Detentor de paisagens únicas, de património extraordinário, de estruturas turísticas e de lazer capazes e atrativas, acompanhadas de oferta hoteleira de qualidade, e possuidor de uma gastronomia única, o território de Mangualde é hoje uma marca de excelência e de sucesso na região
Com forais outorgados por D. Henrique e D. Teresa, benzida pelos cistercienses do Mosteiro de Maceira Dão, berço da família de Cabral que descobriu o Brasil foi, durante o Antigo Regime, capitaneada pelos Paes do Amaral, que aqui erigiram sumptuoso Palácio dos Condes da Anadia, cuja monumentalidade marca indelevelmente a paisagem urbana da cidade de Mangualde. A capela que lhe está anexa no lado norte é anterior ao palácio e, apesar das remodelações que foi tendo até ao século XIX , conserva o primitivo retábulo sob a invocação de São Bernardo. Conjuntamente com a quinta e a mata adjacentes, que delimitadas pela cerca granítica constituem um verdadeiro oásis nacidade de Mangualde, o Palácio de Anadia está classificado como Monumento de Interesse Público.
A poucos metros do Palácio dos Condes da Anadia, a Igreja da Misericórdia é outro dos pontos a visitar em Mangualde. O conjunto, harmonioso, apresenta algumas peculiaridades que o singularizam no vasto património arquitetónico concelhio e da cidade. Na realidade, destaca se a originalidade de uma varanda amplamente aberta sobre um pátio, como se de uma casa senhorial residencial se tratasse. Outra referência do património religioso da cidade, é Ermida de Nossa Senhora do Castelo, situada no topo de uma colina, dominante sobre uma vasta região geográfica, exerce um poder místico e religioso que ultrapassa os limites do concelho de Mangualde.
O Dólmen da Cunha Baixa, o Castro do Bom Sucesso, ou a citânia romana da Raposeira testemunham uma vetusta presença humana. As Ruínas Romanas da Raposeira, de construção datada dos inícios do século I d. C., na época do 1º imperador de Roma (Octávio César Augusto), possui um circuito de visita apoiado em painéis explicativos, em seis pontos distintos de observação.
Mangualde dá-lhe a oportunidade de visitar os recantos mais escondidos através de vários percursos pedestres, que nos possibilitam o conhecimento concreto do concelho e um entendimento profundo de nós próprios e daquilo que foram os nossos antepassados.
Reconhecida uma das melhores praias urbanas da Europa, a Live Beach, praia artificial de água salgada, oferece diversão e recreação para toda a família, com atividades diárias, um clube nocturno onde pode passar as “melhores noites do seu Verão”, concertos e eventos desportivos, para além da de uma praça de restauração com capacidade para 600 pessoas, onde pode experimentar as melhores iguarias da Região.
Na freguesia de Alcafache, nas margens do Rio Dão, existe uma estância termal, considerada das melhores do país, com águas sulfúreas, hipertermais quentes, pouco mineralizadas, alcalinas, bicarbonadas sódicas, fluoretadas, tiosulfatadas e muito silicatadas. Nascem a uma temperatura de 50º C, estudos revelam uma idade superior a 14000 anos e são ideais para problemas de saúde, nomeadamente de ordem reumatológica, muscular e respiratória.
(De)Gostar Mangualde, é experenciar o que de melhor a gastronomia de Mangualde tem para oferecer, como o afamado Queijo da Serra, o típico Cozido Beirão à Moda de Mangualde, o Cabrito Assado em Forno de Lenha, especialidade gastronómica do concelho, e uma das genuínas pérolas da Doçaria Nacional, o pastel de feijão, acompanhados por um bom Vinho do Dão.
Mangualde é um concelho em constante movimento e animação! O Município promove os eventos de maior relevância para o concelho, como é o caso da Feira dos Santos, que é, sem dúvida, o certame que mais turistas traz ao concelho de Mangualde. Além desta, outros são os acontecimentos que garatem animação aos mangualdenses e demais visitantes: Festas da Cidade, Feira das Antiguidades, Feira das Tradições e dos produtos da terra, Marchas Populares, Mostra de Artesanato Nacional, Mangualde Fashion, Agromangualde, entre outros…