Com uma situação geográfica privilegiada e excelentes acessibilidades, o concelho da Mealhada é, sem sombra de dúvida, a joia mais preciosa da Região da Bairrada. A sua paisagem agrícola é definida pelas extensas vinhas que lhe conferem o merecido lugar de destaque, há longas décadas, na Região Demarcada do Vinho Bairrada e pela majestosa Mata Nacional do Bussaco.
O turismo da Mealhada está também intimamente ligado à gastronomia – que ganhou nova dinâmica com o lançamento do projeto “Àgua|Pão|Vinho Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, uma marca forte criada pelo Município em 2007, que veio reforçar o posicionamento destes produtos gastronómicos e distinguir aqueles que garantem a autenticidade, a tradição e a qualidade. Dos seus pratos típicos destaca -se o fantástico Leitão Assado o afamado pão da Mealhada, ainda cozido em fornos de lenha, mas também a Chanfana e pratos associados, como os negalhos, o ensopado ou picado. A degustação de tão principesco repasto deve ser acompanhada pelos Vinhos Bairrada, dos quais não deverá ser esquecido, para exaltar o “rei leitão” o “borbulhante” espumante natural.
A marcar todo o cenário, está sempre a romântica Mata do Bussaco, com uma arborização secular inigualável que envolve o Mosteiro dos Carmelitas Descalços e o seu Palace Hotel, ex-libris do concelho, que proporcionam a todos momentos de verdadeira emoção em cada um dos seus mais encantados recantos e são uma porta aberta aos inúmeros desafios do turismo de natureza.
O concelho está também historicamente associado ao termalismo e às Termas de Luso. Completamente renovadas, as instalações diferenciadoras das Termas de Luso, trazem uma nova dinâmica ao termalismo nacional através de um conceito inovador de Spa Médico, apoiado por três valências complementares: Termalismo, Spa Termal e Centro Médico. Rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Bussaco com a sua arborização secular e a oferta hoteleira acolhedora, permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre Corpo, Mente e Alma.
Paralelamente, as modernas infraestruturas desportivas existentes no concelho – centro de estágios, pavilhões, piscinas cobertas e de ar livre, squash, campos de ténis,

ginásios, circuitos de manutenção e possibilidade de fazer passeios a pé ou de bicicleta são excelentes respostas ao turismo de desporto, saúde e de bem-estar que favorecem a atividade física moderada, num ambiente de tranquilidade e ar puro.
Complementar a esta experiência é a oferta cultural permanente que existe no município. A cultura assume uma importância incontornável e constitui-se como um elemento agregador e potenciador das inúmeras dinâmicas locais. As atividades existentes são inúmeras e realizam-se durante todo o ano nos mais variados recantos do concelho. Desde o conhecido Carnaval Luso-brasileiro, à FESTAME, passando pelo Meajazz até cada um dos festivais de gastronomia que se realizam nas sedes de freguesia, passado pelas inúmeras festas, romarias e festejos ancestrais, atuações de música ao vivo no Cine Teatro Messias, conversas com autores, lançamentos de livros, ciclos de cinema, exposições, workshops, conferências, recriações históricas, a oferta de animação é uma constante.

A Mealhada é pois um dos locais mais aprazíveis e privilegiados existentes em Portugal, proporcionando um sem fim de descobertas a todos.