Entre o mar e a serra, no coração da Bairrada, encontra-se Oliveira do Bairro, localizada no centro de Portugal, entre, Aveiro, Porto e Coimbra.
O Concelho de Oliveira do Bairro é um território que se afirma pela sua localização privilegiada, na região bairradina.
É também terra de cultura, de música e de arte, de história e de modernidade, de património e natureza.
Desde o Quartel das Artes, um dos melhores equipamentos culturais da região centro, a Radiolândia – Museu do Rádio, com um espólio museológico de qualidade e dimensão internacional, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, que alberga importantes coleções ligadas à música bairradina, à arte sacra das igrejas do Concelho, passando pela beleza natural dos parques à beira rio e das marinhas de arroz.
Mais razões para uma visita a Oliveira do Bairro são os eventos que promovemos, experiências marcantes e envolventes, das quais destacamos o Desfile de Carnaval (Domingo Magro), a Festa da Criança (1.º fim de semana de junho), a Expo Bairrada (1.ª semana de julho) e o Mix&Move – Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).
Servido por uma ampla rede viária, sendo de referenciar como canais de apoio à rede de transportes as duas estações de caminhos de ferro (CP) da linha Norte, nomeadamente Oliveira do Bairro e Oiã, a EN 235 (Aveiro/Malaposta), a EN 335 (Aveiro/Cantanhede) e a EN 333 – 1 (Vagos/Malaposta).
De salientar ainda a proximidade do nó da auto-estrada, que liga as duas maiores áreas metropolitanas do país (Lisboa e Porto), implantado a norte do concelho e identificada com a saída Águeda/Oliveira do Bairro, e a proximidade à sede do distrito, a cidade de Aveiro, com o seu ponto marítimo e ligação a Viseu e Vilar Formoso, através da A25.
Esperamos por si em Oliveira do Bairro. No Coração da Bairrada!