Rico em gastronomia, tradições, histórias e paisagens, o concelho de Proença-a-Nova localiza-se numa região de transição entre a serra e o Alentejo que cria contrastes nas paisagens, com panorâmicas deslumbrantes.

O turismo de natureza é vasto e convida-o a percorrer um dos sete percursos pedestres marcados, incluindo a Grande Rota da Cortiçada com 130 quilómetros, que o levam a visitar a história desde os tempos pré-históricos até às invasões francesas, pontes antigas, moinhos, azenhas e levadas, miradouros naturais com vistas impressionantes, caminhos pelo xisto, o local de nidificação dos grifos ou os geomonumentos de importância reconhecida pela UNESCO. Pode também escalar, saltar de paraquedas, andar de paramotor, percorrer os trilhos de BTT ou de trail. A água, abundante e cristalina, corre de forma calma, tendo sido aproveitada para acolher as nossas cinco praias fluviais que são garantia de relaxamento.

É também na natureza que encontramos os ingredientes para os sabores mais genuínos de um território que continua a preservar os paladares fortes que permitiram aos seus antepassados conquistar a dureza da terra e construir uma próspera comunidade de que ainda hoje há importantes vestígios. O maranho, o afogado da boda, o plangaio, a salada de almeirão e o queijo cabreiro são alguns dos nossos produtos típicos, e na doçaria destaque para o bolo finto, as broas de mel e a afamada tigelada, feita com mel e leite de cabra como manda a tradição.

Na demanda para melhor conhecer as raízes, vivências, cultura e costumes das nossas gentes, recomendamos uma visita ao Centro Ciência Viva da Floresta, ao Museu Isilda Martins, ao Espaço Ribeiro Farinha ou à Aldeia do Xisto da Figueira. E que percorra os vários pontos do Roteiro das Artes.

Quando nos visitar, explore todos estes pontos, mas demore-se ainda mais nas pessoas, a parte mais importante do nosso território.