Mágico e irrecusável, o Fundão é um território único onde as estações do ano definem a paleta de cores e pautam os sons da paisagem.
É entre a imponência das Serras da Estrela e da Gardunha e a serenidade das planuras da Cova da Beira que mais, de 460 Km de percursos de BTT e 350 Km de trilhos, convidam a uma aventura sem limites. A biodiversidade é também o guia para a descoberta de lugares inesperados e irremediavelmente deslumbrantes que transportam quem nos visita para lugares de surpreendente beleza, aqui sentir-se-á ligado à natureza. Mas se a adrenalina é o motor para uns dias férias, então é obrigatória a visita ao parque do convento no Fundão, onde os dois circuitos de arvorismo, a parede de escalada, o centro de BTT, garantirão horas bem divertidas. Se preferir atividades em altitude, poderá lançar-se pelos céus da Cova da Beira de asa delta ou de balão de ar quente. Se é daquelas pessoas que gosta mais de calcorrear cada rua e ruela das labirínticas aldeias medievais, o Fundão é também o seu destino. Encontre na Aldeia Histórica de Castelo Novo e na Vila de Alpedrinha os lugares perfeitos para se reencontrar com a história. Entre castelos e palácios, solares e pequenos casarios, destacam-se as suas gentes amáveis e generosas para com o viajante e que o farão sentir-se em casa.
Inesquecível é ainda caminhar ao longo das margens do Rio Zêzere, onde a serenidade das suas águas e os cheiros da floresta acompanham a descoberta das Aldeias do Xisto da Barroca e Janeiro de Cima.
Na Barroca o visitante é desafiado a viajar milhares de anos de história através da observação das gravuras rupestres do Poço do Caldeirão. É ainda indispensável a passagem pela loja das Aldeia do Xisto onde se encontram os melhores produtos endógenos e de craft design do território das Aldeias do Xisto.
Em Janeiro de Cima são os quelhos e quelhas que marcam a visita dos forasteiros que por ali passam, numa espécie de desafio labiríntico que os leva pelos recantos simples e singulares da aldeia das casas alaranjadas, feitas de xisto e pedra rolada do rio.
Imperdível é ainda o ciclo de eventos do Fundão que atraem milhares de visitantes, do qual se destaca em Junho a Festa da Cereja.
Desconecte-se da sua rotina e descubra o Fundão!