O Município possui uma área de 131 Km repartida por um total de 12 freguesias que conferem a esta região grandes potencialidades turísticas, devido ao valor do seu património natural, arqueológico, arquitetónico, etnográfico e gastronómico.
A sua topografia é evidenciada pela diferença de cotas mínima e máxima. A mínima de 310 metros na foz da ribeira da Canharda, e a máxima de 916 metros, na Serra do Pisco, na freguesia de Queiriz.

Descobrir este Município da Beira Alta, situado no sopé da Serra da Estrela, rapidamente se tornará um prazer.
Da Fraga da Pena ao Castro de Santiago são vastos e luminosos os horizontes. Da Serra da Esgalhada à Serra da Estrela os nossos olhos deslumbram a riqueza da vegetação e o contraste de cores das vinhas, olivais e pinhais com as tonalidades brandas dos prados matizados de flores. A harmonia de luz e a paisagem deixam-nos inundados de beleza e emoção.
Aliado a um património natural indescritível encontramos um património arqueológico e arquitectónico que nos dá a possibilidade de realizar uma viagem no tempo, com mais de 5000 anos.
Os Dólmenes; o Castro de Santiago; a Fraga da Pena; os troços de calçada e pontes romanas; as Necrópoles; as Igrejas e Capelas; os Pelourinhos; as casas brasonadas, palácios e solares, assim como interessantes elementos arquitectónicos, espelham a grandiosidade dos vestígios que são testemunho histórico e cultural das civilizações que aqui habitaram ou transitaram.
Se todos estes argumentos não bastarem para o aliciar destaca-se ainda o rico património gastronómico e etnográfico que caracteriza a realidade circundante.
Todas as Freguesias do Município de Fornos de Algodres são parte integrante da área da Região Demarcada de Produção do Queijo Serra da Estrela e da Região Demarcada do Dão.
O prazer de saborear este excelente queijo, desfrutar dos tradicionais enchidos ou do famoso cabrito à moda de Fornos, bem como deliciar-se com o saboroso Arroz Doce ou Leite-creme, tudo isto regado com bom vinho Dão, são por si só, razões válidas para provar os produtos e cozinha locais.
Visitar o Município de Fornos de Algodres é contemplar o passado e o presente, a paisagem e o património, os usos e costumes do melhor que o nosso País tem a oferecer.
Apreciar um bom queijo e um bom vinho num ambiente rústico, e usufruir da paisagem magnífica e da calma das nossas quintas, são momentos únicos.

Visite-nos e comprove!