A Nazaré é um lugar muito especial, onde a tradição e a modernidade se aliam e apaixonam quem a visita.

Localizada no litoral Centro de Portugal, a 100 km a norte de Lisboa e a 230 km a sul do Porto, com excelentes acessibilidades, bom clima e povo hospitaleiro, a Nazaré tem tudo para umas férias memoráveis.

É igualmente um bom lugar para viver, se estabelecer e desenvolver atividades económicas, especialmente ligadas ao mar. Beneficia de um porto de pesca e recreio, de uma área de localização empresarial no concelho, fantásticas praias e uma excelente qualidade de vida.

Se num passado ainda recente a Nazaré foi um dos mais típicos cartazes turísticos do país, com os barcos e as redes na praia, com os pescadores que trabalhavam na areia ou regressavam do mar, e as mulheres com as suas saias tradicionais preparando o peixe para ser vendido nos mercados regionais ou ser posto a secar ao sol; hoje, com a mudança das atividades piscatórias para o porto de pesca, a imensa praia dourada ficou livre para os turistas e banhistas e convida a longos passeios, a banhos de sol, mas também à prática de desportos de praia e de mar.

Nos últimos anos, o Estádio do Viveiro, instalado no areal, tem recebido competições europeias de futebol e andebol de praia.

Mas a Nazaré é muito mais! No topo do promontório, que guarda e protege a enseada, encontra-se o Sítio – local de devoção a Nossa Senhora da Nazaré. A partir do século XII é aqui venerada a imagem de uma virgem morena trazida da Nazaré na Palestina, cujo culto está a ser candidatado a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É no Sítio da Nazaré que se encontra o mais antigo santuário mariano da peregrinação popular e real.

Atualmente o Sítio recebe uma peregrinação diferente – a romaria às maiores ondas do mundo. Surfistas, turistas e curiosos rumam à Praia do Norte para tentarem vencer o próximo recorde mundial, outros para os verem e aplaudir, ou apenas admirarem o poder das ondas da Praia do Norte. O fenómeno geológico do Canhão da Nazaré – o maior da Europa – com 227 km de comprimento e 5.000 m de profundidade, produz, de outubro a março, as maiores ondas do mundo. A Praia do Norte é a atual detentora dos 3 recordes mundiais das maiores ondas surfadas.

Descobrir a Nazaré é perder-se nas suas ruas estreitas, é passear pela imensa praia de areia dourada, é subir no centenário Ascensor e admirar o incrível panorama do Miradouro do Sítio. É caminhar até à Pederneira e ficar impressionado com a maravilhosa vista sobre a vila e o seu porto de pesca. É parar para comer um bom peixe fresco grelhado, uma suculenta caldeirada ou uns tradicionais carapaus secos num dos muitos restaurantes da vila.

Na Nazaré temos tudo e para todos. Descubra-a!