“Bem-vindo(a) ao Centro Comercial da Natureza, onde encontra tudo o que na cidade não se compra. A pé, de bicicleta, ou em modo todo-o-terreno, explore as montras amplas e corredores infinitos de um território com 397 km2 repletos de boas surpresas.

Aqui, a natureza está aberta 24 horas, todos os dias do ano. Dividido em vários pisos, este Centro Comercial a céu aberto guarda alguns dos verdadeiros luxos do século XXI: o ar puro, as águas cristalinas ou o céu límpido que se ergue diante dos nossos olhos, permitindo-nos avistar estrelas e galáxias.

Com uma arquitetura milenar, os penedos de xisto moldam e protegem todo este espaço, que recebe da urze, da carqueja, do medronheiro e de outras espécies, as cores que lhe conferem especial encanto.
Equipado com serras rolantes para subir a mais de 1000 metros de altitude, é dos rooftops naturais 360º que podemos apreciar fascinantes e intermináveis paisagens.

Mas ainda há mais por descobrir. Os caminhos ancestrais das nossas Aldeias do Xisto, onde o tempo ainda corre ao ritmo da natureza, invocam um misticismo único, que se torna mais empolgante a cada passo.
Para recuperar o fôlego delicie-se com a tradicional gastronomia serrana. Saboreie iguarias típicas como o maranho, o javali, a chanfana de cabra, a tigelada ou a filhó espichada.

Por tudo isto, deixamos-lhe o convite para vir descobrir uma Pampilhosa que é da serra, mas também da natureza em estado puro, das paisagens de cortar a respiração, dos percursos pedestres e de BTT, dos trilhos surpreendentes, das praias fluviais de bandeira azul, da gastronomia tradicional e das experiências memoráveis. Um local recôndito e genuíno, que tende a surpreender positivamente quem se atreve a descobri-lo.
À saída, apenas lhe pedimos que pague com um sorriso, um suspiro ou um “até já””