Bombarral, a ruralidade no Oeste à sua espera!

Localizado no coração da região Oeste de Portugal, o concelho de Bombarral está inserido numa fértil região agrícola, com uma deslumbrante paisagem pintada de verde pelas vinhas e pelos pomares de Pêra Rocha.

O concelho é composto pelas freguesias de Bombarral, Carvalhal, Pó, Roliça e Vale Covo, e encontra-se, em termos geográficos, no extremo sul do Distrito de Leiria, a 75 quilómetros de Lisboa e a 20 do Oceano Atlântico, sendo a auto-estrada 8 a sua principal via de comunicação.

Em termos históricos, embora o nascimento do concelho remonte a 29 de junho de 1914, existem aqui vestígios de fixação humana desde os primórdios da pré-história. A Gruta Nova, a Lapa do Suão e a fortificação neolítica da Columbeira, situados junto à Serra do Picoto, são alguns dos vários sítios arqueológicos existentes no concelho.

O dia 17 de agosto de 1808 é outra data marcante na história do concelho do Bombarral. Neste dia as tropas de Napoleão Bonaparte e o exército anglo-luso, comandado pelo General Wellesley, defrontaram-se na freguesia da Roliça, conflito que se constituiu como um ponto de viragem para o fim da primeira invasão francesa a Portugal.

Vestígios destes factos históricos podem agora ser encontrados no Museu Municipal do Bombarral, onde os visitantes têm igualmente oportunidade de recordar como eram desenvolvidas antigamente algumas profissões, de conhecer a obra e a vida do poeta palaciano Anrique da Mota e do escritor Júlio César Machado ou ainda de admirar as esculturas de Maria Barreira e de Vasco Pereira da Conceição.

A Mata Municipal do Bombarral é outro dos locais que não poderá deixar de visitar. Situada nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, este espaço verde acolhe anualmente o Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pêra Rocha, certames que pretendem mostrar aos visitantes o melhor que o Bombarral tem para oferecer.

Ao passar pelo Bombarral não poderá igualmente deixar de visitar o Jardim da Paz – Buddha Éden, na freguesia do Carvalhal, ou de usufruir dos vários percursos pedestres, que lhe permitirão desfrutar da paisagem rural que caracteriza o concelho do Bombarral.