Dispersas entre áreas montanhosas da região Centro, geralmente a 400 e 700 metros de altitude, poderá encontrar as afamadas vinhas do Dão.
Estas vinhas, cultivadas em solos xistosos ou graníticos e protegidas dos ventos provenientes do Atlântico pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, dão origem a alguns dos melhores vinhos de Portugal.
Nesta região, a segunda a ser demarcada em Portugal, em 1908, encontrará uma grande diversidade de castas, como a Alfrocheiro, Bastardo ou Touriga Nacional, em termos de castas tintas, ou a Barcelo, Encruzado ou Terrantez, nas castas brancas. Esta diversidade, associada aos fatores edafo-climáticos da região, técnicas de produção empregues e saber das suas gentes, resulta num vinho de grande qualidade e apreciado em todo o país.
Na verdade, são muitos os vinhos a provar aquando da sua visita à região do Dão, cada um com características muito próprias.
Os tintos, aveludados e encorpados, têm um sabor complexo e aroma de frutas maduras. Os brancos são suaves e frescos, apresentando um odor frutado. Os rosés, leves e refrescantes, têm um aroma frutado e floral. E, por fim, os espumantes, elegantes e de bolha fina, são frescos e de aroma de frutas.
Para degustar os seus vários vinhos e, em simultâneo, conhecer um pouco da tradição e cultura relacionada com a produção de vinho nesta região escolha um dos vários itinerários ao seu dispor, com passagem obrigatória pelo Solar do Vinho do Dão (Viseu) e pelas adegas produtoras, que se espalham pelos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas, Tondela, Sátão, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Carregal do Sal.
Por isso, deixe-se maravilhar pelo mundo de aromas e sabores dos vinhos do Dão e descubra tudo o que esta região vinícola tem para oferecer a quem a visita.
Comissão Vitivinícola do Dão
Solar do Vinho do Dão
Rua Aristides Sousa Mendes, Apartado 10
3501-908 Viseu
Como chegar
Telefone: +351 232 410 060
E-mail: info@cvrdao.pt
Website: www.cvrdao.pt