Aventure-se na (re)descoberta de Celorico da Beira

Localizado nos contrafortes da Serra da Estrela, atravessado pelo rio Mondego, Celorico da Beira é um concelho de fundação antiquíssima, cheio de história e tradição, que desempenhou um papel determinante na defesa e definição do território, testemunhado pelos seus dois castelos: Celorico e Linhares da Beira. Detentor de boas acessibilidades, situado estrategicamente na convergência de várias vias de comunicação, (A25, ligação à A23, IP2 e linha férrea da Beira Alta), está a dois passos das maiores cidades do país, na fronteira com a Europa e porta de entrada para a Serra da Estrela.

Venha testemunhar e comprovar a beleza das suas paisagens, a riqueza do seu património arquitetónico civil, militar e religioso, a sua inigualável gastronomia, o alojamento de qualidade (três hotéis e casas de turismo rural), e a tão afamada hospitalidade beirã. Se as paisagens e o património, por si só, justificam uma visita, o desporto de montanha e de aventura que coloca este concelho na rota das regiões de excelência para a prática destas modalidades, em especial, o parapente, que tem na Aldeia Histórica de Linhares da Beira as melhores condições de voo, conquistando o cognome de Catedral do Parapente.

Mas, Celorico da Beira é mais do que serra ou parapente. Desde tempos imemoriais, as suas gentes laboriosas souberam retirar da serra o seu sustento, encarando a ruralidade e o relevo acidentado do seu território como uma vantagem. Nos pastos férteis e verdejantes pastoreiam os maiores rebanhos de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira. As especificidades das condições edafoclimáticas e da flora desta região, constituem as condições de excelência para a produção do Queijo Serra da Estrela, o melhor e em maior quantidade de toda a região demarcada, situação que lhe granjeou o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela. Em homenagem ao pastor e ao Queijo Serra da Estrela, a Autarquia ergueu, no centro histórico da vila, junto ao castelo, num antigo edifício brasonado do Séc. XVIII, o Solar do Queijo Serra da Estrela, autêntica catedral do melhor queijo produzido no concelho.

Queijo, dois castelos, uma Aldeia Histórica, parapente, BTT, património, alojamento de luxo, rio, natureza, ar puro, cheiros e sabores inigualáveis, são imperativos, mais que suficientes, para uma visita a Celorico da Beira.

Estamos à sua espera!