Vinhos de Lisboa

No Oeste, encontramos uma das maiores regiões vinícolas nacionais, terra de vinhos requintados, encorpados de aromas fortemente influenciados por uma costa banhada pelo Atlântico e pelas características do seu solo.

Os vinhos desta região são conhecidos pela sua qualidade e diversidade. Entre eles destacam-se os intensos vinhos tintos de aromas distintos, os brancos de aromas frutados e mais recentemente, os espumantes.

Esta diversidade deu origem à Zona Vitivinícola de Óbidos, bem como à Zona Vitivinícola de Alenquer, Arruda e Torres. A qualidade e genuinidade dos processos de produção destes vinhos é atestado pelos selos de Denominação de Origem Controlada (DOC).

Ainda na Região Oeste, não deixe de conhecer os vinhos DOC das vinhas ditas leves, isto é, de baixo teor alcoólico, e a Aguardente Vínica da Lourinhã, um dos produtos regionais típicos da zona Oeste, e a única no país sob a Denominação de Origem Controlada.

Rota do Vinho – Percursos do Oeste

Na sua busca pelos melhores vinhos da região, não deixe de percorrer a Rota da Vinha e do Vinho de Oeste. São muitos os circuitos à sua disposição, levando-o a conhecer desde os trilhos do Duque de Wellington e da guerra peninsular, até ao espírito medieval do Mosteiro de Alcobaça.

Qualquer itinerário nessa região deverá começar invariavelmente por uma visita ao Museu do Vinho, em Alenquer.

Aqui poderá conhecer um pouco da história e tradição do vinho desta região e provar este verdadeiro néctar dos deuses desta região. Transforme esta experiência em algo ainda mais inesquecível e visite uma das várias quintas da zona Oeste. À sua espera estão as tradicionais provas de vinhos e, inclusive, experimentar algumas das atividades associadas à produção do vinho, como a vindima.

Deixe-se encantar pelos excelentes vinhos desta região, degustando-os individualmente ou, porque não, como acompanhamento para as iguarias típicas da gastronomia saloia: dos saborosos peixes grelhados, até aos intemporais doces conventuais.