Situado no Centro de Portugal, este concelho é notório por ser a sede do segundo município mais pequeno do país em termos de área territorial. As suas fronteiras estendem-se a leste, fazendo limite com o município de Vila Nova da Barquinha, a sul com o município da Golegã e a oeste e norte com o município de Torres Novas.

O Museu Nacional Ferroviário, ex-libris da cidade, encontra-se localizado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área abrangente de 4,5 hectares. A exposição permanente ocupa edifícios ferroviários notáveis, onde os visitantes podem explorar autênticos tesouros nacionais – máquinas fantásticas que percorreram os trilhos da história e do transporte ferroviário, bem como visitar as exposições temporárias. Experimente o totem de realidade aumentada ou desfrute de um passeio no circuito de modelismo tripulado. Também é possível conduzir um quadriciclo pelas linhas do Museu.

Por meio de marcação prévia, os visitantes têm a oportunidade de usufruir do simulador de condução ferroviária no terceiro sábado de cada mês. Este simulador proporciona uma experiência imersiva, permitindo aos participantes sentir como é conduzir uma locomotiva e adquirir um conhecimento mais profundo das habilidades necessárias para operar estas máquinas fascinantes. Trata-se de uma atividade educativa e divertida, adequada a entusiastas de todas as idades.
O Museu Nacional Ferroviário orgulha-se de ser um local inclusivo, onde todos os visitantes podem desfrutar e aprender sobre a história ferroviária de forma acessível e envolvente.


Situado no extremo norte do concelho, o Parque Verde do Bonito é a maior área verde do concelho. É composto por uma albufeira e uma ampla zona de vegetação. É o local perfeito para desfrutar de várias atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e espaço de merendas. Na albufeira os entusiastas da pesca desportiva encontrarão oportunidades para praticar o seu passatempo. Este parque também oferece comodidades para autocaravana.

Para além das Festas de São João e da Cidade, que proporcionam um variado programa de atividades em junho, o mês de maio traz-nos o Encontro Intercultural, que é uma oportunidade para promover a diversidade e solidariedade entre povos, aproveitando o potencial criativo da cultura portuguesa e das diversas culturas que existem no concelho. Trata-se de um evento de cultura e de lazer que pretende celebrar a diversidade e a integração na comunidade através do Artesanato, Sabores, Aromas, Dança, Música, Artes plásticas e Empreendedorismo.

Já em setembro, reserve um espaço na sua agenda para desfrutar dos emocionantes eventos que o Entroncamento tem para oferecer, desde os irresistíveis sabores do Street Food do Entroncamento até a atmosfera fascinante e o Festival Vapor – A Steampunk Circus.

Em dezembro é o mês de celebrar o Natal e com ele chega o Mercado de Natal do Entroncamento.

Também no primeiro sábado de cada mês, no âmbito do Projeto “Viver o Comércio, os artesãos do Entroncamento têm a oportunidade de divulgar, expor e comercializar os seus trabalhos.

Explore o encanto único do concelho do Entroncamento e viva experiências memoráveis!