Assinala-se a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus!

Este ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançaram como lema dos festejos: “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, para combater o decréscimo da procura pela cultura, um dos setores mais afetados, e do reduzido número de visitantes provocados pela crise pandémica.

O ICOM e a DGC apelou aos Museus para que fossem pensadas novas estratégias e soluções para tornar estes espaços ainda mais atrativos, e que fosse feita uma reflexão sobre a hipótese de adotar modelos híbridos para desfrutar da cultura e estar a par das tendências do futuro.

Este dia, festeja-se desde 1977, e tem como objetivo alertar para a importância dos Museus enquanto espaços que “guardam, estudam e expõem o Património da Humanidade”.

Esta data lembra-nos da importância da Arte, Cultura e História para a sociedade. Neste dia, vários Museus têm entrada gratuita, atividades diversas, oficinas e workshops criativos e, ainda, horário alargado.

Aceite o nosso desafio e celebre este dia com uma programação diferente no Centro de Portugal!

Deixamos-lhe agora algumas sugestões.

// Ria de Aveiro

Passe o dia a Brincar com “Jogos Tradicionais” ou “Jogos Majora”, recupere o património e desfrute de uma flute de espumante num museu até mais tarde

MUSEU DE AVEIRO – SANTA JOANA

O Museu de Aveiro- Santa Joana está a organizar pelas 11h00 uma visita temática “Santa Joana – um património imaterial de Aveiro” (com inscrição obrigatória). Pelas 15h, terá oportunidade de visitar o laboratório de conservação e restauro do Museu sob o mote “Recuperar o património – garantir o futuro”, também mediante pré-inscrição. Ao final do dia, por volta das 18h a programação sugerida consiste num “Roteiro do invisível”, pelas Ruas de Aveiro. Saiba mais aqui.

MUSEU DA FUNDAÇÃO DIONÍSIO PINHEIRO E ALICE CARDOSO PINHEIRO
O Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, neste dia, estará aberto em horário alargado, até às 22h, podendo ainda desfrutar de uma flute de espumante e da entrada gratuita. Reserve o seu bilhete através de: conservador.museu@fundacaodionisiopinheiro.pt; cultura@fundacaodionisiopinheiro.pt ou T. 234 623 720

MUSEU DO BRINCAR – VAGOS
O Museu do Brincar, em Vagos tem preparadas muitas atividades lúdicas para celebrar este dia no Museu e a Brincar!
Durante o dia, das 10h00 às 18h00 poderá participar em “Jogos Tradicionais” portugueses que fazem parte de um acervo cultural que define também a identidade e faz parte da história e das memórias do nosso país.
Das 10h00 às 16h00 pode divertir-se com vários “Jogos Majora” – uma marca de jogos para todos, não interessa se tem 5 ou 95 anos.
A “Oficina a Rolar” – convida todos a aprender a construir carrinhos de rolamentos em madeira. Esta atividade tem início às 10h30 e só termina às 16h30.
Das 10h00 às 22h00 será convidado a descobrir porque é que o biskinho dessarumou o Museu e o que é que aconteceu, através da atividade “Só podia ser o biskinho”.
Pelas 19h00, a proposta intitula-se “Do sonho à realidade” – É altura de descobrir quem sonhou com o Museu do Brincar, como levou o sonho à realidade e quais as emoções presentes neste projeto. Às 21h00 tem início a iniciativa “Colorir os Sons” – Onde com a luz negra e um ambiente musical, é convidado a dar asas à imaginação e viver novas experiências.
Saiba mais informações através do contacto: geral@museudobrincar.com

// Região de Leiria

Escreva um conto, uma crónica ou um poema inspirado num Museu, tenha a oportunidade de experimentar uma aula de acordeão e concertina, vá a um workshop de Papel Marmoreado e assista a exposições temáticas.

AGROMUSEU MUNICIPAL DONA JULINHA
O Agromuseu Municipal Dona Julinha estará aberto para o receber entre as 14h30 e as 17h00. Aqui será convidado, primeiro, a realizar uma visita aos peculiares espaços como o celeiro, a adega, o pátio do lagar, a eira, o pátio dos animais, a casa da salgadeira, a casa do forno, a horta pedagógica e a deixar inspirar-se pelo ambiente e vivências agrícolas e, posteriormente, escrever um conto, uma crónica ou um poema. Este convite é extensível a todos aqueles que tenham gosto por escrever (incluindo as escolas). Não necessita de redigir o seu texto no próprio dia, usufrua desta experiência com calma, apenas deixe na receção o seu nome e um contacto.

MUSEU MUNICIPAL DE ALVAIÁZERE
O Museu Municipal de Alvaiázere terá uma programação especial. Às 10h00, através da sua página de Facebook poderá assistir a uma visita virtual à exposição “Tempo, espaço e memória”. Na zona exterior do Museu, é também convidado a participar numa aula de acordeão e concertina dada pelo professor Bruno Gomes. À hora de almoço, em parceria com a ETPSICÓ será também transmitido na página de Facebook do Museu um programa de Cozinha com chícharo, onde lhe é explicada uma forma simples de cozinhar esta iguaria. A par desta programação especial, também poderá, mediante inscrição, visitar o Museu Municipal de Alvaiázere.

O MlIlMO- Museu da Imagem em Movimento – LEIRIA
Pelas 10h30, o Museu irá realizar visitas guiadas especialmente para as escolas.
A partir das 15h00 e até às 20h00, as visitas guiadas são também feitas virtualmente à exposição “Identidade Territorial Imaginário Visual da Região”. Necessita de se inscrever em: mimose@cm-leiria.pt  ou 244 839 675.

MUSEU DO MOINHO DE PAPEL – LEIRIA
O Museu do Moinho de Papel, de manhã das 10h00 às 14h30, convida a comunidade a vir experimentar um workshop de Papel Marmoreado. As inscrições são feitas em: moinhodopapel@cm-leiria.pt ou T. 244 839 672.

MUSEU DE LEIRIA
O Museu de Leiria, para celebrar esta data, irá realizar duas visitas online: uma às 10h00 ao Museu em 3D e a outra às 10h30 à Exposição “Plasticidade”. Às 14h30 tem início o momento “O Ponto do Conto”, por Luís Mourão e acompanhado pela música do CaosArte. O dia não termina sem a apresentação online da publicação “Plasticidade- Uma História dos Plásticos em Portugal”.
Para mais informações contacte: museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 628.

// Médio Tejo

Simule que está a conduzir uma locomotiva elétrica, finja que é um “Sherlock Bones”, observe aguarelas ou faça um peddy paper pela cidade.

MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO – ENTRONCAMENTO
O Museu Nacional Ferroviário,no Entroncamento celebra também neste dia o seu 6º aniversário e irá aproveitar esta ocasião para inaugurar a nova loja do Museu, bem como duas salas expositivas: a Sala dos Compressores onde passaram a estar expostas máquinas que integraram o espaço oficinal da CP na Figueira da Foz e a Sala dos Simuladores onde o visitante terá um contacto mais direto com os sistemas de controlo e segurança mais básicos e essenciais da condução de uma locomotiva elétrica, tendo como cenário o troço da linha do Norte entre o Entroncamento e Pombal.
Será igualmente possível visitar, a partir deste dia, o Museu de forma híbrida. No entanto as portas também estarão abertas das 10h00 às 18h00 de forma gratuita.
No dia 19, das 10h00 às 12h00 poderá também assistir a um webinar com tradução em Língua Gestual Portuguesa sobre o tema: “A pandemia veio sublinhar a importância do digital para a relação dos museus com os seus públicos: Desafios, ameaças e oportunidades”.
Saiba mais aqui.

MUSEU MUNICIPAL CARLOS REIS – TORRES NOVAS
Em Torres Novas, no Museu Municipal Carlos Reis, entre as 9h00 e as 17h30 poderá assistir a uma mostra de trabalhos de artistas locais do Coletivo 249, com a presença dos próprios artistas, no átrio da escadaria do Museu.
Pelas 10h00, tem lugar a oficina educativa destinada ao ensino pré-escolar “O visível do invisível”, de Anabela Mota e às 14h00 uma oficina educativa a partir da coleção osteológica, destinada ao ensino secundário, designada “Sherlock Bones”.


MUSEU AGUARELA ROQUE GAMEIRO – ALCANENA
O Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Alcanena irá realizar uma visita temática gratuita à exposição “A Figura da Mulher na obra de Roque Gameiro”, dado que a figura feminina surge diversas vezes nas suas aguarelas. Os seus visitantes poderão, desta vez, observar a inspiração do aguarelista português de referência nas pinturas com a figura da Mulher- a covana, umas vezes sozinha, outras junto do Homen- o covano. Para mais informações, contacte T. 249 841 292.

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM – CASA DO ADMINISTRADOR
O Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador estará aberto ao público de forma gratuita e, pelas 10h00 poderá participar num “Peddy Paper” pela cidade, organizado pelo Município.
Para mais informações, contacte: T. 249 540 900 ou museu@cm.ourem.pt

// BEIRA BAIXA

Desfrute de um Quinteto de sopros, conheça o ciclo do bicho da seda e aprecie uma exposição de fotografia.

MUSEU CARGALEIRO – CASTELO BRANCO
O Museu Cargaleiro irá celebrar este dia com um programa especial.
Os visitantes são convidados a registarem através de uma fotografia, desenho ou reflexão, a obra da coleção da fundação que mais apreciaram. Ao longo da visita guiada, às 18h00, irão encontrar na exposição códigos QR, com registos fotográficos e outras curiosidades partilhadas pelo artista.
O Serviço Educativo estará a dinamizar das 11h00 às 17h00, a atividade “Estend´Arte”,
na praça Manuel Cargaleiro, destinada ao público escolar, com destaque para práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Este dia termina com um momento musical do Quinteto de sopros DRAGGA Ensemble, às 19h00.

MUSEU DA SEDA – CASTELO BRANCO
O Museu da Seda, convida todos os visitantes a conhecerem o ciclo do bicho da seda, com entrada gratuita no Museu.

MUSEU DO CANTEIRO – CASTELO BRANCO
O Dia Internacional dos Museus será comemorado no Museu do Canteiro com a abertura da exposição de fotografia da autoria de Pedro Inácio intitulada de “As águas correm do passado para o presente”, pelas 16h30.

// OESTE

Assista a um recital de cantigas sefarditas medievais, a um concerto em tributo a Astor Piazzola e descubra as diferenças na fachada do Mosteiro de Alcobaça.

O Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras irá dar a conhecer neste dia, ao seu público uma parte do seu acervo e também irá realizar uma atividade lúdica. As visitas serão mediante inscrição prévia (T. 261 310 484 ou museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt) e estão previstas para as: 10h30, 12h00, 14h00, 15h30, 17h00 e 21h00.
Pelas 21h30, ligue-se à página de Facebook do Museu Municipal Leonel Trindade, e assista à transmissão de um recital de cantigas sefarditas medievais, gravado no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, onde Eduardo Ramos acompanhado por Riago Rego (darbuka e bendir) homenageiam a interculturalidade e convivência pacífica de judeus, cristãos e árabes durante o período medieval em Torres Vedras.

MUSEU DO VINHO – ALCOBAÇA
O Museu irá realizar um concerto em tributo a Astor Piazzola, com a participação de Mário Marques (saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão), como forma de inaugurar as obras de remodelação da Destilaria e da Adega dos Balseiros, agora com capacidades para também receber eventos e exposições. Neste dia, as visitas guiadas são temáticas e gratuitas!
À noite, assista aqui ao concerto por volta das 21h00.

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA
O Mosteiro de Alcobaça, terá iniciativas online e presenciais para celebrar este dia. Poderá assistir ao documentário/filme “Os artefactos arqueológicos contam histórias”, no âmbito do Projeto de Divulgação da Coleção de Arqueologia do Espólio Vieira Natividade (Parceria DGPC/ Mosteiro de Alcobaça e UNIARQ – Faculdade de Letras de Lisboa) e poderá também descobrir as diferenças na fachada do Mosteiro de Alcobaça.
Neste dia, as visitas serão gratuitas e especialmente orientadas para “A Sacristia Nova como Unidade Museológica” das 10h00 às 16h30. Às 15h00, a visita será com base n’ “A Alegoria da Sala dos Reis”.
Contacte o Mosteiro para se inscrever: visitas@malcobaca.dgpc.pt

// Viseu Dão Lafões

Numa visita dedicada a Vasco Fernandes, descubra o novo Museu Municipal, “refotografe” Viseu ou visite os Museus expostos nas ruas do Sátão.

MUSEU NACIONAL GRÃO VASCO – VISEU
No Museu Nacional Grão Vasco, este dia celebra-se logo de manhã, a partir das 9h00, com a campanha de rua “O Museu é Meu” que tem como objetivo aproximar este Museu de novos públicos. Às 10h00, tem início uma visita guiada subordinada ao tema “A Construção de uma Imagem”. Pelas 14h30, poderá assistir a uma visita guiada dedicada exclusivamente ao pintor Vasco Fernandes – “Vasco Fernandes o pintor de Viseu”.

MUSEU KEIL AMARAL- PESSOAS, ARTE, COLEÇÕES – VISEU
Nesse dia, abre portas um novo Museu Municipal, o Museu Keil Amaral- Pessoas, Arte, Coleções na Casa da Calçada.  Poderá assistir ao momento da inauguração através da página de Facebook do Município, pelas 18h00.
Neste Museu estará exposto todo o percurso de vida de treze pessoas das últimas cinco gerações dos Keil Amaral, peças de alfaiataria, ourivesaria, pautas e instrumentos musicais, mobiliário, ilustrações, e muitos outros objetos de Giuseppe Cinatti, Francisco, Luís, Maria, Alfredo e Leonor Keil família notável que se destacou pela sua ligação à Arte, desde a cenografia, arquitetura, pintura, escultura, alfaiataria, música, história da Arte, poesia e prosa e até mesmo bailado.
As visitas guiadas ao público decorrerão pelas 20h00 e 22h30. Inscreva-se já pois a lotação é reduzida. Pode fazê-lo através dos seguintes contactos: museukeilamaral@cmviseu.pt.

REFOTOGRAFAR VISEU
O Museu de História da Cidade em conjunto com a Imagoteca Municipal de Viseu lançam um desafio às famílias. Este desafio, consiste em partir pelas ruas do Centro Histórico da cidade numa aventura de refotografar a imagem de antigas fotografias da cidade. O Museu dispõe de um kit com instruções para o auxiliar a recuperar enquadramentos antigos de uma Viseu renovada, ou reimaginada.
No final, pode partilhar as suas fotografias nas redes sociais com as hashtags #imagotecadeviseu e #refotografarviseu ou então enviá-las para o e-mail imagoteca.viseu@gmail.com

NO SÁTÃO, OS MUSEUS SAEM À RUA!
De 18 até 21 de maio, no Sátão os “Museus Saem à Rua” e muitas das suas obras de arte estarão expostos em edifícios públicos como os espaços da Câmara Municipal, da Casa da Cultura e também da Piscina Municipal. Qualquer satense que passe por estes espaços nestes dias irá reconhecer e cruzar-se com esculturas e pinturas da Casa Museu Camila Loureiro, achados arqueológicos do Museu Municipal de Gulfar e quadros do futuro Museu de Arte Naif, em Pedrosas. Deste modo, os munícipes estarão mais próximos dos museus e serão seduzidos a conhecer e a admirar uma parte do acervo existente, pertencente ao Município de Sátão.

// Região de Coimbra

Conservar e Restaurar o Património numa tarde e reinventar a partilha de sentimentos.

MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO – COIMBRA
Durante todo o dia, das 10h00 às 18h00, o Museu irá prestar uma homenagem a todos os seus funcionários. “O que vemos nós?”, irá compilar num só vídeo os testemunhos dos funcionários do Museu, a partir da evocação sensorial em torno de uma peça escolhida.
Pelas 14h00 e com fim marcado pelas 17h00, poderá participar numa ação de “Conservação e Restauro- os objetos e o tempo”
de um grupo de peças (pintura e escultura) em espaço acessível e em articulação com os públicos.
Também pelas 14h30h e até às 16h00, o Museu está a preparar uma visita temática especial dedicada exclusivamente a profissionais de saúde.

MUSEU DA ÁGUA – COIMBRA
O Museu da Água conta com a leitura do conto “Se eu fosse uma árvore”, de Milu Loureiro onde pelas 16h30 se vão “Recortar Palavras” recuperando e reinventando a forma de partilhar sentimentos, emoções, desejos e sonhos, através de uma vertente mais empática, humanista e também ecológica. As inscrições serão através do mail: ma@aguasdecoimbra.pt

FIGUEIRA DA FOZ
Visite o Museu Municipal Santos Rocha, o Núcleo Museológico do Mar, O Núcleo Museológico do Sal, o Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos ou assista a “Mulher”, uma peça do figueirense Miguel Babo. A entrada é gratuita.

NA LOUSÃ, a programação para o dia será a seguinte:

// Serra da Estrela

Vá à rua do Comércio e veja o Museu por aí espalhado ou faça um percurso itinerário pela Covilhã e Cidade-Fábrica.

MUSEU DA GUARDA
O Museu da Guarda preparou para 18 a 21 de maio, uma iniciativa pela Rua do Comércio – “O Museu vai à Rua do Comércio”, que envolve também muitas lojas dessa rua. A iniciativa será inaugurada às 15h00 e tem como objetivo expor de uma forma diferentes algumas obras selecionadas do acervo do Museu, promovendo outros caminhos de reflexão e observação de bens culturais, obras pictóricas e escultóricas. Pelas 18h00 poderá também assistir a um momento de animação musical com os alunos do Conservatório de Música de São José da Guarda.

MUSEU DOS LANIFÍCIOS DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR – COVILHÃ
O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, irá assinalar este dia através de: visitas gratuitas na Real Fábrica de Panos e na Real Fábrica Veiga (10h00-13h00 e 14h30-18h00), bem como as visitas guiadas às 11h00 e às 15h00, um percurso pedestre ao ar livre pelo Património Industrial da Ribeira da Goldra, um itinerário da Covilhã e Cidade-Fábrica pelas 10h30 e ainda, por volta das 15h00 e com a duração de uma hora, um seminário online sobre o conceito de “Museu Expandido”, conceito em construção que convida os museus para a perceção do território a propósito da candidatura da Covilhã “A Cidade Criativa da UNESCO”. Saiba mais aqui.

Celebre este dia num dos Museus do Centro de Portugal. Assista às iniciativas online, às visitas guiadas ou temáticas, às exposições, a espetáculos de teatro, dança ou música, workshops, palestras e webinares de forma gratuita. A cultura é segura!

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)