SABUGAL Surpreenda os Sentidos
O Sabugal brinda o visitante com um leque de ofertas a nível paisagístico, cultural e de lazer.
Do património natural, destaca-se a Reserva Natural da Serra da Malcata, com espécies endémicas de flora e fauna, bem como peculiares formações geológicas na serra das Mesas, junto à nascente do rio Côa.
As terras de Ribacôa tiveram uma rica presença humana desde a Pré-história, com importantes vestígios arqueológicos da sua ocupação expostos no Museu do Sabugal.
Neste território perduram ainda testemunhos de cinco concelhos medievais. Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal. Desses períodos recuados pode-se admirar a beleza arquitetónica da Ponte de Sequeiros ou das ruínas do Convento de Sacaparte. Em cada aldeia existem traços da arquitetura tradicional e o engenho popular encontra-se, por exemplo, nos pontões e poldras para atravessar cursos de água.
Uma tradição destaca-se entre todas: a zona mais próxima da fronteira espanhola é a pátria da Capeia Arraiana, manifestação taurina única que atrai muitos visitantes às diversas aldeias, principalmente em agosto.
A pastorícia, associada à produção de queijo de ovelha e cabra, é uma antiga tradição presente na atualidade. A elevada qualidade da carne de bovino que aqui se produz influencia também a gastronomia local. Os produtos locais deram origem a uma gastronomia própria, de que se destacam a truta, o cabrito, os pratos de caça, os queijos e a castanha, entre outros.
A floresta apresenta áreas significativas ocupadas por matas de carvalho negral.
Os amantes de atividades ao ar-livre dispõem de oito Pequenas Rotas, duas Grandes Rotas e oito Percursos BTT.
Existem inúmeros restaurantes, unidades de alojamento, parques de merendas, miradouros, praias fluviais, piscinas, pavilhões, recintos polidesportivos ou áreas de serviço para autocaravanas.