O Município de Ílhavo inclui a cidade de Ílhavo e também a cidade portuária da Gafanha da Nazaré. Tem cerca de 7 km de praias atlânticas de areal dourado sendo triplamente atravessado pela Ria de Aveiro: a norte pela entrada da barra, e, no sentido norte-sul, pelos Canais de Mira e do Bôco.

Nos canais praticam-se os desportos náuticos, a observação das aves e de outros valores naturais, que propiciam momentos diferentes e únicos. Nas praias da Barra e da Costa Nova, o Mar junta-se à terra de forma singular, sendo pretexto de múltiplos usos, sempre sob a luz, a cor e a referência do Farol e dos Palheiros da Costa Nova.

O Museu Marítimo de Ílhavo partilha a história épica da Pesca do Bacalhau à linha e o seu Navio-Museu Santo André conta a vida do arrasto. Também não foi esquecido o peixe vivo no seu habitat: o Aquário dos Bacalhaus.

A Cultura no Município de Ílhavo vive-se com intensidade e com criatividade nos seus quatro espaços: Laboratório Artes Teatro da Vista Alegre, Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré, Casa Cultura Ílhavo e Cais Criativo da Costa Nova.

A Fábrica da Vista Alegre, exemplo do que melhor se faz em Portugal, contando-nos a história da cerâmica ao longo dos últimos duzentos anos, bem representada no seu extraordinário Museu e encantando-nos com as suas delicadas e requintadas criações artísticas.

Por falar em mesa, delicie-se com a nossa extraordinária gastronomia, em que o peixe, de uma forma geral, e o bacalhau, de uma forma muito particular, assumem um papel preponderante, assim como com o delicioso pão de Vale de Ílhavo, ainda hoje cozido em fornos a lenha, pelas mãos das tradicionais padeiras, vizinhas dos inconfundíveis Cardadores, figuras únicas nos carnavais de toda a região.

Descubre novos caminhos a explorar os nossos… Bem-vindo ao Município de Ílhavo!

www.visitilhavo.pt