Alcobaça: fusão ímpar de sabores, paisagem e património
Alcobaça é um território vasto, diversificado e multifacetado, situado entre a serra e o oceano. A cidade, onde os rios Alcoa e Baça se unem, é um dos mais belos recantos de Portugal, onde a história, a paisagem, o lazer, o património e o amor compõe a sua imagem de marca.
O magnífico Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, datado do século XII e Património Mundial da UNESCO desde 1989, é o ponto de partida para a descoberta de um território único, no qual poderá apreciar o importante legado histórico cisterciense assim como usufruir de algumas das praias mais icónicas do país, degustar a mais tentadora doçaria conventual e desbravar novos caminhos por entre as paisagens rurais.
Assumindo a sua condição de lugar histórico e essencial na fundação de Portugal, Alcobaça tem apostado na criação de rotas turísticas, de grandes eventos culturais realizados nos seus monumentos, percursos interpretativos pelo património ambiental, políticas de promoção externa e de integração dos museus municipais nas dinâmicas socioculturais locais, entre muitas outras ações de valorização do património do concelho.
É também um concelho onde a qualidade de vida é uma meta permanente, onde as preocupações com o bem-estar social se refletem na satisfação dos que aqui habitam.
Ao longo de mais de 400 km2, encontram-se diferentes realidades e contextos industriais, agrícolas e económicos, numa configuração diversificada que coloca o concelho nos patamares mais cimeiros em termos de desenvolvimento social e económico.