O concelho de Trancoso, integra-se numa zona de montanha, com cotas muito elevadas (chegam a alcançar os 985 metros nas freguesias de Sebadelhe da Serra e Guilheiro e 890 metros nas freguesias de Terrenho, Moreira de Rei e Trancoso).

Possui um dos mais significativos centros históricos de Portugal, cercado por muralhas que, até ao momento, permanecem, em grande parte, intactas. Esta cidade amuralhada, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, tem um dos mais belos castelos de Portugal oferecendo ainda um vasto património classificado.

Trancoso é um dos principais destinos do Turismo Cultural Judaico do nosso País. Com forte implantação em Trancoso na Idade Média, nomeadamente, a partir do Sec.XVI, a comunidade Judaica foi das mais numerosas da Beira Interior. As ruas que envolvem o Centro Histórico são ainda ricas em marcas da Cultura Judaica. Com o objetivo de registar, defender e promover diversos elementos referentes à Cultura Judaica, bem como de tornar-se um lugar de investigação, estudo e debate de ideias sobre religiões, o Centro de Interpretação Isaac Cardoso (inaugurado em 2012), pretende também recolher o património material e imaterial relativo à Comunidade Judaica de Trancoso.

O mercado semanal das Sextas-Feiras, um dos maiores da Beira Alta, as comemorações do feriado municipal (29 de maio) com a recriação da Batalha de Trancoso (29/05/1325), a feira anual de São Bartolomeu, umas das mais antigas do país que se realiza no mês de agosto e a Feira da Castanha que se realiza no 1ª fim de semana de novembro, entre muitos outros eventos que se realizam em Trancoso, ajudam a dinamizar a economia do concelho.

As lindíssimas paisagens naturais são enaltecidas pela riqueza do património edificado. O visitante poderá partir à descoberta de recantos misteriosos, paisagens e histórias perdidas por entre a serra e, a cada passo, ser confrontado com pormenores de riqueza patrimonial, beleza natural e tranquilidade.

Deixe-se surpreender pela arquitetura tradicional, geomorfologia diversificada, fauna, flora, tradições, lendas e gastronomia do concelho.