Situado no centro da Região do Dão, entre os rios Dão e Mondego que serpenteiam ao longo das serranias do Caramulo e da Estrela, o Concelho de Nelas goza de uma localização privilegiada, rodeada de paisagens verdejantes, onde predominam os pinhais e vinhedos do Dão, jardins que escondem a arte da azulejaria portuguesa.
Com um património rico e variado, o Concelho de Nelas é célebre pelos seus afamados e requintados vinhos, bem como pela sua excelente gastronomia tipicamente beirã. A cultura, forte e rica em tradições, traduz-se num conjunto de eventos icónicos, sinónimo de qualidade e criatividade, onde se destacam a Feira do Vinho do Dão, o Carnaval de Nelas e de Canas de Senhorim, as Marchas Populares e a Viagem Medieval de Canas de Senhorim, que atraem milhares de visitantes.
Do centro histórico de Canas de Senhorim ao Rio Castelo, da Aldeia Cultural da Lapa do Lobo à nobreza da Vila Vinhateira do Dão que é Santar, os roteiros são muitos para descobrir. Localizadas em pleno meio rural e rodeadas por deslumbrantes paisagens, as Caldas da Felgueira são um convite a um local quase paradisíaco, que conjuga saúde, descanso e lazer. O seu Centro Termal equipado com modernas e amplas instalações, está vocacionado para tratamentos das vias respiratórias, nas afeções reumáticas e músculo esqueléticas e também em programas de bem-estar, equilíbrio e beleza.
As dezenas de Associações, IPSS’s, instituições empresariais e a própria Câmara Municipal, bem como as suas Juntas de Freguesia, garantem aos residentes e a quem nos visita uma qualidade de vida estruturada, em boas instalações desportivas, culturais, sociais e ambientais, constituindo-se como um polo dinamizador da Região Dão Lafões em que se insere.