Albergaria-a-Velha é uma terra de tradições feita de água, pão e moinhos. Os últimos predominam em Albergaria-a-Velha – o concelho com maior número de moinhos de água inventariados da Europa – e constituem um dos elementos importantes da paisagem rural das linhas de água que percorrem todo o concelho. São elementos com elevado valor patrimonial que deliciam a vista às gentes das suas terras e a todos os visitantes que se atrevem a visitá-los.
Pateira de Frossos insere-se no importante sistema lagunar da Ria de Aveiro representando um valioso recurso turístico que exibe uma inigualável biodiversidade de espécies e vegetação, um excelente recurso natural, que importa aproveitar, cuidar, promover e divulgar.
O som da água a correr é uma presença constante na freguesia de Ribeira de Fráguas. O Rio Caima, que nasce na Serra da Freita e percorre 50 km até desaguar na margem direita do Vouga, bem como os vários afluentes, rompem caminho pelos terrenos irregulares desta zona mais serrana.
O Caminho de Santiago representa para Albergaria-a-Velha um património imaterial marcante, uma memória e uma identidade.