VÊ PORTUGAL – 10º FÓRUM TURISMO INTERNO
“TURISMO: PONTE PARA GERAR ENTENDIMENTOS”

03 a 05 JUNHO . TORRES VEDRAS

Está de regresso o maior fórum nacional dedicado ao debate do Turismo Interno!

Garanta já a sua participação. Inscreva-se!

»»» INSCRIÇÕES


O “Vê Portugal” – 10º Fórum Turismo Interno, decorre de 03 a 05 de junho, em Torres Vedras.

O Fórum Vê Portugal irá juntar especialistas nacionais e internacionais no Teatro-Cine de Torres Vedras para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo. Torres Vedras sucede à Covilhã, Tomar, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores, sempre com enorme sucesso.

Este ano, o tema central do evento é “Turismo: Ponte para gerar entendimentos”.

O “Vê Portugal” – 10º Fórum de Turismo Interno, a realizar nos dias 03 a 05 de junho, no Teatro-Cine de Torres Vedras, é um evento que conta com o apoio do Turismo de Portugal, IP.

Veja o PROGRAMA abaixo.

PROGRAMA VÊ PORTUGAL’24

A Turismo Centro de Portugal promove anualmente, desde 2015, o maior fórum dedicado ao turismo interno. Este é um mercado que se tem revelado fundamental para o setor do turismo e para a economia. Importa, pois, continuar a desenvolver ações que potenciem a discussão e a concertação ao redor dos principais temas associados ao turismo interno trazendo, ano após ano, para a ribalta, esta discussão.

“Vê Portugal – 10.º Fórum Turismo Interno” realiza-se de 03 a 05 de junho de 2024, em Torres Vedras, concelho que emprestou o nome às Linhas de Torres, um importante marco da arquitetura e engenharia militares da história europeia determinando o início da derrota de Napoleão, em 1810. Dado o atual contexto geopolítico mundial, em particular, com a guerra da Ucrânia e o conflito Israel/Hamas, a que se associa o facto da história de Torres Vedras estar intrinsecamente ligada à defesa dos territórios face aos invasores, o tema de 2024 do “Vê Portugal” será: “TURISMO: PONTE PARA GERAR ENTENDIMENTOS”

Sendo o turismo a “Indústria da Paz”, pela sua capacidade única de promover a paz entre os povos de todo o mundo, reúne todos os benefícios deste conceito, nomeadamente: a promoção do conhecimento das múltiplas realidades geográficas, paisagísticas, urbanas, monumentais, gastronómicas, religiosas, sociais, políticas, económicas e culturais, que cada um e qualquer destino turístico comporta e oferece ao turista visitante.

»»»»»» DIA 03 JUNHO’24

REUNIÕES B2B 

Noah Surf House I 17H00 – 19H00
Av. do Atlântico, A dos Cunhados, Santa Cruz

Os trabalhos do “Vê Portugal”, o maior evento nacional sobre Turismo Interno, irão arrancar com uma bolsa de contactos, na qual serão realizadas reuniões B2B entre empresas., no Noah Surf House, das 17h00 às 19h00.

Nestas reuniões, os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficarão a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região do Oeste, e poderão assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.

Espera-se a inscrição de dezenas de BUYERS (da parte da procura) e SUPPLIERS * (da parte da oferta), com várias reuniões a decorrer em simultâneo entre empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística regionais, além de representantes institucionais.

. BUYERS
Os Buyers interessados em garantir a sua participação e assegurar proveitosas reuniões com as principais empresas do concelho de Torres Vedras, devem preencher o formulário de inscrição e aguardar a respetiva confirmação por e-mail. As vagas são limitadas e a inscrição é essencial.

. SUPPLIERS
As inscrições por parte dos Suppliers encontram-se encerradas, por já ter sido atingido o limite de inscrições.


WELCOME DRINK

Noah Surf House I 19H30
Av. do Atlântico, A dos Cunhados, Santa Cruz
Reservado aos participantes das reuniões B2B, oradores e convidados.

»»»»»» DIA 04 JUNHO’24

Local: Cine-Teatro Torres Vedras
Av. Tem. Valadim, 19

08h30 I Abertura de Portas e recepção aos Congressistas

SESSÃO DE ABERTURA

09h30 – 10h30

Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal
Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal
Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo

PAINEL 01 | DESAFIOS PARA AS ENTIDADES REGIONAIS DE TURISMO

10h30 – 11h30

Sendo responsáveis pela estruturação e promoção interna dos destinos nacionais regionais, as Entidades Regionais do Turismo enfrentam “velhos” e “novos” desafios, à luz do atual contexto geopolítico e instabilidade política nacional. Estes e outros assuntos serão debatidos, procurando dar resposta a algumas destas questões.

Moderador: Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, IP
Raul Almeida, Presidente da ER Turismo Centro de Portugal
Luís Pedro Martins, Presidente da ER Turismo do Porto e Norte
Carla Salsinha, Presidente da ER Turismo de Lisboa
José Santos, Presidente da ER Turismo do Alentejo
André Gomes, Presidente da ER Turismo do Algarve

11h20 – 12h00 I Coffee Break

PAINEL 02 | TURISTAS IMPROVÁVEIS: EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS RUMO À PROMOÇÃO DA PAZ EM TERRITÓRIOS DE GUERRA

12h00 – 13h00

Vamos procurar conhecer algumas experiências inspiradoras de “turistas improváveis”, procurando avaliar de que forma a sua ação promove a paz em territórios ou destinos com maior agitação social.

Moderadora: Dulcineia Ramos, Vereadora CM Torres Vedras
Bruno Santos, Piloto Torriense de Motos TT e Rally Raid
Mário Patrocínio, Escritor e Cineasta  Torriense
Rui Nunes da Silva, Presidente do IPAV – Instituto Padre António Vieira

13h30 I Almoço Livre

CRIAR PONTES EM TORRES VEDRAS

15h00 – 17h00

A iniciativa “Criar pontes, em Torres Vedras” pretende a promoção dos principais ativos turísticos do concelho. Estão previstas uma série de atividades que pressupõem a inscrição prévia dos participantes, nomeadamente:

. Visita às Linhas de Torres – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
A paisagem de Torres Vedras distingue-se pelas fascinantes colinas e vales verdejantes, os moinhos, os campos de vinha, e pelas praias de areia dourada banhadas pelo azul do oceano. Foi este deslumbrante território que emprestou o nome às Linhas, importante marco da arquitetura e engenharia militares da história europeia determinando o início da derrota de Napoleão, em 1810.
Aventure-se, iniciando o percurso no Forte de São Vicente, uma das principais obras militares de todo o sistema defensivo. Aqui, aproveite para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e fique a conhecer um pouco mais da história que mudou o futuro de Portugal.

. Descobrir o Centro Histórico de Torres Vedras – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Os centros históricos são por definição locais que revelam valor cultural, social e turístico. No coração de Torres Vedras, o centro histórico destaca-se como um verdadeiro tesouro, onde cada esquina conta uma história, cada rua guarda um segredo do passado e cada praça convida à sua descoberta. Convidamos a participar nesta visita guiada onde iremos desvendar alguns dos encantos escondidos desta cidade, e claro, conhecer a história e a tradição do verdadeiro ex-libris gastronómico: o Pastel de Feijão de Torres Vedras com uma visita ao interior da fábrica Benjamin!

. Visita à “Adega Mãe” e degustação de vinhos – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Deixe-se seduzir pelos segredos do vinho numa visita envolvente à Adega Mãe. Explore o coração da adega e desvende os mistérios por trás do processo de produção do vinho branco e tinto, desde as imponentes cubas de armazenamento até ao laboratório onde a magia acontece. Delicie-se com os aromas e sabores que se entrelaçam na Sala do Tempo, onde os vinhos estagiam e ganham caráter nas barricas de carvalho francês. Entregue-se ao prazer de contemplar o cenário idílico da varanda, enquanto desfruta de uma prova de vinhos que despertará todos os seus sentidos. Prepare-se para uma experiência sensorial única que o transportará ao fascinante mundo dos vinhos de Torres Vedras.

. Visita ao  Centro de Artes e Criatividade – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Prepare-se para mergulhar na magia do Carnaval através de uma visita única ao Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras. Neste espaço dedicado à celebração e à expressão artística desta festividade, os visitantes terão a oportunidade de explorar as diferentes manifestações culturais que tornam o Carnaval uma celebração tão especial em todo o mundo. Desde as cores vibrantes às máscaras elaboradas, o CAC oferece uma imersão completa no espírito festivo desta tradição secular.
Como cereja no topo do bolo, os visitantes terão a oportunidade de participar numa estimulante oficina de criação, onde aprenderão a fazer um ”cocote”, uma das mais emblemáticas peças carnavalescas. Prepare-se para uma experiência única onde a criatividade e a diversão se unem.

. Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Entre no fascinante mundo do ciclismo através de uma visita emocionante ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, onde a história da modalidade é apresentada de forma envolvente, inovadora e interativa.
Mergulhe numa viagem pela evolução da bicicleta, das suas modalidades e dos heróis que as tornaram lendárias, tanto a nível internacional como nacional. Este espaço presta uma homenagem tocante à incontornável personalidade de Joaquim Agostinho, destacando não só as suas vitórias e aventuras, mas também o seu legado inspirador. Prepare-se para descobrir memórias vibrantes e deixe-se envolver pelo fervor das competições a pedais neste espaço que celebra a paixão e a glória do ciclismo.

Visita às Linhas de TorresInscrições Encerradas
Descobrir o Centro Histórico de Torres VedrasInscrições Encerradas
Visita à “Adega Mãe” e degustação de vinhos Inscrições Encerradas
Visita ao  Centro de Artes e CriatividadeInscrições Encerradas
Museu do Ciclismo Joaquim AgostinhoInscrições Encerradas

JANTAR OFICIAL “VÊ PORTUGAL”

Local: Quinta do Páteo (Dois Portos, Torres Vedras)

19h00 – Welcome Drink

20h00 – 23h30 | Jantar Oficial “Vê Portugal” e entrega dos Prémios José Manuel Alves, e Homenagens “Turismo Centro de Portugal”

O Jantar Oficial “Vê Portugal”, presidido pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, é a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.
Serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.

NOTA: As inscrições para o Jantar Oficial “Vê Portugal” encontram-se encerradas, por já ter sido atingido o limite de inscrições.

»»»»»» DIA 05 JUNHO’24

Local: Cine-Teatro Torres Vedras
Av. Tem. Valadim, 19

09h00 I Receção e Acreditação dos Congressistas

Todos os painéis deste dia são moderados por Paulo Baldaia, jornalista e comentador.

PAINEL 03 | O TURISMO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DA PAZ

09h30 – 11 h00

A Organização das Nações Unidas reconheceu a importância do Turismo como forma de «estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, e conduz a uma maior consciência da herança de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes de diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo».

Maryna Mykhailenko, Embaixadora da Ucrânia em Portugal
Euhenia Kubakh, Diretora de Desenvolvimento na organização ucraniana “Centro das Liberdades Civis”, Prémio Nobel da Paz em 2022
Sheik Munir, Imã da Mesquita Central de Lisboa
Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima

11h00-11h30 I Coffee Break

PAINEL 04 | A “PAZ” COMO DESTINO TURÍSTICO

11h30 – 12h30  

A perceção de segurança é um dos principais drivers dos turistas no momento em que escolhem um destino turístico. Neste painel irá analisar-se os fluxos turísticos resultantes do atual contexto geopolítico, e os seus impactos no turismo nacional e regional.

Filipe Domingues, Representante em Portugal do IEP – Instituto para a Economia e Paz 
Ana Jacinto, Secretária Geral da AHRESP
Bernardo Trindade, Presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Executivo do Turismo de Portugal, IP

PAINEL 05 I A PAZ COMEÇA AQUI! FORMAS DE ESTIMULAR A COOPERAÇÃO E A COESÃO TERRITORIAL

12h30 – 13h30

A cooperação entre organizações e instituições tem um forte impacto no desenvolvimento, transferência e/ou aplicação de práticas inovadoras a nível organizacional, local, regional, nacional ou europeu. No fundo, uma forma de aproximar as pessoas, promover a cooperação e o diálogo e contribuir para a construção da paz.

Purificação Reis, Presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima
António Marques Vidal, Presidente da APECATE
Miguel Torres, Presidente da Direção da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local 
Jorge Brandão, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030

13h30 I Almoço Livre

PAINEL 06 I IMPACTOS DA GUERRA NA ECONOMIA MUNDIAL E NACIONAL

15h00 – 16h30

De acordo com o FMI, as perspetivas económicas globais sofreram um grave revés, em grande medida devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, a que acrescente o conflito Israel-Hamas. Esta crise acontece numa altura em que a economia global ainda não está totalmente recuperada dos efeitos da pandemia. Neste contexto, além do seu impacto humanitário imediato e trágico, a guerra poderá ter impactos no crescimento económico e na inflação.

João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia
D. Américo Aguiar, Cardeal e Bispo de Setúbal
Jaime Mayaki, Representante Organização Mundial do Turismo
João Duque, Presidente do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

16h30

Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal

HOTÉIS PARCEIROS DO VÊ PORTUGAL

. STAY HOTEL TORRES VEDRAS CENTRO
Praça 25 de Abril, 17
2560-285 Torres Vedras 
T.: +351 261 314 232 | Reservas: +351 261 314 232 | Grupos: +351 261 314 232
torresvedras@stayhotels.pt | www.stayhotels.pt/torres-vedras-centro
Coordenadas GPS:
39.090990, -9.259181

Poderá usufruir de 10% desconto sob a tarifa de alojamento através da promoção STAY CORPORATE.
Colocar o código “GREATCORP” para que a mesma seja viável em: https://www.stayhotels.pt/stay-corporate
Outras promoções AQUI

. HOTEL GOLF MAR VIMEIRO
Praia de Porto Novo Maceira
2560-100 Torres Vedras
T.: +351 261980800 | Reservas: +351 261980800
reservas@hotelgolfmarvimeiro.pt | www.hotelgolfmarvimeiro.pt
Coordenadas GPS:
39.179250, -9.354820

O promocode “VEPORTUGAL” dá 15% desconto sobre a tarifa em vigor (sujeito à disponibilidade do momento).
Quem pretender efectuar reserva através deste promocode, só tem de utilizar o código directamente por uma destas 3 vias:

  1. Através do site: www.hotelgolfmarvimeiro.pt
  2. Contactar telefonicamente as reservas em +351 261 280 800
  3. Enviar um mail para reservas@hotelgolfmarvimeiro.pt, referindo o promocode.

. DOLCE CAMPO REAL
Rua do Campo
Turcifal – Torres Vedras, Portugal 2565-770
T.: (351) 261 960 900
reservations@dolcecamporeal.com | guestservices@dolcecamporeal.com
www.dolcecamporeal.com

Coordenadas GPS
39.037706, -9.239256


RESTAURANTES EM TORRES VEDRAS

. Taberna 22
Rua Almirante Gago Coutinho, 5
2560-302 Torres Vedras
+351 261 338 384
+351 964888406
contacto@taberna22.com | https://taberna22.com

. Casa Primavera Restaurante
Rua Miguel Bombarda, 4
2560-353 Torres Vedras
T. 965 435 678
casaprimavera.rest@gmail.com | https://www.facebook.com/p/Casa-Primavera-Restaurante

· Patanisca – Taberna, Restaurante, Wine Bar
Rua 9 de Abril, 27
2560-301 Torres Vedras
T. 261 315 219 | 912 374 845 | 966 563 053
www.restaurantepatanisca.com

. Cervejaria O Gordo
Tel.: 261 323 079
https://www.facebook.com/cervejariaogordo

· Pizzaria San Pietro
Largo de São Pedro, 10
2560-633 Torres Vedras
Tel.: 261 098 983 | T. 918 383 008
www.sanpietro.pt

· Restaurante Átrio
Avenida 5 de Outubro, 23 A
2560-270 Torres Vedras
T. 966 624 123
https://atrio.com.pt


ONDE ESTACIONAR DURANTE O VÊ PORTUGAL – 10º FÓRUM DE TURISMO INTERNO

O evento terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras, de 03 a 05 de junho, e para garantir a sua comodidade, indicamos as opções de estacionamento disponíveis:

Parque de Estacionamento do Mercado Municipal (pago)
Horário: Segunda-feira das 08h às 20h | Terça a Quinta-feira das 07h às 21h
Coordenadas: 39°05’35.5″N 9°15’25.1″W

Parque de Estacionamento da Câmara Municipal (pago)
Horário: 08h00 às 20h00
Coordenadas: 39°05’26.6″N 9°15’24.5″W

Parque de Estacionamento Expotorres (gratuito)
Coordenadas: 39°05’39.1″N 9°15’50.9″W

Estes parques de estacionamento encontram-se próximos do local do evento para facilitar o acesso de todos.

Para mais detalhes sobre a localização de cada um dos parques, consulte o MAPA.

Esperamos por si em Torres Vedras!


Siga a página oficial do VÊ PORTUGAL NO FACEBOOK… e fique par de todas as atividades programadas para este ano.



CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE APRESENTAÇÃO DO “VÊ PORTUGAL” – 10º FÓRUM DE TURISMO INTERNO

A Turismo Centro de Portugal apresentou a 18 de abril o programa da 10.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.
Todos os pormenores foram revelados durante uma conferência de imprensa realizada em Lisboa, na qual intervieram, por parte da Turismo do Centro de Portugal, Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva, Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, além da Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.

. Veja ou reveja AQUI a sessão de apresentação do “Vê Portugal”, edição 2024.
. FOTOS PARA USO EDITORIAL AQUI


“VÊ PORTUGAL” – 10º FÓRUM DE TURISMO INTERNO NA IMPRENSA

O “VÊ PORTUGAL”, maior fórum nacional dedicado ao debate do Turismo Interno, gera anualmente grande atenção por parte dos órgãos de comunicação social.
Acompanhe as notícias e cobertura do evento, mantendo-se informado sobre todas as novidades e destaques deste debate.

. in Notícias de Aveiro Online, 28.04.2024 – Fórum Vê Portugal´, um encontro transformador

. in Link To Leaders Online, 24.04.2024 – Construir pontes: o Fórum Vê Portugal e o papel agregador do Turismo

. in Gazeta Rural Online, 24.04.2024 – Turismo Centro de Portugal promove X Fórum “Vê Portugal” de 3 a 5 de junho em Torres Vedras

. in Notícias de Coimbra Online, 21.04.2024 – Vê Portugal”: Quer participar no grande debate nacional sobre o turismo interno? É grátis!

. in Diário de Leiria Online, 21.04.2024 – “Vê Portugal” vai discutir como é que a paz tem influenciado a escolha de destinos

. in BeiraNews Online, 20.04.2024 – Setor turístico junta-se em Torres Vedras no 10.º Fórum Vê Portugal

. in Jornal de Mafra Online, 20.04.2024 – Torres Vedras vai receber o maior evento nacional sobre turismo interno de 2024

. in Torres Vedras Web Online, 19.04.2024 – Torres Vedras vai receber o maior evento nacional sobre turismo interno

. in Ambitur Online, 19.04.2024 – 10.º “Vê Portugal” quer debater a paz no turismo face ao atual contexto geopolítico

. in Notícias de Coimbra Online, 19.04.2024 – ´Vê Portugal´ vai discutir como é que a paz tem influenciado a escolha de destinos turísticos

. in JORNAL (O), 19.04.2024 – Torres Vedras reúne Especialistas em Turismo

. in Turisver Online, 18.04.2024 – De 3 a 5 de junho em Torres Vedras: “Turismo: Ponte para gerar entendimentos” é tema do 10º Fórum Vê Portugal

. in TNEWS Online, 18.04.2024 – Torres Vedras acolhe 10º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” de 3 a 5 de junho

. in Publituris Online, 18.04.2024 – 10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo

. in Opção Turismo Online, 18.04.2024 – Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” foi apresentado em Lisboa

. in NDC, Notícias Do Centro Online, 18.04.2024 – Turismo do Centro apresentou hoje o programa da 10.ª edição do Fórum “Vê Portugal”

. in Expresso Online, 18.04.2024 – Portugueses representam mais de 50% do turismo na região Centro (que se quer promover como “destino de paz”)

. in Notícias de Coimbra Online, 18.04.2024 – Turismo do Centro Vê Portugal

. in aNotícia.pt Online, 18.04.2024 – “Turismo: Ponte para gerar entendimentos” é o mote do 10.º Fórum Vê Portugal

. in Alvorada Online, 18.04.2024 – 10º Fórum ´Vê Portugal´ do Turismo Centro de Portugal vai decorrer em Torres Vedras entre 3 e 5 de Junho

. in Revista Festa Online, 18.04.2024 – Torres Vedras vai receber o Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” de 3 e 5 de junho

. in Diário de Aveiro Online, 18.04.2024 – ‘Vê Portugal’ vai discutir como é que a paz tem influenciado a escolha de destinos

. in Diário de Viseu, 18.04.2024 – O papel do turismo em tempo de guerra

. in Diário de Leiria, 18.04.2024 – “Vê Portugal” vai discutir como é que a paz tem influenciado a escolha de destinos

. in Diário de Coimbra, 18.04.2024 – Vê Portugal reflete sobre a paz e o turismo

BOM FÓRUM A TODOS!