OVAR é um território abençoado pela natureza através de cenários talhados pela ria, pelo mar e pela floresta.
Com localização geoestratégica, de excelência, este território oferece planos de água fascinantes e desafiantes, nomeadamente na Ria de Aveiro e na Barrinha de Esmoriz. As praias são especiais e galardoadas com Bandeira Azul. A área florestal é extensa e integra uma biodiversidade rica e distinta, onde o Parque Ambiental do Buçaquinho é referência.
Ovar é destino privilegiado para quem procura as belezas naturais, o prazer da atividade física e desportiva ao ar livre, e as vivências que a náutica oferece, de modo integrado e qualificado!
São 60 km de ciclovias, 6 km de passadiços e muitos mais de percursos pedonais que permitem ir à descoberta de pequenos ecossistemas, fauna e flora autóctones, e paisagens deslumbrantes. Há surf, vela, canoagem e passeios de stand up paddle para praticar, competir ou experimentar. Existem companhas de Arte Xávega para ver e reviver a beleza e os embaraços deste tradicional e artesanal modo de pescar.
O município de Ovar é, também, bafejado pelo brilho e originalidade dos seus azulejos que embelezam as inúmeras fachadas do centro da cidade bem como o património religioso, onde se destacam as Igrejas de Válega e Cortegaça, de visita obrigatória. Ainda neste contexto, as Capelas dos Passos, do século XVIII, ocupam lugar de destaque pela qualidade arquitetónica e artística.
A cultura assume-se como fator de diferenciação e competitividade deste território, onde os espaços museológicos, os eventos e as gentes acolhem de forma genuína e vivem de modo intenso. O Museu Júlio Dinis, o Museu Escolar Oliveira Lopes e o Museu de Ovar são espaços de visita importantes; o calendário de eventos anual é, também ele, rico e diversificado, oferecendo uma programação de qualidade e transversal, donde se destacam: o Carnaval de Ovar, as Procissões Quaresmais, o Maio do Azulejo, o FIMO – Festival Internacional de Marionetas, o Festa/Sons da Lusofonia, ou o Animar as Praias, no Verão.
As experiências gastronómicas proporcionadas por pratos criados no seio das comunidades piscatórias, a que se soma o famoso Pão-de-Ló de Ovar, preenchem o estômago e cativam a alma…
Ovar, território de emoções!