Castro Daire situa-se na região Centro (NUT II), distrito de Viseu, e está inserido na sub-região Dão/Lafões (NUT III). Estende-se por 16 freguesias, com uma heterogeneidade geográfica que lhe atribui um encanto peculiar, conciliando o vale e a serra, o rio e o planalto.
Castro Daire abre portas para uma viagem impressionante e inesquecível que nos conduz pela História da Terra, permitindo desfrutar de novas sensações, despertando o interesse, a curiosidade em partir à descoberta de um território que não se espera, que nos surpreende com vistas de cortar a respiração e recantos únicos.
Aqui encontra-se a magia das tradições que guardam o tesouro da autenticidade em perfeita harmonia com a natureza. Paisagens que deslumbram a alma levando a desvendar mistérios, sendo o encanto do lugar que nos preenche o coração.
Alguns elementos da cultura, a par com o elevado valor paisagístico e a diversidade de componentes naturais presentes, moldados na inter-relação secular entre as características físicas e o Homem, constituem hoje, elementos patrimoniais a preservar e valorizar, porque fazem deste concelho um território de exceção: monumentos, manifestações religiosas, feiras, artesanato, gastronomia…
O território possui, ainda, um outro marco do património local – As Termas do Carvalhal, consideradas como uma das melhores estâncias termais do país para o tratamento de vários problemas de saúde. Com um cenário agradável e uns ótimos acessos, estas Termas são também, cada vez mais uma opção de lazer para aqueles que procuram qualidade de serviço aliado ao bem-estar.
Tudo isto, aliado à hospitalidade castrense, são boas referências para visitarem este Território Mágico!