudar. É uma tradição com influências árabes – xábaka significa rede – que se tem perdido ao longo do tempo noutras regiões do país.

Siga para Sul. A praia de São Martinho do Porto (Alcobaça-Leiria) é formada por uma idílica baía em forma de concha de Vieira, ligada ao mar por uma abertura rochosa muito estreia. Isto torna as suas águas tranquilas, perfeitas para as crianças. Em 2015, foi considerada a melhor praia para ir em família pela agência eDreams.

Se pretende beleza natural e tranquilidade, também pode optar pela praia da Foz do Arelho (Caldas da Rainha) que, para além da paisagem encantadora, tem como vizinha a Lagoa de Óbidos, com águas extremamente calmas onde pode nadar, fazer canoagem ou conduzir uma gaivota.

Em Peniche, visite a praia do Baleal, uma antiga ilha que hoje é uma península, ligada a terra por um longo braço de areia, que forma duas idílicas baías que fazem as delicias dos banhistas. Já o escritor Raúl Brandão a apelidava de “a mais linda praia da terra portuguesa”. Pode ainda explorar a antiga ilha e a sua simpática povoação.

 

PRAIAS FLUVIAIS

Em Seia, na vila de Loriga vai encontrar uma praia fluvial localizada num vale onde na antiguidade existiu um vale glaciar. Com águas cristalinas e uma envolvência de cortar a respiração, esta praia é distinguida pela Quercus como “Qualidade de Ouro” e tem Bandeira Azul. Existem várias piscinas naturais adequadas a crianças e até uma cascata.

Já em Oliveira do Hospital, porque não descobrir a Praia da Ponte das Três Entradas? Além das águas límpidas do rio Alva e da paisagem cheia de verde, esta praia fluvial tem ainda um parque de campismo. É possível montar acampamento à sombra das suas oliveiras ou alugar um bungalow ou uma tenda indígena tipi já toda equipada.

Vá também a Tondela e procure a Praia Fluvial de Nandufe, que tem uma particularidade especial: ao longo do seu curso formam-se pequenas cascatas, que dão origem a várias lagoas.

Se gosta de quedas de água, então é obrigatória uma visita à praia fluvial da Cabreia, em Sever do Vouga. Irá surpreender-se!

 

PARQUES AQUÁTICOS

Na Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, vai encontrar um complexo de lazer situado num lago com quase um quilómetro de extensão, com uma extensa piscina de ondas, considerada a maior do país. Está cercada pelas montanhas da Serra da Lousã, que contrastam com as palmeiras tropicais que ondulam ao sabor do vento, junto às piscinas. Com slides, escalada, canoas e insufláveis, é um espaço recheado de atividades de lazer para miúdos e graúdos.

Se gosta de escorregas e outras diversões aquáticas, temos duas sugestões. Em Pombal, tem o Aquaparque Panorâmico, situado no topo de uma colina com vista esplendorosa para toda a cidade, o parque tem quatro escorregas, cinco pistas rápidas, uma longa piscina infantil, jacuzzi e uma piscina  panorâmica.

Um pouco a Sul, na Marinha Grande, tem o Mariparque, com escorregas, pistas e water slides e tobogans, tal como piscinas exteriores para adultos e crianças. Pode experimentar várias atividades, como aquaball, kayak, tiro ao arco, tiro com zarabatana, escalada e slide.

MONTANHA

No Centro de Portugal tem 27 Aldeias do Xisto e 12 Aldeias Históricas, cada uma com as suas histórias, tradições e encantos próprios, mas todas a garantir apaixonantes passeios e memoráveis serões de Verão acompanhados por uma bebida e pelos sons da natureza. Delicie-se com um bom livro numa varanda com vista para a serra ou atreva-se nos incontáveis trilhos pedestres nas montanhas.

Caso lhe apeteça um trilho mais refrescante, a nossa diversidade é tanta que também lhe oferecemos a oportunidade de poder caminhar debaixo de terra. O  Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros é conhecido pelas suas imensas grutas naturais, como as Grutas de Mira de Aire, a Gruta de Santo António, a Gruta dos Moinhos Velhos, a Gruta da Moeda, a Gruta da Nascente do Almonda e a Gruta de Alvados, todas elas visitáveis.

Se em vez de um passeio lhe apetecer uma experiência mais aventureira, pode sempre fazer espeleologia e explorar a Gruta do Soprador do Carvalho, na aldeia de Algarinho, em Penela (contactar CISED –  Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça).