Rotas Temáticas/Coimbra/Coimbra

Uma viagem pelo Património Mundial do Centro de Portugal

Pelas estradas de uma região diversificada como o Centro de Portugal embrenhe-se por destinos que o levarão até à riqueza de um património que sendo tão nosso tornou-se da humanidade.

Venha connosco nesta viagem pela rota do Património Mundial do Centro de Portugal e deixe-se hipnotizar pela mais antiga Universidade da Europa, a apaixonada Universidade de Coimbra. Transponha os limites do tempo e embarque numa viagem lendária no Convento de Cristo, em Tomar. E da terra dos templários, desvende os mistérios da arquitetura gótica do Mosteiro da Batalha e do Mosteiro de Alcobaça.

Universidade de Coimbra - A paixão estudantil

Comece a viagem pelo Coração de Coimbra. Aqui encontra a Universidade de Coimbra, a mais antiga universidade da Europa, classificada em 2013 como Património Mundial da UNESCO.

Ocupando uma área de 81,5 ha, descubra um espaço marcado pela história nacional, dos descobrimentos à luta estudantil contra o Estado Novo.

Caminhe pela Universidade e conheça os vários departamentos, todos eles com motivos para uma visita ao seu interior. Na Praça D. Dinis, outrora local do castelo da cidade, ergue-se um moderno Observatório Astronómico, iniciativa do Marquês de Pombal.

Aproveite o impulso e desça até à Sé Velha de Coimbra onde… Silêncio, porque é aqui que os estudantes de capa traçada cantam a Monumental Serenata. Deixe-se envolver pela aura boémia desta cidade, enquanto descobre o que a cidade dos estudantes lhe reserva.

Convento de Cristo, Tomar - A casa dos Cavaleiros de Salomão

Apenas a uma hora de Coimbra, visite o Convento de Cristo e Castelo de Tomar, desde 1983, inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.

Casa dos cavaleiros templários, o Convento de Cristo foi fundado por esta ordem também conhecida como os Cavaleiros de Salomão.

Deixe-se levar até ao tempo das cruzadas e caminhe pelos claustros do Convento. Entre e admire a Charola dos Templários, um dos melhores entre os raros exemplos existentes de igreja em rotunda, e a invulgar janela manuelina cuja original decoração revela uma combinação singular entre arte europeia e oriental.

Encante-se por este pedaço de história representativa do génio criativo da Humanidade.

Mosteiro da Batalha - O Mosteiro da Vitória

A nossa viagem prossegue em direção ao litoral. A 45 km de distância, surge o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido por Mosteiro da Batalha, elevado a Património Mundial em 1983.

“Trata-se de uma obra-prima do Gótico Português e uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia.”

Este importante monumento arquitetónico foi mandado erguer por D. João I, Mestre de Avis, como promessa e agradecimento à Nossa Senhora pela vitória de Portugal na Batalha de Aljubarrota. Nesta batalha, Portugal garantiu a sua independência e a D. João o trono do reino português. Anualmente, esta vitória é celebrada junto ao mosteiro com grandiosos festejos.

Predominantemente gótico, o Mosteiro da Batalha convida os seus visitantes a conhecerem as várias propostas artísticas que o influenciaram ao longo dos seus 150 anos de construção. Não deixe de visitar o seu interior, onde a Capela dos Fundadores o surpreenderá pelos magníficos vitrais. E os claustros e Capelas Imperfeitas ou Inacabadas irão hipnotizá-lo com o seu estilo manuelino e gótico flamejante.

Mosteiro de Alcobaça

Terminamos a nossa viagem a cerca de 30 km da Batalha, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou simplesmente Mosteiro de Alcobaça, classificado Património da Humanidade pela UNESCO em 1989.

É o monumento mais antigo da nossa viagem com quase 900 anos de existência, confundindo-se com a nossa própria fundação enquanto nação. Fundado pelo Rei D. Afonso Henriques, nasce da doação das terras de Alcobaça à Ordem de Císter pela vitória contra os mouros na conquista de Santarém.

O Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra plenamente gótica erguida em Portugal. Ao entrar na grandiosa nave central somos invadidos por uma aura de espiritualidade e elevação perpetrada pela presença ao centro dos túmulos dos eternos amantes Pedro e In

À medida que vai percorrendo o interior deste mosteiro, sentirá a leveza inspirada pelas esculturas religiosas contrastando com a austeridade quase palpável do estilo barroco.

Esta é uma viagem pela história da Humanidade, numa região cujos caminhos o transportam  além fronteiras para símbolos da genialidade criativa do Ser Humano, para o Centro do Património Mundial.

 

Saiba mais em ROTEIRO PATRIMÓNIO MUNDIAL DO CENTRO

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Universidade de Coimbra: uma lição obrigatória

explorar
Património

Mosteiro de Alcobaça: o último lar de Pedro e Inês

explorar