Quem disse que o inverno não pode ser divertido? Pode sim!

Numa seleção do muito que há para descobrir, propomos-lhe alguns vídeos com roteiros do Centro de Portugal, para ver em família e sonhar com os dias de primavera. Pequenos filmes que vão inspirá-lo a planear a próxima escapadinha. Teasers com propostas a realizar nas diferentes geografias que compõem este território.

No campo, sugerimos aventurar-se nos imensos percursos pedestres e cicláveis que há para explorar. Já nas cidades, propomos ir à descoberta da arte urbana e contemplar as obras das nossas artistas projetadas nos edifícios ou, simplesmente, descobrir mais sobre a História de Portugal.

Nas nossas propostas de roteiro, não vai ficar indiferente à nossa gastronomia, plena de cores, sabores e texturas únicas, inspirada nos produtos endógenos do Centro de Portugal.

Recoste-se, relaxe e desfrute do passeio!

1| Sabores que nos inspiram

Venha deliciar-se com os sabores genuínos do Centro de Portugal, numa região onde a diversidade do seu território, do mar à serra, deu origem às iguarias singulares que fazem parte do roteiro gastronómico português. Um património de práticas culinárias ancestrais transmitidas de geração em geração.

2 | Turismo Militar é no Centro de Portugal

O Centro de Portugal é particularmente rico em locais marcantes na História militar do país. Ao longo de 900 anos, foram muitos os momentos em que o melhor dos portugueses veio ao de cima em batalhas na região. Chegou o momento de partir à descoberta dos locais que marcaram a nossa História no Centro de Portugal.

3 | Caminhadas junto à Lagoa

Junte-se a nós nesta caminhada ao longo do mais extenso sistema lagunar da costa portuguesa e escolha um dos muitos percursos pedestres que Óbidos tem para lhe oferecer: PR1 Parque da Vila, PR2 Parque Desportivo, PR3 Ecovia do Arnóia, PR5 Rota das Poças e PR6 Trilho dos Patos Reais, todos eles marcados por uma fauna e uma flora riquíssima. 

4 | Turismo de Negócios do Centro de Portugal

Muito perto dos principais centros de decisão, mas afastado o suficiente para poder usufruir de experiências únicas, o Centro de Portugal é a escolha certa para as empresas que privilegiam a qualidade de vida dos seus trabalhadores.

5 | Turismo Ativo e Desportivo

Cenário das mais deslumbrantes paisagens naturais, o Centro de Portugal é o território ideal para os adeptos do turismo ativo e desportivo… que são cada vez mais! Descubra as centenas de quilómetros de percursos pedestres e cicláveis e vá à descoberta dos melhores spots para surfar e fazer escalada. 

6 | Passadiços da Ria de Aveiro

Desafiamo-lo para uma caminhada a pé ou de bicicleta, sozinho ou em família. Ao nascer ou ao pôr do sol, as opções são muitas nos Passadiços da Ria de  Aveiro. Um percurso com várias distâncias, todos elas com o cenário das margens dos canais, dos esteiros e dos sapais da Ria. 

7 | Dormir na aldeia de um Pastor

Propomos-lhe ir à descoberta da Serra da Estrela e acompanhar o dia a dia de um pastor de tarro e manta. Poderá até dormir numa aldeia, acompanhar a faina da pastorícia e conhecer a história da ovelha bordaleira, ovino de cor castanha ou branca, e que nos dá o queijo e o burel desde os tempos ancestrais.

8 | Três dias de experiências na Beira Baixa

Desafiamo-lo a fotografar a Aldeia de Penha Garcia, Monsanto, Oleiros ou Penamacor e mergulhar nas encantadoras praias fluviais. Visitar as acolhedoras Aldeias de Xisto e provar a maravilhosa gastronomia desta região. Três dias e três experiências…!

9 | Vamos preencher uma tela em branco na Região de Dão Lafões

Junte-se a nós e venha descobrir a região Viseu Dão Lafões, numa vista que começa no núcleo urbano de Viseu, local do antigo castelo e onde se localiza a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco e a Igreja da Misericórdia.

10 | Caminhar em Vila Nova de Poiares

Venha explorar a rede de percursos pedestres do concelho de Vila Nova de Poiares: Viver o Alva, Ribeira de Poiares e Serra do Carvalho, num total de 30 quilómetros. Uma oportunidade de conhecer paisagens únicas de rara beleza natural.

Mantenha o espírito.
O Centro de Portugal continua aqui, à sua espera.


Artigo em permanente atualização.
Envie os seus contributos ou sugestões para comunicacao@turismodocentro.pt e conheça estes e outros vídeos na nossa página de Youtube.