Património/Oeste/Óbidos

Vila de Óbidos: Detalhes de Rainha e Outros Encantos

Quando se pensa num lugar para fazer um passeio de mãos dadas, passar um dia ou noite romântica e, até, casar, esta Vila tem de constar das primeiras da lista! Não tivesse sido dada várias vezes como prenda de casamento, pelos reis portugueses às suas rainhas.

O seu castelo, os doces e artísticos chocolates, as infindáveis páginas dos seus livros, as varandas floridas, a calçada, as muralhas do castelo e a arquitetura das casas térreas têm sido inspiração para artistas e casais de namorados que chegam à vila medieval de Óbidos de coração aberto.

Tempos de lazer na natureza

Situada na região Oeste, a vila está envolvida por uma extensa área rural e bonitas praias. A 15 minutos encontra Peniche, mas a Nazaré e São Martinho do Porto também lhe são próximas. A menos de uma hora, para sul, está Lisboa.

Na Lagoa de Óbidos, com 6 km de comprimento e até 1,5 km de largura, a aproximação do oceano fica junto à Foz do Arelho (próxima do centro das Caldas da Rainha) e convida à prática de atividades náuticas como vela, canoagem, stand up paddle, windsurf e kitesurf, bem como a apanha de bivalves. Alguns barcos a motor também passeiam na Lagoa. À sua volta encontra a praia de Covões (selvagem), a praia d’El Rei (rodeada por empreendimentos imobiliários de luxo) e a praia do Bom Sucesso, ideais para quem gosta de sossego. Se quer dar os primeiros passos no birdwatching, experimente reparar nas aves que aqui habitam ou fazem uma pausa durante a migração pós-nupcial.

Se gosta de andar de bicicleta ou a pé, numa hora ou em três (respetivamente), é possível ir da praia do Bom Sucesso à Vila de Óbidos pela eco-via Várzea da Rainha. Pelo caminho, observe com encanto a natureza que ali vive. Se aprecia aves, o percurso pedestre dos Patos Reais irá encantá-lo. Se prefere caminhar pela História, siga o percurso do Ninho da Cegonha.

Adeptos do golfe têm igualmente neste destino, das melhores referências da Europa, campos de golfe com uma vista fabulosa sobre o Oceano Atlântico.

Festivais com sabor, arte e um toque internacional

Dentro e fora das muralhas do castelo decorrem, todos os anos, o Festival Internacional de Chocolate (março/abril), o SIPO – Festival Internacional de Piano (verão), o Mercado Medieval (julho/agosto) e o Vila Natal (dezembro), eventos que atraem muitos visitantes e famílias para saborear autênticas esculturas artísticas, ouvir e aperfeiçoar os seus dotes musicais, visitar outros tempos com que só se cruzaram na escola e sentir a magia do Natal. Também nesta Vila se acolheu o FOLIO – festival literário internacional que promove a criatividade, a educação e a literacia, através de “viagens” que dão que falar.

À volta de Óbidos, marcam presença o Aqueduto da Usseira, o primeiro sistema de abastecimento de água de Óbidos, mandado construir em 1573 por D. Catarina, mulher de D. João III; também não ficará indiferente ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra, situado fora das muralhas do castelo; ainda dentro das muralhas, a Igreja de São Pedro (onde está sepultada a pintora Josefa de Óbidos) e tantas outras que abençoam a vila, todos estes lugares merecendo a sua visita tranquila.

Percorrer estas ruas é viver dentro de um quadro vivo, enfeitado de flores.

Fique para almoçar uma caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, acompanhada de um bom vinho de Gaeiras e terminando com uma sobremesa local, os pastéis de Moura ou as trouxas de ovos. Não esqueça a sua ginjinha em copo de chocolate e beba-a com doçura.

Depois, percorra as muralhas do castelo de uma ponta à outra, aprecie os telhados e alpendres das casas brancas que ali vivem protegidas há séculos e sinta-se especial como as Rainhas que tão bem embelezaram este território que lhes foi oferecido com amor há séculos atrás.

A Vila de Óbidos está à sua espera todo o ano com eventos imperdíveis.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Covilhã, uma cidade serrana muito especial

explorar
Património

Coimbra, uma cidade de muito encanto

explorar