O concelho de S. Pedro do Sul, situa-se na região Centro, estende-se por 14 freguesias, numa área de 350 km2 e faz parte do território das Montanhas Mágicas®. É sobretudo conhecido pelas suas Termas, cujas águas mineromedicinais já eram usadas pelos romanos devido aos seus poderes curativos.
Com uma vocação milenar para o termalismo de saúde, as Termas começaram a ser exploradas no período de domínio romano e por cá passou D. Afonso Henriques e a Rainha D. Amélia. A riqueza única da sua água mineral natural: sulfúrea, pouco mineralizada, emerge naturalmente à superfície a uma temperatura de 68ºC e é distribuída por dois balneários, Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques, que funcionam todo o ano com o que de mais moderno existe nas terapêuticas termais de saúde e bem-estar, estética e fisioterapia, com um serviço cuidado e personalizado em instalações distintas e requintadas, que proporcionam saúde, comodidade, repouso e lazer.
No entanto, o encanto do concelho não se esgota nas suas águas termais, S. Pedro do Sul tem inúmeras potencialidades que vale a pena explorar, nomeadamente na área da natureza, património, gastronomia.
Viver a nossa natureza é percorrer o topo da serra da Arada, do São Macário e sentir-se livre, espreitando as aldeias típicas e de xisto que ficam escondidas nos recantos dos seus vales. É mergulhar nos rios, ribeiras e poços que refrescam os que os visitam. É percorrer trilhos e desafiar-nos.
Conhecer a nossa história e cultura é visitar as zonas históricas do concelho e ser surpreendido pela riqueza do património. Mosteiros, solares, igrejas e santuários abundam nestas redondezas, sendo exemplo da riqueza desta região.
Não esquecer também a etnografia dos diversos locais e as tradições que neles ainda hoje podem ser vistas e vividas, através de roteiros e experiências desenhados para aqueles que procuram o mundo rural: ciclo do linho, resinagem, fabrico da broa de milho e o mel são algumas experiências da nossa Bio Região.
Comer bem é experimentar a nossa gastronomia. S. Pedro do Sul dispõe de uma rica e saborosa ementa, que alia os produtos locais com a mestria dos temperos de quem os prepara: a famosa Vitela à Lafões, o Cabrito assado, os doces e o vinho de Lafões são o convite para se sentar à nossa mesa.
Por tudo isto e muito mais, venha conhecer os recantos e encantos de S. Pedro do Sul e …Deixe-se Encantar!