Porque andar de baloiço não é só para crianças…

São os miradouros mais procurados do país, com cenários do nosso imaginário, onde não faltam motivos para sair de casa e partir à descoberta. Hoje, os baloiços são motivo de atração para as mais belas vistas sobre os pontos altos do Centro de Portugal. Parta à descoberta destes locais incríveis!

Ria de Aveiro, uma região sem igual…

Baloiço “I love Pateira”
Como chegar?
Está instalado nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira e intitula-se ‘I Love Pateira’, o novo Baloiço de Águeda que promete pores do sol únicos!

Baloiço I Love Pateira | Foto: António Tavares

Baloiço “Olhar com alma, sentir com o coração”
Como Chegar?
Coordenadas GPS: 40°34’19.1″N 8°32’36.1″W
O novo baloiço fica no Parque do Requeixo, em Aveiro. Criado pela Associação de Amigos da Pateira do Carregal, o novo baloiço do Centro de Portugal é magnífico.
Imagina-se a voar sobre um campo de nenúfares?

Baloiço Maria Gomes
Como chegar?
Coordenadas GPS
: 40.436597, -8.483421
Localizado numa paisagem vitivinícola, o Baloiço Maria Gomes pretende ser uma mais motivação para quem visita a Capital do Espumante – Anadia. É mais uma razão para que os seus visitantes, possam permanecer por mais tempo apreciando a verdadeira paisagem vitivinícola. De um lado, as colinas de São Lourenço do Bairro e Paredes do Bairro com destaque para a Quinta do Encontro e Campo Largo; do outro, as vinhas de Óis do Bairro e Outeiro de Baixo com destaque para a Serra do Buçaco e Caramulo; entre estas duas grandes paisagens, encontra-se o Moinho da Eira, mesmo ao lado do Maria Gomes.
Não perca!

Baloiço Maria Gomes

Baloiço do Cais da Cambreia dos Cardosos
Como chegar?
Coordenadas: 40,73711948, -8,62557575
Cais da Cambeia dos Cardosos tem um novo atractivo baloiço junto ao mar, com uma vista privilegiada para a serra. Este é um baloiço onde cabe toda (quase) toda a família, já que o seu assento tem cerca de 1,20m. Com vista desafogada para a ria e para a serra, o novo atrativo tem cerca de 6 metros de altura.

Viseu Dão Lafões, terra de diversão e bem estar…

Baloiço dos Penedros da Cabeça – Lamas de Ferreira, Sátão
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40°46’45.1″N 7°43’26.5″W
Os baloiços são locais de lazer, mas situados no sítio certo, podem também ser locais de reflexão. Assim é o Baloiço de Penedros, na Freguesia de Lamas de Ferreira. O autor do projeto, um jovem local refere que “é um local para relaxar, sentir, pensar e fazer desporto, mas tem muito mais para ver na zona além do baloiço”. O local onde está a estrutura, chama-se Penedros da Cabeça por um motivo simples: à volta estão espalhadas várias cabeças de pedra — como a Cabeça do Mudo, Cabeça do Cego, Cabeça do Homem, Cabeça do Camaleão e do Dragão.
Mais um local a não perder!

Baloiço de Colherinhas – Aguiar da Beira
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.724612, -7.592927
Considerado um dos baloiços mais deslumbrantes de Portugal, encontramos em Aguiar da Beira, mais um motivo para conhecer a localidade de Colherinhas e seu Baloiço, com o mesmo nome.
Venha daí!


Baloiço da Cabeça – Aguiar da Beira
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.753294, -7.456492
No cimo da Serra do Pisco, a mais de 900m de altitude encontramos o Baloiço da Cabeça, uma atração localizada a poucos metros do talefe. Este local é perfeito para relaxar e distingue-se dos demais pois a sua base é larga, podendo suportar até duas pessoas sentadas. Com uma vista deslumbrante sobre a montanha é mais um local onde a sua passagem é obrigatória.

Baloiço da Urgueira
Como chegar?
Coordenadas GPS: 40.747119, -7.424253
Mais um baloiço que tenciona proporcionar aos seus visitantes um momento de descontração em sintonia com o espaço em que se envolve. Localizado em plena natureza, daqui poderá absorver a acalmia da aldeia da Urgueira, tendo como pano de fundo a Serra do Pisco, contemplando a sua beleza e deixando-se invadir por um sentimento de tranquilidade onde a música envolvente é o chilrear dos passarinhos. Visite este local fantástico.

Baloiço da Urgueira

Baloiço da Pedreira – Castro Daire
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.818910, -7.933761
Localizado numa antiga Pedreira, em Castro Daire, encontramos o Baloiço da Pedreira. Foi construída devido à vista surpreendente sobre um lago azul, contrastando com o cenário onde foi depositado. A paisagem é deslumbrante e digno de uma passagem para sentir o poder do silêncio.
Ainda aí está?

Baloiço da Pedreira

Baloiço da Foz do Cabril – Castro Daire
Como Chegar ?
Encaixada entre o maciço da Gralheira e a serra do Montemuro, o Baloiço da Foz Cabril, em Castro Daire, é o ponto de encontro entre o rio Tenente e o rio Paiva. Este local é uma excelente zona de recreio e lazer e onde instalaram o novo Baloiço do concelho.
Não vai querer perder.

Baloiço Foz do Cabril

Baloiço do Pego – Castro Daire
Como Chegar ?
Junto às margens calmas do rio Paiva, encontramos o Baloiço do Pego, uma zona para quem gosta de se sentir em comunhão com a natureza pura, pois é o que aqui vai encontrar.
Relaxe e desfrute desta harmonia.

Baloiço do Pego

Rota dos Baloiços – Oliveira de Frades
Como Chegar ?
Coordenadas GPS – Baloiço do Rio: 40.738318, -8.319416
Coordenadas GPS – Baloiço Terra e Mar: 40.703484, -8.289165
Coordenadas GPS – Baloiço da Serra: 40.720048, -8.297680
É constituída por três baloiços em diferentes locais da Freguesia com o objetivo de divulgar as excelentes paisagens naturais de quem os visita. Devidamente identificados estão o Baloiço do Rio (construído perto da Barragem de Ribeiradio com uma vista soberba sobre o Rio Vouga), o Baloiço Terra e Mar (se por um lado se avista o rio, por outro avista-se a imensidão da serra) e o Baloiço da Serra (situado num dos pontos mais altos da Serra do Ladário, com uma vista fenomenal sobre o vale do Vouga).
Vamos lá!

Baloiço Barriga de Mulher – Castanheira do Vouga, Águeda
Como chegar?

Coordenadas GPS: 40°35’17.2″N, 8°21’11.2″W
Surgiu o novo Baloiço do Caramulo, de forma a lembrar-nos sempre a “criança que existe dentro de nós”. Consiga o ângulo perfeito e tire as melhores fotografias com vista para a Serra. Relaxe, ouça e sinta o sabor do vento.
Há imagens que valem mais que mil palavras.

Região de Coimbra, cheia de encantos…

Baloiço do Trevim – Serra da Lousã
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.077045, -8.191273
É pelo mais famoso Baloiço de Portugal que vamos começar a nossa viagem, o da Serra da Lousã. Aproveite uma visita às Aldeias do Xisto e termine o dia no ponto mais alto da Serra, a assistir ao pôr do sol no Alto do Trevim, que nos proporciona uma imagem panorâmica de serenidade infinita. O projeto faz parte de uma iniciativa intitulada “Isto é Lousã”, desenvolvida por um grupo de jovens, cujo objetivo é mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer. Aprecie a serenidade deste lugar e sinta o poder da natureza a 1200m de altitude!


Baloiço da Senhora da Piedade – Lousã
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.099717, -8.234043
Ainda na Lousã e também inserido no Projeto “Isto é Lousã”, encontramos o Baloiço do Burgo, na localidade com o mesmo nome, junto às piscinas de Nossa Senhora da Piedade, após passar pelos seus recentemente inaugurados Passadiços. Se receia alturas, este baloiço é para si, pois está sobre a água. De noite, cria um efeito de sonho, com suas grinaldas de luz.
Um encanto!


Baloiço da Carriça – Arganil, Serra do Açor
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.225535, -7.974041
Localizado num dos pontos mais altos da Serra do Açor, o nome do baloiço tem a ver com o marco geodésico desta região, que se chama Carriça. Sentados naquele local específico, os visitantes ficam com uma perspetiva magnífica sobre a Serra do Açor. A melhor altura para o visitar é, sem dúvida, durante as primeiras horas da manhã para assistir ao nascer do sol. A alternativa é regressar ao final da tarde, para ver o pôr do sol.


Baloiço do Seminário Maior – Coimbra
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.202632, -8.421535
É no coração do Centro de Portugal, em Coimbra, que nasce o Baloiço do Seminário Maior. Perfeito para relaxar e com uma vista privilegiada sobre o Mondego, é sem dúvida o local tranquilo e perfeito para relaxar e aproveitar momentos românticos a dois. Fica localizado atrás do Seminário Maior de Coimbra, frente ao rio Mondego, com uma vista soberba sobre a cidade.
Deixe-se deslumbrar!

Baloiço do Seminário Maior

Baloiço dos Penedos – Góis
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.095465, -8.126951
Localizado em Góis e rodeado pelo imenso verde, em plena aldeia de Xisto, os Penedos de Góis, escarpados escondem um Baloiço com o mesmo nome, entre os desníveis que apresenta e as impetuosas quedas de água e ribeiras circundantes.
Não perca a oportunidade de o conhecer!

Baloiço dos Penedos

Baloiço da Boa Vista – Pampilhosa da Serra
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.050147, -7.951250
Localiza-se no topo de Pampilhosa da Serra, com uma vista deslumbrante e muito convidativa, de cortar a respiração.
Já chegou?

Baloiço das Antas Pró Mondego – Oliveira do Hospital, Seixo da Beira
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.458390, -7.891567
Fica situado a 316 metros de altitude entre a localidade das Seixas e o Vale do Ferro, na freguesia de Seixo da Beira. Do alto do Seixo da Beira, na encosta sobre o rio, é possível fazer o caminho, mas convém estar devidamente equipado. São apenas 300 metros até ao baloiço, onde obterá uma vista maravilhosa. Olhando à volta, vai ver que a zona é também generosa em percursos com diferentes dificuldades para descobrir.

Baloiço da Pedra da Sé, Tábua
Como Chegar ?
No lugar da Pedra da Sé, um grupo de amigos construiu um baloiço que tem por nome “Baloiço Bóco”, por se caracterizar e localizar no espaço e local do “Bóco” com paisagem principal sobre o Rio Mondego.

Baloiço “Isto é Timor” – Lagoa da Vela, Figueira da Foz
Como Chegar?
Coordenadas GPS: 40°16’20.1″N 8°47’20.7″W
Localizado num sítio incrível, junto à maior lagoa de um grupo de várias lagoas situadas entre Quiaios e Tocha, a norte da Figueira da Foz, é mais um lugar de uma tranquilidade e serenidade imensas, a não perder. O seu nome deve-se a uma placa com o nome “Timor” que ali foi encontrada depois de ali ter afundado um barco, incendiado. Atualmente tem infra-estruturas de apoio, construídas por locais, e um pequeno parque de convívio.

Serra da Estrela, o cenário ideal…

Baloiço de Aldeia Velha – Sabugal
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 39.609942, -7.971460
No alto da Serra do Homem de Pedra, nasceu o Baloiço da Aldeia Velha, panorâmico e cujo formato irreverente é um doa mais icónicos do mundo. O baloiço, em forma do forcão (relembrando a tradição antiga da capela arraiana), proporciona de uma vista ampla e desafogada sobre o vale envolvente da cidade da Guarda, estendendo-se pela Serra da Estrela.
Curioso?

Região de Leiria, entre a serra e o mar…

Baloiço de Alvaiázere – Alvaiázere
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 39.830716, -8.406154
Na Serra de Alvaiázere, ponto mais alto do Maciço de Sicó,  a cerca de 600m de altitude, encontra-se o baloiço da serra onde se pode desfrutar de uma vista 360º sobre a paisagem e observar uma grande diversidade de fauna e flora.
Respire Alvaiázere!

Médio Tejo, respire fundo e relaxe…

Baloiço de Mação – Mação
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 39.609942, -7.971460
A majestosa Serra do Bando dos Santos, antes conhecida como Bando Maior está favoravelmente localizada, privilegiando-nos com uma vista única. Rodeada de vestígios de  castros da Idade do Bronze, achados arqueológicos, fontes, cavernas, círculos gravados nas pedras e pedregulho com covinha, encontramos no seu topo o Baloiço de Mação.
Já lá está?


Baloiço do Talegre – Alburitel, Ourém
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 39.634430, -8.514251
Situado no concelho de Ourém, em Alburitel, o Baloiço do Talegre nasceu de um projeto criado durante a pandemia por um pequeno grupo de jovens empreendedores locais. Para os mais aventureiros,  existem também trilhos entre a serra, sendo que dois desses trilhos merecem a sua especial atenção: o Trilho do Talegre e o Trilho Tranqilo. Espalhados pela serra, estes têm a motivação extra de terminarem exatamente na zona junto ao novo Baloiço do Talegre. Ambos são caminhos ideais para vislumbrar o verde e respirar o ar da Serra de Alburitel não esquecendo que Talegre é um marco geodésico no cimo da serra, onde curiosamente foi construído este baloiço, dando origem ao seu nome.
Venha conhecê-lo!


Baloiço dos Moinhos – Entrevinhas, Sardoal
Como Chegar ?
Nasce junto ao Moinho das Entrevinhas o Baloiço dos Moinhos, assente em calçada portuguesa e mais um pólo atrativo para quem visita o Município do Sardoal, com uma vista fantástica sobre o Vale do Armo.
Deixe-se impressionar…

Respire o Oeste

Baloiço da Ladeira – Sítio, Nazaré
Como Chegar ?
Num dos mais emblemáticos sítios do Oeste e do País, ergue-se a nova atração turística, o Baloiço da Ladeira. Esta “janela para o paraíso” foi recentemente inaugurada e a partir dela abre-se uma vista magnífica sobre o areal da praia e da vila, desde o Sítio da Nazaré.