Mira… uma ponte para a Natureza!
Localizada muito próxima das cidades de Aveiro, Figueira da Foz e ou Coimbra, Mira está inserida integralmente na região da Gândara, cuja identidade regional se orgulha de manter viva e apresentar na gastronomia, na paisagem e numa cultura peculiar.
Com uma boa e ampla capacidade de alojamento, Mira garante uma estadia em harmonia e convivência direta com a natureza. A sua principal caraterística, que encanta quem a procura, é ser um território com uma qualidade ambiental de referência (A Praia de Mira ostenta o galardão da Bandeira Azul, desde que foi iniciada a sua atribuição, em 1987, e a Praia do Poço da Cruz, desde 2006), alternando a oferta de praia com lagoas, ria, floresta e campos agrícolas, que podem ser calcorreados, com plena segurança, a pé ou de bicicleta, através de uma pista ciclopedonal com mais de 20 Km e pelos 6 percursos pedestres, num pleno convívio com a Natureza, suas gentes e todo o património cultural legado por gerações.
À noite, depois de um magnífico dia de praia ou luxuriante passeio pelas florestas, degustar um peixe assado na brasa com batata assada na areia, ou uma caldeirada fresca, traz de volta o saber e o sabor das antigas cozinhas. Uma gastronomia peculiar e que, como seria de prever, intimamente ligada ao mar e à terra.
Toda a vida da população local, hospitaleira por tradição, é, por si só, convite a uma agradável estadia, proporcionando momentos únicos como participar ativamente em atividades desportivas junto da natureza como BTT Rota das Lagoas (janeiro) e as provas de Corta-Mato (dezembro a fevereiro), tradições carnavalescas ancestrais com os Caretos da Lagoa, a Feira dos Grelos (Maio); as Marchas (junho), a Festa de São Tomé de Mira (julho); Campeonatos internacionais de Columbofilia e Mostra gastronómica da Região da Gândara (Setembro), e ainda o célebre Réveillon RFM na Praia de Mira, entre outros eventos que já marcam a regularidade no calendário anual do Município.