Lousã: O concelho certo para viver um dia ou uma vida inteira
A Lousã é um concelho onde a qualidade de vida e a atratividade têm sido pedras basilares no trabalho desenvolvido em rede, de forma integrada e integradora.
O concelho da Lousã tem um potencial natural – em grande parte baseado na Serra da Lousã – e económico que, paulatinamente, temos vindo a transformar numa realidade económica. A aposta na promoção turística, na criação de condições infraestruturais para turismo de natureza e turismo ativo, o investimento no turismo acessível, em elementos identitários como as Aldeias do Xisto, Ermidas da Sra. da Piedade ou Castelo de Arouce e as parcerias com entidades públicas e agentes privados, têm criado um dinamismo de negócio que tem alavancado a economia local.
Quem aqui vive ou visita pode usufruir de 3 Praias Fluviais Circuitos de BTT, Trail e Downhill, Centro Histórico e Casas Brasonadas, 2 Museus Municipais, do único Museu do Circo do País de e uma gastronomia muito rica, que tem vindo a aumentar não só o número de turistas, mas também os segmentos de mercado atingidos, com destaque para um assinalável número de nacionalidades diversas que procuram iguarias como a Chanfana ou o Cabrito.
Tudo isto naturalmente alicerçado numa oferta cultural, desportiva e de eventos dinamizada pelo Município e pelos nossos parceiros institucionais e privados e em restauração e alojamento de todas as tipologias, com diversidade na oferta mas ponto comum na elevada qualidade.
A Autarquia tem investido na melhoria do acolhimento a turistas estrangeiros, dispondo agora de materiais informativos em várias línguas, nomeadamente Inglês, Francês, Alemão e Mandarim, bem como de suportes digitais.
De acordo com a estratégia definida e de forma a conferir mais expressão a dois objetivos principais – qualidade de vida e atratividade – estamos a iniciar um robusto investimento na regeneração urbana, que irá promover a beneficiação estética e funcional de espaços e equipamentos públicos.
Ambicionamos continuar a construir um Concelho com VIDA e que conVIDA.