A próxima edição do Festival ART&TUR, este ano na Lousã, será um marco relevante nesta trajetória ascendente de 17 anos a apoiar o audiovisual e o turismo. É uma edição que pretende exaltar os valores da natureza, da ecologia, da vida saudável, da criatividade, bem como dos desafios da inteligência artificial e das alterações climáticas, e ao mesmo tempo apelar a um espírito de maior abertura em relação de outros povos que, embora diferentes de nós, são dignos da nossa admiração.

Assim, brindaremos o público com uma programação muito rica e diversificada, organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, que são antecedidas por interessantes mesas redondas. Os títulos das sessões são bem elucidativos dos temas a abordar. Por exemplo, na vertente cultural merecem destaque os temas: “Dia Mundial da Oliveira”, “Morabeza”, “Antes Pastor no campo do que Ovelha na cidade”, “Gastronomia – Ponte cultural para o mundo”, “A criatividade anda à solta” e “O Outro é Nosso Irmão”. Mais ligados às tecnologias são os temas: “O futuro do audiovisual na era da inteligência artificial” e “Net zero roadmap for tourism and audiovisual – driving climate action”.

Em complemento às sessões temáticas de filmes da short list, previamente selecionados pelo júri internacional, o Festival ART&TUR 2024 inclui na sua programação três iniciativas da sua própria autoria: o Art&Factory, que já vai na 7 edição; o Art&Storytelling, que surge pela 1ª vez, e o Blogging Lousã, que se realizará pelo 4º ano consecutivo.

O Art&Factory é uma competição de equipas de criativos que vêm de vários países e que na semana anterior ao festival irão realizar os seus filmes sobre a Lousã, para serem exibidos em estreia, na semana seguinte, durante o festival e perante o júri internacional. Realizado com excecional sucesso em anos anteriores, espera-se este ano uma nova vaga de brilhantes filmes originais. O Blogging Lousã 2024, à semelhança das edições anteriores (Blogging Aveiro 2021; Blogging Ourém 2022; Blogging Caldas 2023) premiará a melhor produção de bloggers sobre a Lousã. Por fim, o Storytelling, que apresenta como iniciativa inédita, ainda em fase de gestação, mas cujos frutos estarão disponíveis no dia de abertura do Festival: após 6 sessões de master classe orientadas por experientes cineastas, os 13 competidores inscritos irão criar as suas estórias e produzir os seus vídeos sobre as Aldeias do Xisto.

Estamos todas na expectativa para ver o que daí sairá! Por todas estas razões convisamo-vos a comparecer no ART&TUR. Entre os dias 22 e 25 de Outubro no Teatro Municipal da Lousã!!

Saudações entusiastas.”

Francisco Dias

Diretor e Fundador do ART&TUR

INSCREVA-SE JÁ!!

Sobre o ART&TUR

Desde a sua primeira edição em 2008, em Barcelos, o Festival ART&TUR cumpre com eficácia a sua missão de promover, a nível nacional e internacional, as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e, reciprocamente, apresentar aos portugueses as melhores produções audiovisuais de turismo a nível mundial.

O Festival ART&TUR é reconhecido consensualmente como um dos eventos de promoção audiovisual do turismo de maior prestígio a nível mundial. Para se ter uma ideia aproximada da repercussão que teve o Festival ART&TUR a nível internacional, basta mencionar um facto: três importantes festivais de cinema de turismo em outros países (nomeadamente o Terres Travel Awards em Espanha, o International Tourism Film Festival Africa Award na África do Sul e o Japan’s World Tourism Film Festival no Japão) realizaram as respetivas edições a partir da transferência Know-how do Festival ART&TUR.

Como foro internacional de troca de experiências, o Festival ART&TUR obteve um alto reconhecimento mundial, mercê da qualidade dos filmes que distingue anualmente, e da sua participação ativa no Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, uma na rede global que organiza o circuito mundial de festivais de cinema de turismo, e que elege anualmente os melhores filmes de turismo a nível mundial.

Para além da sua participação no CIFFT, o Festival ART&TUR mantém alianças bilaterais com festivais similares de diferentes países, nomeadamente: Terres Catalunya (Espanha); Natourale (Alemanha); JWTFF (Japão); Tourfilm Zagreb (Croácia); Festival Internacional de Cine de Turismo de África (Sul de Africa); Premios Deauville Green (França), Ocean Film Festival (Portugal).

As 10 primeiras edições do ART&TUR tiveram lugar na Região Norte, sempre com um balanço muito positivo em termo de notícias. Por exemplo, de acordo com os dados da CISION, o desempenho mediático da 9ª edição do Festival ART&TUR em 2016 foi de 3,2 milhões de euros, um valor 40 vezes superior ao seu orçamento. A isto acresce o facto de cerca de 70% a 90% do orçamento do Festival reverter para a economia da região e do município anfitrião, sendo dada preferência aos prestadores de serviços estão aí sediados.

A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR foram transferidos para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC), numa reorientação estratégica que envolveu um acordo entre a CPFC e a ER Turismo Centro de Portugal, passando o Festival ART&TUR a realizar- se na Região Centro, com carácter itinerante, sempre em diferentes concelhos do Centro de Portugal.

ART&TUR Leiria 2018

Assim, depois de uma década na Região Norte, a 11ª edição do Festival ART&TUR realizou- se na cidade de Leiria, com um sucesso notável. Neste ano, o ART&TUR surge reforçado e com novas dinâmicas que tornam este evento ainda mais marcante. Destaque para uma iniciativa inédita: o ART&FACTORY, um evento paralelo que consiste numa competição criativa para profissionais de audiovisual de qualquer país. Pautando a sua ação por um conjunto de regras comuns, as equipas concorrentes são desafiadas a produzir filmes originais num curto período de seis dias, para serem apresentados em estreia no Festival perante o júri internacional. O ART&FACTORY 2018, em que participaram seis equipas

internacionais (Japão, Brasil, África do Sul, Paquistão, Índia, Países Baixos), foi dedicado às Aldeias Históricas e às Aldeias do Xisto.

ART&TUR Torres Vedras 2019

A 12.ª edição do Festival ART&TUR, em 2019, teve lugar na cidade de Torres Vedras, sendo esta, provavelmente, a edição mais internacional e impactante da história do Festival (a posterior quebra relativa da curva ascendente deveu-se exclusivamente à pandemia mundial). Nessa edição, a organização do festival optou por repetir a fórmula de sucesso que esteve na origem ao concurso ART&FACTORY 2018, com apenas uma alteração: as filmagens deveriam ser limitadas aos territórios do concelho de Torres Vedras. O resultado foi mais uma vez um grande sucesso, pois não só foram produzidos filmes promocionais e documentários de grande qualidade, como também as comunidades locais foram diretamente envolvidas no processo criativo do festival.

ART&TUR Viseu 2020

A 13.ª edição do festival realizou-se em Viseu, em 2020, sob o espectro da incerteza e dos constrangimentos relacionados com a Covid-19. Apesar das dificuldades inerentes à realização de um evento global em contexto de pandemia, a direção do festival arriscou realizar o evento presencialmente, e todo o seu esforço e empenho compensaram. Numa análise histórica, o ART&TUR poderá ser recordado como um dos poucos eventos internacionais que foi possível realizar em 2020 em Portugal. Apesar disso, a presença de estrangeiros foi quase limitada a europeus, embora com uma forte participação online da Ásia e da América. No entanto, o número de participantes nacionais foi o mesmo que nas edições pré-pandémicas. Para além de uma menor variedade de nações representadas, não foi possível realizar a 3ª edição do concurso criativo ART&FACTORY. Mesmo assim, a programação do festival não foi substancialmente afetada, graças à capacidade inventiva e à resiliência dos organizadores, que conseguiram atrair um grande número de peritos nacionais, cujo valor das experiências partilhadas compensou as limitações resultantes da crise sanitária.

ART&TUR Aveiro 2021

Em 2021, na 14ª edição do Festival ART&TUR, que decorreu na cidade de Aveiro, o nível de restrições derivadas da pandemia já estava bastante atenuado, mas o clima de retração ainda se fazia sentir, principalmente no que diz respeito aos voos de longo curso. Assim, a diversidade internacional de participantes estrangeiros, apesar de ter aumentado em relação ao ano anterior, manteve-se ainda significativamente abaixo do nível normal do período pré-Covid. Devido à drástica limitação dos voos de longo curso, também não foi possível retomar o concurso ART&FACTORY. No entanto, a programação do ART&TUR Aveiro 2021 já era bastante rica e diversificada, com linhas de programação muito interessantes do ponto de vista da promoção territorial da região de Aveiro e Centro. Dessa edição, ficaram para a história duas iniciativas interessantes:

  • Blogging Aveiro – concurso de blogues sobre a cidade de Aveiro;
  • Produção de um vídeo promocional sobre a cidade de Aveiro, criativo e disruptivo em relação ao paradigma dominante no domínio dos vídeos promocionais (Time Switch Aveiro).

ART&TUR Ourém 2022

Em 2022, na 15ª Edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema Turístico, que teve lugar em Ourém, e com o regresso à normalidade, o número de participantes internacionais aumentou significativamente. Por exemplo, os membros do júri, oriundos de quatro continentes – e pagando a sua própria viagem, como faziam antes da Covid-19 -, vieram de países tão diversos como o Japão, Filipinas, Indonésia, Maurícias, Irão, Paquistão e Brasil, além de vários países europeus. Também o número de filmes com filmes em competição (281 filmes no total) já era bastante expressivo: um total de 34 países estavam representados, com produções de enorme qualidade.

Outro sinal revelador da crescente importância do Festival ART&TUR foi a parceria estabelecida com a TAP, que passou a exibir filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR, desde que cumprissem alguns critérios específicos, nomeadamente serem

filmes de cidades ou regiões, e não de empresas; e serem considerados de interesse para os passageiros de longo curso.

Também foram diferenciadores na colaboração compartilhada entre o Festival Internacional de Cinema de Turismo de Zagreb e o ART&TUR, que proporcionou momento culturais nunca vividos, com provas de vinhos e azeites premiados em ambos os países, apresentados por sommeliers e conhecedores especializados numa sala com cerca de 50 interessado que se inscreveram pela experiência.

Destaque ainda para o regresso do concurso ART&FACTORY, no qual participaram duas equipas internacionais: Japão (Outcrop Studios) e Brasil (Eureka Films). O resultado foi um surpreendente empate, com 331,5 pontos para cada equipa, numa avaliação feita presencialmente na sala pelos 13 membros do Júri Internacional presentes na estreia dos dois filmes sobre o Médio Tejo, que constituem dois exemplos de produção audiovisual de reconhecida produção internacional.

Cabe destacar o carácter noticioso do evento. Através de uma simples pesquisa de notícias (clipping), e sem recurso a qualquer software especializado, foi possível identificar um total de 385 notícias sobre o Festival ART&TUR em 2022, todas elas com um elevado grau de favorabilidade. Cerca de metade das notícias foram publicadas em meios de comunicação social nacionais e a outra metade em meios de comunicação social de outros países. Salientando que o impacto mediático acima referido não inclui o impacto gerado a nível internacional através das redes sociais, cuja apreciação geral revela uma profunda apreciação do festival ART&TUR em inúmeros fóruns de turismo e audiovisual em muitos países.

ART&TUR 2023 Caldas da Rainha

A edição de 2023 foi, em muitos sentidos, o apogeu de 16 anos de trabalho meticuloso para tornar o Festival ART&TUR “la creme de la creme” dos festivais de cinema de turismo a nível global, não apenas porque seleciona, exibe e premeia os melhores filmes de turismo a nível nacional e internacional, mas também por oferecer um cardápio muito interessante de iniciativas culturais. Eis alguns momentos marcantes:

  • Uma exposição de têxteis mágicos de uma tribo ameríndia do Panamá/Colômbia (tribo Kuna Yala), que são Património da Humanidade;
  • Residência artística e exposição de trabalhos da pintora iraniana Mona Afraim;
  • Worshop sobre “sake tourism” pela japonesa Tomomi Duquete;
  • Grande concerto “Músicas Icónicas do Cinema”, com 120 jovens músicos caldenses em palco.

Por último, importa salientar que na edição das Caldas da Rainha, se mapearam 660 registos de imprensa nacional e internacional com destaque para os filmes participantes e para o impacto do festival nos produtores que visitaram a cidade.

ART&TUR Lousã 2024

As edições anteriores demonstram que o Festival ART&TUR é um evento de grande projeção internacional, profundamente comprometido com a valorização dos territórios da região Centro (daí a aposta no modelo itinerante), e que sabe inovar e reinventar-se anualmente para oferecer uma programação sempre rica, diversificada e de grande valor cultural, quer para os participantes profissionais, quer para os promotores e patrocinadores, como para o público maioritariamente jovem.

No momento trabalhamos para a 17ª edição do Festival ART&TUR, a realizar de 22 a 25 de outubro de 2024 na vila da Lousã, antecipamos que já estarão reunidas as condições para um evento de forte impacto, e cujos resultados irão se traduzir num claro benefício para o concelho da Lousã.

Embora o foco principal do festival seja o Cinema Turístico, haverá espaço para especialistas de várias áreas partilharem os seus casos de sucesso com o público do festival em mesas redondas e sessões de apresentação, e haverá também uma forte aposta na realização de concursos criativos para revelar novos talentos e, ao mesmo tempo, promover o património cultural e natural do concelho da Lousã.

Eixo 1: Do Mundo para a Vila da Lousã

Atualmente, o festival recebe entre 300 e 400 filmes de 40 a 60 países. Para além da competição internacional, o Festival ART&TUR organiza em paralelo a competição nacional, com o objetivo de apoiar e promover a produção audiovisual nacional no âmbito do turismo.

Eixo 2: Da Lousã para o Mundo

Com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e do Turismo Centro de Portugal, a CPFC – Centro de Portugal Film Commission, entidade organizadora do Festival, propõe-se desafiar os interessados em revelar o seu talento através da participação em concursos centrados na valorização da natureza material e imaterial e do património cultural do concelho da Lousã. Os participantes (ver abaixo) serão convidados a aventurar-se pelos percursos das aldeias de xisto, a descobrir a Serra da Lousã com a sua biodiversidade, a saborear as sublimes delícias da gastronomia e pastelaria locais, e assim como mostrar ao mundo que o concelho da Lousã é em si mesmo um território que reúne uma riqueza espantosa.

Competições criativas de promoção audiovisual da Lousã:

  1. Art&Factory Lousã: concurso criativo para diretores e produtores;
  2. Blogging Lousã: concurso de publicações de bloggers sobre a Lousã;
  3. Art&StoryTelling: Master Classe e Boot Camp de StoryTelling

1. ART&FACTORY Lousã 2024

A competição de criativos ART&FACTORY Lousã 2024 contará com a participação de 4 equipas de 4 elementos cada, provenientes dos seguintes países:

  • China (4 elementos);
    • Paquistão (3 elementos);
    • Eslováquia (4 elementos);
    • Itália (3 elementos).

Realizarão filmagens na Lousã entre os dias 16 e 21 de outubro, e apresentarão em estreia mundial as suas produções diante do Júri Internacional no dia 24 de Outubro, no Teatro Municipal da Lousã.

2. Blogging da Lousã

CPFC e a Associação de Bloggers de Viagens de Portugal continuam a iniciativa iniciada em 2021 em Aveiro (“Blogging Aveiro”), lançamento o Blogging Lousã em paralelo com o Festival ART&TUR, que consta de:

  1. Desafiar os blogueiros de reconhecido mérito a visitar o território de Caldas da Rainha para produzir publicações inéditas sobre a região.
  2. Convocar um júri adequado para avaliar as melhores publicações apresentadas a concurso, em conformidade com o regulamento do concurso.
  3. Anunciar os vencedores do concurso durante o Festival ART&TUR 2024.

3.  Art&StoryTelling

A Centro de Portugal Film Commission, na sua missão de promover o Centro de Portugal através da produção audiovisual, convidou alunos de Universidades da Região (ESEC e UBI), e reuniu uma série de parceiros locais, que irão usar o audiovisual como ferramenta de promoção territorial do Centro de Portugal. O incluirá seis sessões de Master Classe + e um Boot Camp em que cada participante deverá obter formação sobre narrativa de audiovisual de turismo através de técnicas de Storytelling, O objetivo é a capacitação dos jovens através da produção de filmes sobre a Serra da Lousã. Os mentores desta iniciativa são produtores audiovisuais de renome, galardoados em edições anteriores do ART&TUR.

Nesta primeira edição estão inscritos 13 participantes com idades entre os 18 aos 32 anos. A formação teórico-prática terá o apoio da empresa brasileira Estúdios Eureka e da ADXTUR, e a competição de storytelling audiovisual será integralmente focada nas Aldeias do Xisto. O vencedor será proclamado na Gala de Prémios do Festival ART&TUR.

Programa ART&TUR Lousã 2024

Consulte aqui o programa completo da edição do ART&TUR Lousã 2024.

Parcerias

  1. Câmara Municipal da Lousã;
  2. Turismo do Centro de Portugal
  3. Associação de Bloggers de Viagens de Portugal (ABVP);
  4. Federação Portuguesa de Cineclubes (FPC);
  5. Instituto Politécnico de Leiria
  6. Transportes Aéreos Portugueses
  7. TAP
  8. Rádio Televisão Portuguesa (RTP),
  9. ADXTUR, Aldeias de Xisto

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas aqui.

Aceda a toda a informação sobre a edição do ART&TUR 2024 e acompanhe todas as novidades nas redes sociais e site do evento.

Facebook: ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo

Instagram: ART&TUR (@art.e.tur)

Site: www.tourfilm-festival.com

Podcast “Conversas ART&TUR”, com Sónia Justo, “Lovely Lisbonner”

Local de Realização do Evento

O evento irá ter lugar no Teatro Municipal da Lousã (Av. Dr. José Maria Cardoso 4b, 3200-202 Lousã, Portugal, +351 239 993 372).

Transporte

A Lousã é servida por uma rede rodoviária de Transportes Públicos Regulares de Passageiros. Para detalhes sobre os horários e paragens consulte o site da TRANSDEV, o Serviço de Apoio a Clientes TRANSDEV 225 100 100, ou o agente TRANSDEV na Lousã – Livraria e Papelaria ABC 239 996 336.

Alojamento na Lousã

A oferta de alojamento na Lousã é bastante diversificada, incluindo Hotéis, Pousada da Juventude, várias unidades de Turismo Rural, Alojamento Local, um campo de férias em Foz de Arouce e um parque de campismo que se situa junto à Praia Fluvial da Sra. da Graça em Serpins.

É de realçar a existência de unidades de Turismo Rural e de Alojamento Local, com perfeito respeito pela traça e características destas habitações tradicionais, as quais são interessantes opções de alojamento. A localização das Aldeias do Xisto, em pleno coração da Serra da Lousã, proporciona condições únicas para o contacto com a natureza, uma vez que junto às aldeias vai poder encontrar vários dos percursos pedestres que atravessam a montanha e, no decurso dos quais, além das deslumbrantes paisagens, se poderá tomar contacto com uma variada flora e, com alguma sorte, com alguma da fauna ali existente, como os milhafres, os javalis, os veados e corços, entre outros.

Para saber “onde ficar”, consulte o site da Câmara Municipal da Lousã.

ART&TUR EM RETROSPETIVA

O ART&FACTORY teve a sua 1ª edição no ART&TUR Leiria 2018 (11ª edição do Festival) e o seu sucesso superou todas as expectativas. Esta iniciativa visa promover os territórios do Centro de Portugal, através de uma competição global em que são dadas as mesmas condições a todas as equipas concorrentes. As equipas deslocam-se a Portugal uma semana antes do início do festival e têm cinco dias para filmar e editar. No sexto dia, apresentam os seus filmes numa sessão especial do festival perante o júri internacional do Festival. No sétimo dia são anunciados os vencedores.

De seguida, apresentamos os filmes produzidos nas últimas edições do concurso criativo ART&FACTORY. A qualidade destes vídeos é uma clara demonstração de que o Festival ART&TUR tem a capacidade de atrair talentos de todo o mundo, para a realização de filmes promocionais na região de acolhimento do Festival, oferecendo em troca apenas alojamento, alimentação e apoio logístico às equipas participantes durante os dias de rodagem dos filmes, bem como a atribuição de prémios aos vencedores.

O sucesso das duas edições pré-covid do concurso de criação ART&FACTORY pode ser medido pelos seguintes indicadores:

  1. Elevada qualidade dos vídeos produzidos (cujos direitos de utilização e transmissão são transferidos para os municípios onde são filmados),
  2. A participação ativa das comunidades locais, colaborando na produção dos filmes e assumindo diferentes papéis (como atores, figurantes ou voluntários de apoio à produção), e criando um contexto criativo de cocriação que favorece a afirmação de valores endógenos e reforça o sentido de identidade (veja-se a este propósito o filme “Assenta”);
  3. A promoção internacional do destino anfitrião através da atribuição de prémios noutros festivais internacionais, atribuídos aos vídeos produzidos neste concurso criativo (quase todos os vídeos produzidos nas diferentes edições do ART&FACTORY já foram premiados em vários festivais de cinema de diferentes países).
  4. Finalmente, em reconhecimento do sucesso do ART&FACTORY, o japonês Tsuyoshi Kigawa transpôs este conceito para um festival no Japão, integrando-o no festival similar que dirige na cidade de Osaka (Japan’s Word Tourism Film Festival). Segundo Kigawa, “trata-se de um novo tipo de concurso iniciado pelo ART&TUR, o festival de cinema do turismo português, que convida criadores de todo o mundo a deslocarem-se a um destino turístico para criarem uma curta-metragem que resolva um problema dessa zona” (vídeo de apresentação do ART&FACTORY JAPAN).
  5. Em 2022, e com o regresso à competição ART&FACTORY, participaram duas equipas internacionais, Japão (Outcrop Studios) e Brasil (Eureka Films) com o surpreendente resultado igual de 331,5 pontos para cada equipa, numa avaliação realizada presencialmente em sala por 13 membros do Júri Internacional presentes na estreia de ambos os filmes.